Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

segunda-feira, setembro 07, 2015

Fluxo de até mil imigrantes chegam à Dinamarca para prosseguir à Suécia

Refugiados seguem em trens e a pé para Copenhague.
Em 2014 Suécia recebeu maior número de refugiados per capita na Europa.

 

Do G1, em São Paulo
Imigrantes, a maioria da Siria, caminham nesta segunda-feira (7) em estrada na Dinamarca para buscar asilo na Suécia (Foto: AFP PHOTO / Scanpix Denmark /BAX LINDHARDT DENMARK OUT)Imigrantes, a maioria da Síria, caminham nesta segunda-feira (7) em estrada na Dinamarca para buscar asilo na Suécia (Foto: AFP PHOTO / Scanpix Denmark /BAX LINDHARDT DENMARK OUT)


A pior crise migratória da Europa desde a Segunda Guerra Mundial chegou nesta segunda-feira (7) à Dinamarca, onde entre 800 e 1.000 imigrantes e refugiados entraram no país a partir da Alemanha e tentaram seguir para a Suécia, ao mesmo tempo em que os políticos dinamarqueses colocavam as políticas de imigração em debate.

O primeiro-ministro dinamarquês, Lars Lokke Rasmussen, disse a jornalistas, após uma reunião de emergência com líderes partidários, que a maioria dos imigrantes que entraram no país desde sábado não buscariam asilo na Dinamarca, mas sim na Suécia.

Canais de TV dinamarqueses mostraram imagens de refugiados embarcando em trens de Jutland, na parte oeste da Dinamarca próxima à Alemanha, para Copenhague, de onde podem chegar à Suécia em 35 minutos de trem.

Imigrantes e refugiados chegam de trem da Alemanha à cidade de Rodby, na Dinamrca, de onde devem partir para a Suécia (Foto: AFP PHOTO / Scanpix Denmark / BAX LINDHARDT DENMARK OUT)Imigrantes e refugiados chegam de trem da Alemanha à cidade de Rodby, na Dinamrca, de onde devem partir para a Suécia (Foto: AFP PHOTO / Scanpix Denmark / BAX LINDHARDT DENMARK OUT)
 
 
Outras imagens mostraram várias dezenas de refugiados caminhando ao longo de uma estrada movimentada até Copenhague. 

Eles disseram que querem se juntar às suas famílias na Suécia ou que esperam poder receber seus familiares lá mais rápido do que na Dinamarca.

Apoio.

O premiê afirmou que os refugiados devem buscar abrigo para passar a noite e esperar até que a polícia dinamarquesa coordene com as autoridades suecas a transferência para o país vizinho.


“Nós esperamos conseguir alcançar uma situação em que as pessoas que querem buscar asilo na Suécia possam fazer isso”, disse ele a jornalistas.
Grupo de imigrantes caminha em estrada da Dinamarca, ao norte da cidade de Rodby; eles devem prosseguir para a Suécia (Foto: AFP PHOTO / Scanpix Denmark / BAX LINDHARDT DENMARK OUT)Grupo de imigrantes caminha em estrada da Dinamarca, ao norte da cidade de Rodby; eles devem prosseguir para a Suécia (Foto: AFP PHOTO / Scanpix Denmark / BAX LINDHARDT DENMARK OUT)
 
 

“Como autoridade dinamarquesa, não podemos dar apoio para que as pessoas cheguem à Suécia se isso não ocorrer com grau de aceitação das autoridades suecas”, disse ele.

Rasmussen, líder de um novo governo de minoria que depende do apoio de um partido de direita, disse que o controle de fronteiras não seria uma solução e criticou os países da União Europeia por não obedecerem as regras sobre pessoas em busca de asilo.

No ano passado, a Suécia de longe recebeu o maior número de refugiados per capita na Europa. 

Em termos absolutos, teve cerca de 80 mil pedidos de asilo no ano passado, ficando atrás apenas da Alemanha.

Recentemente, milhares de pessoas procedentes do norte da África têm chegado à costa da Itália e às ilhas da Grécia. 


De lá, atravessam para a Macedônia, Sérvia e Hungria, para tentar chegar a países ricos da União Europeia, como Áustria, Alemanha e Suécia.

Veja os últimos acontecimentos da crise migratória:
- A Alemanha anunciou nesta segunda-feira (7) que vai destinar 6 bilhões de euros para administrar o grande fluxo de migrantes, e sua chanceler, Angela Merkel, afirmou que o fluxo em massa de imigrantes mudará o país, prometendo trabalhar para que estas modificações sejam "positivas".

- Mais de 4 mil imigrantes chegaram nesta segunda na estação de trem de Munique, vindos da Hungria e da Áustria. 


Do total, cerca de 1.500 foram para outras cidades da Alemanha. 

No domingo, eles foram recebidos com faixas de boas-vindas ao chegar à estação ferroviária de Dortmund.
Grupo de refugiados é recebido com faixas de boas-vindas em estação ferroviária da Alemanha. (Foto: Ina Fassbende/Reuters)Grupo de refugiados é recebido com faixas de boas-vindas em estação ferroviária da Alemanha. 
(Foto: Ina Fassbende/Reuters)



Após protestos da população para a abertura das fronteiras aos imigrantes, a França disse que está preparada para receber cerca de 24 mil refugiados nos dois próximos anos, dos 120 mil que prevê a Comissão Europeia para o conjunto da UE.

- Cerca de mil refugiados cruzaram a fronteira entre Áustria e Hungria a pé na madugada deste domingo (6), segundo a Polícia austríaca.

- O ministro da Defesa da Hungria, Csaba Hende, renunciou nesta segunda (7) depois de uma reunião do conselho nacional de segurança realizada para discutir o enorme fluxo de refugiados e imigrantes que chegam ao país. 


Cargo foi dado a político de partido que quer mais rigidez contra refugiados.
Policial paramilitar recolhe o corpo de uma criança morta que apareceu em praia da ilha de Kos, na Grécia. Vários migrantes morreram afogados e alguns seguem desaparecidos após botes lotados naufragarem durante tentativa de chegar ao território grego (Foto: AP/DHA) 
Policial paramilitar recolhe o corpo de Aylan Kurdi em
praia turca (Foto: AP/DHA)
 
 
- A polícia turca prendeu mais um homem apontado como traficante de pessoas envolvido no naufrágio que provocou a morte de 12 refugiados sírios, incluindo o pequeno Aylan Kurdi, que foi encontrado morto em praia do país. 

A foto de um policial carregando seu corpo comoveu o mundo.

- O minstro grego para a Política Migratória, Iannis Mouzalas, disse que a ilha grega de Lesbos está "a ponto de explodir" com a presença de "entre 15.000 e 17.000 refugiados", o equivalente a 20% de sua população total.

- O primeiro-ministro britânico, David Cameron, afirmou nesta segunda que o Reino Unido poderá receber até 20 mil refugiados sírios nos próximos cinco anos em uma resposta após o crescimento do clamor público para que o governo auxilie as vítimas da guerra civil.

- Austrália e Nova Zelândia 
também se ofereceram para receber mais refugiados sírios, enquanto os Estados Unidos passaram a sofrer mais pressão para acolher imigrantes.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...