Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

segunda-feira, setembro 07, 2015

Centro de SP vai receber calçadão com piso removível e autolimpante

Mudança faz parte do programa de requalificação do Centro São Paulo.
Rua Sete de Abril é a primeira via a ser reformulada na cidade.

 

Tatiana Santiago Do G1 São Paulo
Novo piso será autolimpante e removível (Foto: Divulgação)Pelo projeto, novo piso será autolimpante e removível (Foto: Divulgação)
 
 
Uma das principais metas da gestão do prefeito Fernando Haddad (PT), a requalificação da região Central de São Paulo, prevê a reforma dos calçadões para pedestres. 

O novo modelo de piso será removível e alinhado em blocos, permitindo a retirada sem quebrá-lo. 

Além disso, o piso será autolimpante.

O projeto piloto da Prefeitura começou na Rua Sete de Abril nesta semana e deve ser concluído em abril de 2016. 

Neste trecho, serão substituídos 3.120 m², e o custo da obra é de R$ 2,1 milhões. 

Em todo o Centro, a área requalificada será de 60 mil m².

“É um projeto revolucionário. Haverá uma valorização do uso local e a ocupação do espaço público, como vem acontecendo na gestão do prefeito Haddad. 

E isso permitirá uma acessibilidade total na região”, afirmou Luiz Antonio de Medeiros, secretário de Coordenação das Subprefeituras.

O objetivo da requalificação é valorizar a região e dar mais visibilidade ao patrimônio público. 

Por isso, está prevista a instalação de um mobiliário urbano com áreas de descanso e nova iluminação.

Medeiros conta que a requalificação vai fazer da via uma referência da cidade. 

“A Sete de Abril’ era para ser um bulevar desde a época do [então prefeito] Olavo Setúbal. 

Vai ser uma verdadeira atração turística, mas antes temos de fazer a obra. 

Antes, vai piorar um pouco, mas depois melhora. 

Nossa intenção é gerar o mínimo de intervenção no comércio local, causar o menor impacto possível”, disse o secretário.
Projeção do calçadão após a finalização das obras (Foto: Divulgação)Projeção do calçadão após a finalização das obras (Foto: Divulgação)
 
 
Piso.

O modelo de piso em blocos de concreto foi desenvolvido em parceria com a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP). 


O piso tem superfície autolimpante e possui propriedades que são ativadas através da luz solar, retirando manchas e odores e permitindo a conservação do material.

Além de ser mais resistente, o material também proporciona melhorias ao meio ambiente. 

“Um componente na última camada usamos um componente químico chamado dióxido de titânio e ele tem essa característica de reagir com matéria orgânica. 

Então qualquer matéria orgânica que cai ou que penetre no bloco ao longo de um ou dois meses isso é vaporizado e ela deixa de ter aquela mancha”, afirmou Luís Eduardo Brettas, arquiteto superintendente do Desenho da Paisagem da São Paulo Urbanismo.

O material é altamente resistente para suportar grande quantidade de peso. 

“A nossa expectativa é não ter manutenção por pelo menos 30 anos e não ter cicatrizes como nos pisos atuais”, afirmou o arquiteto.

Os chicletes, que são o pesadelo que qualquer gari na hora da limpeza, também grudam no novo piso, mas são facilmente removíveis. 

"Tem umas mochilas recarregáveis que solta vapor bem quente e faz com que o chiclete vire pó, fazendo a remoção”, conta Brettas.

Diferentemente dos pisos atuais que precisam ser danificados para intervenções subterrâneas, o novo modelo é manuseado através da retirada dos blocos que não quebram, evitando manutenções mal feitas e desperdício de dinheiro público.
Piso tátil fica alinhado na linha de drenagem (Foto: Divulgação)Piso tátil fica alinhado na linha de drenagem (Foto: Divulgação)


O piso tátil, destinado aos deficientes visuais, estará alinhado à linha de drenagem dos calçadões.

As tampas existentes, de formato redondo, serão substituídas por tampas com requadro em ferro fundido e preenchidas na parte superior com concreto, com altura mínima de 6 centímetros. 

As novas tampas serão ocultas e ter travas anti-vandalismo.

O projeto prevê inclinações para escoamento imediato e garante escoamento de água no período crítico de chuva. 

Haverá caixas de limpeza posicionadas a cada 20 metros para evitar acúmulo de resíduos e entupimentos.

As ligações dos prédios serão remanejadas para as caixas de limpeza.
Novos modelos de bueiros adaptados ao piso de concreto (Foto: Divulgação )Novos modelos de bueiros adaptados ao piso de concreto (Foto: Divulgação )
 

Controle de acesso.

Os calçadões terão balizadores retráteis acionados por controle remoto. 


O modelo, que já é adotado em vários países do mundo, foi desenvolvido para controlar o acesso de veículos em ruas públicas e privadas.

Após a passagem do veículo, o balizador sobe automaticamente. Com isso, a oferta de estrutura logística de fornecimento de cargas e bens de consumo.

Ao implantar maior controle no acesso e organizar a coleta de resíduos, a intervenção prevê, em conjunto com outras secretarias, a reorganização da logística de abastecimento e de coleta.
Balizadores retráteis serão instalados na Rua Sete de Abril (Foto: Divulgação)Balizadores retráteis serão instalados na Rua Sete de Abril (Foto: Divulgação)
 
 
Coleta.

Para diminuir o impacto visual e eliminar a presença de sacos de lixo no passeio público, serão instaladas lixeiras enterradas com acionamento hidráulico para evitar manchas e maus odores. 


As lixeiras terão grande capacidade e serão acionadas através de cartão.

Ao implantar maior controle no acesso e organizar a coleta de resíduos, a intervenção prevê, em conjunto com outras secretarias, a reorganização da logística de abastecimento e de coleta.
Lixeiras de grande porte serão acionadas através de cartão (Foto: Divulgação)Lixeiras de grande porte serão acionadas através de cartão (Foto: Divulgação)

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...