Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quinta-feira, setembro 10, 2015

Lula se irrita com juiz dos EUA que decide 'destino de milhões de argentinos'

 O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Buenos Aires, no dia 10 de setembro de 2015
 O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Buenos Aires, no dia 10 de setembro de 2015


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou nesta quinta-feira, em Buenos Aires, o juiz americano encarregado do processo dos chamados 'fundos abutres' por se atribuir o poder de decidir o futuro da Argentina.

"Um juiz americano decide o destino de milhões e milhões de argentinos. 

Não pode ser, não permitam!" - disse Lula ao discursar como o principal orador do Congresso Internacional de Responsabilidade Social diante de centenas de funcionários, economistas e políticos.

Lula fez esta declaração durante uma visita de três dias em campanha a favor do candidato do governo à Presidência, Daniel Scioli, e no mesmo dia em que a Assembleia Geral da ONU aprovou, por esmagadora maioria, uma resolução não vinculante para regular a reestruturação de dívidas soberanas e evitar batalhas judiciais como a da Argentina contra os fundos especulativos.

O juiz nova-iorquino Thomas Griesa emitiu sentenças favoráveis a investidores especulativos por uma dívida não paga original de 1,33 bilhão de dólares. 

Os litigantes integram 7% de detentores de bônus que se recusaram a aderir à reestruturação da dívida soberana argentina.

Em represália ao país, uma sentença de Griesa impede que detentores de bônus dos 93% que aderiram à reestruturação recebam parcelas pagas pela Argentina.

A resolução da ONU estabelece que "um Estado tem o direito de desenhar sua política macroeconômica, inclusive a reestruturação de sua dívida soberana, a qual não deve ser frustrada ou impedida por nenhuma medida abusiva".

Os 'fundos abutres' são chamados assim por comprar a preço baixo títulos de países em 'default', como a Argentina, no final de 2001, e depois tentar pela via judicial sua cobrança 100% em dinheiro, sem aceitar nenhum financiamento.

Lula usou seu tom enérgico de crítica aos especuladores em um momento em que o Brasil acaba de perder o grau de investimento de sua dívida soberana com o argumento de que perdeu capacidade de ajuste fiscal, segundo a agência de classificação internacional Standard and Poor's.

"Todas as experiências de ajuste levaram os países a um empobrecimento", afirmou o ex-presidente, que se reuniu na quinta-feira com a presidente Cristina Kirchner.

A visita ocorre em um momento em que sua sucessora, Dilma Rousseff, atravessa uma impopularidade sem precedentes.

Lula se declarou torcedor do candidato presidencial peronista Scioli, o mais votado (38%) nas primárias obrigatórias e nacionais de 9 de agosto, à frente do conservador Mauricio Macri (30%) e do peronista opositor Sergio Massa (20%).

As eleições presidenciais e legislativas serão celebradas em 25 de outubro.

 Fonte

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...