Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

terça-feira, setembro 15, 2015

Existe alguma passagem na Bíblia que me dá direito a julgar o meu semelhante ?

 
Casal de servos do Senhor Jesus Cristo Valter e Gina Barreto.


Fui provocado a abordar esse tema, depois de ouvir pessoas durante os meus 62 anos de idade, ler e assistir nas emissoras de televisão, rádios e redes sociais, e até mesmo vídeos postados no You Tube a seguinte frase, que já se transformou um "jargão" predileto de muita gente: 

"NINGUÉM TEM O PODER DE JULGAR NINGUÉM, SÓ QUEM TEM ESSE PODER É DEUS !". 

E para justificar esse "jargão", muitos se utilizam de um versículo apenas, que encontramos nas Sagradas Escrituras proferido pelo próprio Jesus Cristo: "NÃO julgueis, para que não sejais julgados". Mateus 7: 1. 


O contrário do que muita gente pensa e acha, na Bíblia Sagrada encontramos diversos textos que nos autoriza a JULGAR alguém. 


Pretendemos mostrar neste modesto texto, o quanto pessoas desprovidas de conhecimento da etimologia das palavras têm dificuldade de interpretar algo que lê, dando interpretações próprias e pessoais sem respeitar as regras gramaticais por desconhecerem as origens das palavras. 

Não quero aqui me colocar como o "dono da verdade", e nem "senhor absoluto da razão", apenas vou exercer o meu papel de despertador do senso crítico de pessoas que se JULGAM verdadeiros PANTÓLOGOS. 

Eu já poderia ter uma centena de livros editados, abordando diversos temas bíblicos, e outros, mas prefiro me contentar em viver permanentemente examinando (lendo, aprendendo e meditando) as Escrituras Sagradas tudo aquilo que me interessa para o meu crescimento espiritual, e me aproximar mais e mais da estatura do varão perfeito, como nos instrue o nosso MESTRE POR EXCELÊNCIA JESUS CRISTO: "Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;...". João 5: 39. "13  "Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo.
Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente". EFÉSIOS 4: 13 e 14.   

"BEM-AVENTURADO o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite". Salmos 1: 1 e 2.

Não tenho nenhuma vaidade de escrever muitos livros, me contento em "comer" "mastigar" e "beber" o maior e o mais importante livro do mundo que é a Bíblia Sagrada, tudo o que eu preciso saber neste mundo, encontro nele. 

Mas vamos voltar ao nosso assunto que originou esse nosso texto. 

Qual é a origem da palavra JULGAR  etimologicamente falando e suas variáveis DEFINIÇÕES ? 

Vamos examinar o "Pai dos burros" conhecido por DICIONÁRIO.



julgar

jul.gar
(lat judicare) vtd 1 

Decidir, resolver como juiz ou como árbitro, lavrar ou pronunciar sentenças: Julgar um processo. vtd e vint  

2 Pronunciar uma sentença: O tribunal julgará os delinquentes. "...julga de oitiva, fulmina por palpites" (Rui Barbosa). vtd  

3 Apreciar, avaliar, formar juízo a respeito de: "Não julgue o que não sabe" (Pe. Manuel Bernardes). "Não julgues a minha obra pelo que vês" (Coelho Neto). vti  

4 Formar juízo crítico acerca de; avaliar: "Um remendão julga dos poemas de Homero" (Rui Barbosa). vti  

5 Formar conceito sobre alguém ou alguma coisa: Julgava das obras de arte como quem julga das bebidas. Não julgue de ninguém por nenhum motivo. vpr  

6 Apreciar os próprios pensamentos, palavras e obras: Você se julga com muita severidade. vtd  

7 Entender, imaginar, supor: Julguei que o tivesse guardado. vtd e vpr  

8 Considerar(-se), entender(-se), reputar(-se), ter(-se) por: Julgou injusta a sentença. Julga-se o mais aplicado da classe.

Então, agora que já vimos os diversos significado da palavra JULGAR, dá para entender o que Jesus Cristo estava querendo dizer aos "Doutores da Lei", aos hipócritas e fariseus da sua época, sobre  "NÃO julgueis, para que não sejais julgados". 

Ele estava se referindo ao julgamento sem critério, sem conhecimento de causa: "Não julgue o que não sabe".

Interessante que esse mesmo JESUS que diz que não devemos julgar, em outra situação já nos diz: 

"Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça". João 7: 24. 

Esse mandamento do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, está querendo nos dizer, que nenhum de nós, tem o direito da fazer juízo de valores de pessoas de forma precipitada. 

Quando Jesus Cristo aplica o princípio da comparação "pelos frutos se conhece as árvores", Ele está nos ensinando a fazer um julgamento justo e fiel. 

"Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos?
Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus.
Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons". MATEUS 7: 16, 17 e 18.

Quando os escribas e fariseus levaram a mulher adúltera a presença de Jesus Cristo, para que a mesma fosse condenada por Ele, em nenhum momento o nosso MESTRE por excelência, não os disse que estavam errados, mas por Ele ser onisciente, e conhecer o coração de cada um de seus acusadores e julgadores, e que todos eles que estavam ali na sua presença para julgar e condenar aquela mulher que havia praticado o pecado que muitos deles  haviam praticado escondido, desafiou-os com sua célebre sentença: "...Aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela". JOÃO 8: 7. 

Como a missão de Jesus Cristo aqui no mundo foi a de salvar e libertar o pecador dos seus pecados, caso ele deseje ser liberto e salvo do castigo eterno, Ele concluiu seu ato de perdão despedindo a mulher adúltera dizendo-lhe:  "...Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou?
E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais".  JOÃO 8: 10 e 11. 

Notem bem que a atitude de Jesus Cristo não foi a de ignorar o pecado praticado por aquela mulher, muito pelo contrário, Ele demonstrou que a lei de Moisés estava correta para aquele momento que se vivia sob a égide da Lei Mosaica, já que Ele ainda não havia abolido aquela forma de punição para quem cometesse aquele tipo de pecado, quando chama a atenção da pecadora para não cometer mais aquele tipo de pecado: "...VAI-TE, E NÃO PEQUES MAIS". 

A Bíblia nos ensina examinar os espíritos, esse exame aí significa julgarmos se tais espíritos, que quer dizer mensagens, vem de Deus ou do Demônio. 

"AMADOS, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo". I JOÃO 4: 1. 
"Se alguém vem ter convosco, e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem tampouco o saudeis.
Porque quem o saúda tem parte nas suas más obras". II JOÃO 1: 10 e 11. 

Se eu não tiver a capacidade de julgar aqueles que estão andando aqui no mundo dizendo-se servir a Deus e vivem praticando o que não deve, como me livrar de pessoas que não vivem a verdadeira doutrina de Cristo ? 

Vejam bem, os versículos acima estão se referindo a pessoas que se dizem seguidoras de Jesus Cristo, e não a incrédulos.

"E rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes; desviai-vos deles.
Porque os tais não servem a nosso Senhor Jesus Cristo, mas ao seu ventre; e com suaves palavras e lisonjas enganam os corações dos simples". Romanos 16: 17 e 18.



Como nos livraremos daqueles que se dizem "irmãos" em Cristo e vivem escandalizando o Evangelho de Jesus Cristo e provocando divisões e intrigas entre os irmãos se eu não tiver a liberdade de julgar tais comportamento ?


"Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais.

Porque, que tenho eu em julgar também os que estão de fora? Não julgais vós os que estão dentro?
Mas Deus julga os que estão de fora. Tirai, pois, dentre vós a esse iníquo". I CORÍNTIOS 5: 11, 12 e 13. 

Não temos nenhuma obrigação de convivermos com pessoas que corrompem os bons costumes.  "Não vos enganeis: as más companhias corrompem os bons costumes". I CORÍNTIOS 15: 33.
Não tem como torcer a orientação dos versículos acima citados, desde que as Cartas Paulinas são dirigidas as verdadeiras Igrejas vivas de Jesus Cristo, que são todos aqueles que passam pelo processo de regeneração em Jesus Cristo, convertendo-se a Ele genuinamente,  se tornando o Templo do Espírito Santo como eu sou, e tantos outros que renunciam as coisas desta vida, e passam a buscar as coisas que são do alto e não as que são aqui da terra.



"PORTANTO, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus.
Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra;
Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.
Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória". COLOSSENSES 3: 1 a 4. 


"PENSAR NAS COISAS QUE SÃO DE CIMA, E NÃO NAS QUE SÃO DA TERRA", é exatamente eu não viver como aqueles que não tem a esperança de quando eu partir deste mundo, terei a minha eterna morada com Jesus Cristo na glória. 


Ou seja, eu viver apegado a bens materiais aqui neste mundo que "jaz no maligno", eu viver desesperadamente em busca do "ter", assim como a maioria das pessoas que não buscam viver uma vida de renúncia por amor a Cristo, se misturando e compactuando com as práticas mundanas e carnais do "homem ímpio" conforme a Bíblia nos ensina. 

"Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.
Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo". 

Não existe nada neste mundo que é praticado pelos seres humanos que vivem praticando somente os desejos da carne que agrade a Deus. 

"Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus? 
Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas,
nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.
E é o que alguns têm sido; mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito do nosso Deus". I CORÍNTIOS 6: 9, 10 e 11.
É lamentável a gente vê neste mundo tanta gente se dizendo "crente" ou "evangélica" mas nunca abandonou os COSTUMES e PRÁTICAS do mundo em suas vidas, e ainda costumam dizer: "NÃO ME JULGUE PELAS MINHAS VESTES, MEU COMPORTAMENTO E MINHAS ATITUDES ! DEUS SÓ QUER O CORAÇÃO E NÃO AS MINHAS ROUPAS OU AQUILO QUE EU GOSTO DE FAZER. SÓ QUEM PODE ME JULGAR É DEUS". Alfineta os tais "CRENTES CARNAIS E MUNDANOS".

"Não sabeis vós que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo deve ser julgado por vós, sois porventura indignos de julgar as coisas mínimas?

Não sabeis vós que havemos de julgar os anjos? Quanto mais as coisas pertencentes a esta vida?". I CORÍNTIOS 6: 2 e 3. 


Teria muito o que dizer neste texto, mas prefiro encerrar por aqui dizendo o seguinte: enquanto muita gente vive se escondendo por trás de uma falsa moral, um falso puritanismo, baseado em falso cristianismo que prega que "NINGUÉM DEVE OU PODE JULGAR NINGUÉM AQUI NO MUNDO", eu EXIJO, eu QUERO, eu ME SUBMETO  ao julgamento de qualquer pessoa que DESEJAR  me JULGAR sobre  todos os ângulos da minha vida nesses meus 62 anos de vida, porque eu tenho a certeza que vão encontrar muitos defeitos meus, e muitos erros e pecados praticados por mim, só não esqueçam também, de mencionarem algumas virtudes encontradas em mim. 


O resto, Deus já está resolvendo por mim através do Seu Filho amado JESUS CRISTO, que derramou seu precioso sangue na cruz do calvário, para lavar os nossos pecados se assim o desejarmos, e nos levar para o Seu reino que é conquistado com esforços, quando partirmos deste mundo vil. 

DISSE JESUS:  "Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens". João 10: 9.


DISSE JESUS: "Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida". JOÃO 8: 12. 



DISSE JESUS:  "Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede". JOÃO 6: 35. 



DISSE JESUS: "Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá;

E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. 

Crês tu isto?". João 11: 25 e 26. 


DISSE JESUS: "Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim". João 14: 6. 



Que o Espírito Santo de Deus use esse texto para abençoar a vida de cada um que o lê. 



Valter Desiderio Barreto. Servo do Senhor e Salvador de Jesus Cristo - Igreja viva do Deus Todo poderoso. Templo vivo do Espírito Santo de Deus.




Disse Jesus: "Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal". MATEUS 6: 33 e 34.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...