Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quinta-feira, outubro 29, 2015

Cardozo pede que diretor-geral da PF esclareça intimação do filho de Lula

Ministro da Justiça quer apurar se intimação ocorreu 'fora do padrão'.

Luís Cláudio Lula da Silva foi intimado a depor à PF na última terça (27).

Do G1, em Brasília
Luís Cláudio Lula da Silva, filho do presidente da República e assistente de preparação do Palmeiras, na festa de premiação dos melhores do Campeonato Paulista, no HSBC Brasil, em São Paulo, em maio de 2008 (Foto: João Sal/Folhapress)Luís Cláudio Lula da Silva foi intimado a depor à PF
(Foto: João Sal/Folhapress)
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, informou nesta quinta-feira (29), por meio de nota, que solicitou "esclarecimentos imediatos" ao diretor-geral da Polícia Federal (PF), Leandro Daiello, sobre a intimação para o filho mais novo do ex-presidente Lula, Luís Cláudio Lula da Silva, prestar depoimento à corporação.
Segundo o Blog do Matheus Leitão, o caçula de Lula foi intimado na última terça-feira (27) – dia em que o pai completou 70 anos – a depor à PF para esclarecer as suspeitas de que uma empresa dele recebeu propina do esquema de corrupção que atuava no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), ligado ao Ministério da Fazenda.
 A suposta fraude em julgamentos e venda de sentenças do Carf é investigada pela Operação Zelotes.
O comunicado divulgado pela assessoria do Ministério da Justiça afirma que o Cardozo quer apurar se Luís Cláudio foi intimado "fora do procedimento usual".
 A intimação teria sido feita após as 23h da última terça.
Na segunda-feira (26), a PF cumpriu mandado de busca e apreensão nas empresas de Luís Cláudio, em São Paulo, por ordem da juíza Celia Regina Bernardes. 
No despacho que ordenou as buscas, a magistrada ressaltou que a LFT – uma das empresas do filho de Lula – recebeu, em 2014, R$ 1,5 milhão do escritório do vice-presidente da Anfavea, Mauro Marcondes.
O Ministério Público avalia como suspeito o fato de a LFT – uma empresa de marketing esportivo – estar recebendo um valor expressivo de uma empresa especializada em atuar com a administração pública.
De acordo com o Blog do Matheus Leitão, inicialmente, Luís Cláudio deveria prestar depoimento àPolícia Federal nesta quinta-feira (29). 
No entanto, o advogado do filho de Lula, Cristiano Zanin, solicitou o adiamento da conversa de seu cliente com os policiais federais.
Investigadores que atuam na Operação Zelotes informaram ao Blog que o pedido da defesa foi acatado e o caçula de Lula deve ser ouvido somente na semana que vem.
À TV Globo, o advogado de Luís Cláudio afirmou, por meio de nota, que as empresas do filho do ex-presidente "atuam com prestadores de serviço, contratados de acordo com a necessidade, escopo e dimensão do trabalho em questão".
"A LFT foi remunerada pela Marcondes e Mautoni por projetos executados e devidamente entregues. 
Todos os valores recebidos foram contabilizados e os impostos pagos, estando os comprovantes à disposição das autoridades", alegou o advogado.

A defesa de Luís Cláudio protocolou nesta quarta (28) um mandado de segurança no Tribunal Regional Federal  da 1ª Região (TRF-1) para tentar anular a decisão judicial que autorizou busca e apreensão em um endereço onde funcionam três empresas do filho do ex-presidente.
'Pancadaria'

Nesta quinta, três dias após as empresas de seu filho mais novo terem sido alvos da Operação Zelotes, Lula falou pela primeira vez publicamente sobre o assunto durante reunião do diretório nacional do PT. 
Diante dos dirigentes petistas, o ex-presidente da República afirmou que sobreviverá à "pancadaria”.
“Não queria que ficassem preocupados com esse problema.

 Ninguém precisa ficar com pena, porque se tem uma coisa que aprendi na vida é enfrentar a adversidade. 
Se o objetivo é truncar qualquer perspectiva de futuro, então vão ser três anos de muita pancadaria e, pode ficar certo, eu vou sobreviver”, afirmou o ex-presidente, aplaudido pela plateia de dirigentes petistas.
No início do discurso, Lula afirmou que o partido vive o maior “bombardeio” da história do país, “atacado 24 horas por dia”.
Leia a íntegra da nota divulgada pelo Ministério da Justiça:
Nota à Imprensa

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, solicitou ao diretor-geral da Polícia Federal imediatos esclarecimentos sobre informação divulgada pela Imprensa de que o Sr. Luís Cláudio Lula da Silva teria sido intimado, em tese, fora do procedimento usual, para prestar depoimento em inquérito policial.
 O despacho foi emitido na tarde de hoje.
Brasília, quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...