Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

domingo, agosto 30, 2015

Gravidez na adolescência causas e consequências

Um assunto muito polêmico e que envolve muitos fatores de causas e consequências, uma gravidez indesejada na adolescência pode transformar a vida dos jovens pais e de seus familiares. 
 
Muitas vezes ser considerada um “problema”, principalmente nos primeiros meses, uma fase de adaptação e de aceitação de que um nova vida está sendo gerada.

Entre as principais dúvidas acerca da gravidez indesejada na adolescência estão as questões: como os adolescentes devem agir?  
 
Como contar para os pais? 
 
Quais as consequências físicas e psicológicas para os pais e o bebê?  
 
A seguir, confira  essas e outras repostas sobre as causas e também prevenção da gravidez indesejada na adolescência.

Gravidez na adolescência como agir?

 

A adolescência é uma fase da vida muito importante. 
 
São os anos em que os jovens dedicam-se aos estudos, fazem planos para o futuro e criam expectativas.  
 
Uma gravidez durante a adolescência é na maioria das vezes um susto para a futura mãe, que se vê perdendo a vida diante da situação. 
 
Encarar a responsabilidade de se tornar adulto antes da hora  e assumir o erro da gravidez indesejada, a princípio, pode ser um grande motivo de desespero para o jovem casal.

É importante não esconder a gestação dos familiares, pois pode afetar diretamente a saúde da mãe e do bebê, já que o pré-natal deve ser iniciado imediatamente após a confirmação da gestação.  
 
A futura mãe deve ser muito forte e ter consciência de que precisa suportar muitas coisas para que o bebê não se sinta indesejado, pois agora que a gravidez é um fato, não há o que fazer, se não, amar e cuidar do bebê que está por vir. 
 
A gravidez que surge durante a adolescência deve servir de lição, pois a mãe adolescente precisa amadurecer e se tornar responsável.

adolescente com teste de gravidez

Principais causas da gravidez na adolescência.

 

Entre as mais comuns causas de uma gravidez não planejada, principalmente na adolescência, destaca-se a falta de prevenção. 
 
Além da instrução dada pela família e pela escola, os adolescentes devem ter a própria consciência de seus atos.  
 
O namoro na adolescência induz os adolescentes a terem atos íntimos mais cedo, porém,  namorar na adolescência não é muito aceito como causa de uma gravidez na adolescência, já que existem diversos meios de prevenção bastante acessíveis e, principalmente, de conhecimento dos jovens adolescentes.

Muitas vezes o diálogo com a família não é muito fácil, por várias causas que incluem a própria timidez de pais e filhos, mas os familiares devem estar atentos, sempre alertando para a necessidade de métodos. 
 
Assim que passar pela primeira menstruação, a adolescente deve ser encaminhada para uma consulta ao ginecologista que, com uma conversa bem franca, poderá fazer a jovem entender melhor sobre o funcionamento do seu corpo.


Principais consequências da gravidez na adolescência


Um bebê deve ser sempre querido e bem-vindo em uma família, porém não é tão fácil pensar assim quando se trata de uma gravidez na adolescência. 
 
As principais consequências cairão inevitavelmente nos avós, pois continuam sendo responsáveis por seus filhos que se tornaram pais adolescentes. 
 
Quem mais sofrerá com as consequências será a futura mãe, que durante a gravidez será difícil manter a vida normalmente como antes, como ir à escola, clubes, festas, casa das amigas, entre outros. 
 
Além de perder toda a adolescência, precisará trabalhar para poder sustentar a crianças que agora é sua responsabilidade.

Comumente conhecida como principal consequência é o abandono à escola, e perda das oportunidades que poderia ter futuramente. 
 
A maioria das mães volta à escola somente depois que os filhos têm entre quinze e 18 anos. 
 
Outras consequências possíveis são que a adolescente seja expulsa de casa, obrigada a casar com quem não ama, união instável (já que muitas adolescentes assumem a gravidez sozinha e dependem dos pais).

Além dessas questões, a gravidez na adolescência ocorre em um período em que o organismo da jovem ainda não está totalmente preparado para gerar uma criança. 
 
Com isso, mudanças repentinas no organismo podem trazer consequência ao útero da adolescente e à saúde geral da mamãe e do bebê.

pai e mae discutindo com a filha

Gravidez na adolescência consequências para o bebê

 

É muito importante que a futura mãe adolescente saiba aceitar a gravidez e, sobretudo, que ame o bebê.   
 
A rejeição que o bebê recebe enquanto está dentro da mãe pode acarretar muitos problemas futuramente, mesmo que depois que nasça a mãe adolescente passe amá-lo.  
 
Em alguns casos a rejeição da mãe pode gerar o aborto do bebê, mas é raro, por isso a mãe não pode rejeitar o feto, pois não ocorrendo  aborto a futura criança poderá sofrer danos psicológicos. 
 
Distúrbios sentimentais, problemas para manter relacionamentos, falta de confiança nas pessoas, dificuldades para fazer amigos, fragilidade sentimental, entre outros, são problemas que podem prejudicar a vida de uma pessoa que sofreu rejeição pela mãe quando ainda estava na barriga.

mae adolescente rejeitando o bebe

Se você está passando por uma gravidez na adolescência é importante que fale primeiramente com seus pais, o que não será fácil, porém necessário. 
Ame o seu bebê acima de tudo e assuma a partir de agora a vida adulta que escolheu pra você.

Nenhum comentário:

Turista de SP é assassinado com um tiro em casa de veraneio invadida por criminosos; VÍDEO Dupla de bandidos pulou o muro do imóvel em Itanhaém e, depois de ameaçar a vítima, disparou contra ela. Os criminosos levaram um celular. Por g1 Santos

16/03/2024 13h29.  Ativar som Ativar som Homem é assassinado com um tiro dentro de casa após invasão de criminosos. Um homem, de 52 anos, fo...