Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quinta-feira, agosto 20, 2015

China reduz em 15% compras diretas do minério de Parauapebas




Não bastasse a desvalorização do preço do minério de ferro este ano em relação à outrora, Parauapebas vai ganhar outro nocaute neste semestre: a China, maior parceira comercial da mineradora Vale, reduziu a importação do minério parauapebense em 15%, entre janeiro e julho, de acordo com o Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior em seus dados mais recentes sobre as exportações nacionais, revelados no começo do mês.

No ano passado, de janeiro a julho, a China comprou 59,5% do minério parauapebense. 

Este ano, no mesmo período, a gulodice chinesa pelo recurso natural que Parauapebas tem de mais alto teor caiu para 44,3%. 

O impacto financeiro disso foi de 1,81 bilhão de dólares (queda de 63,3% entre 2014 e 2015), quantia sobre a qual deixaram de circular impostos como os royalties. 

O mais incrível é que, na comparação direta entre o “antes” e o “agora”, a maior quantidade de minério foi vendida este ano: 66,5 milhões de toneladas até o momento ante 59,7 milhões de toneladas nos sete meses do ano passado. 

A lógica é simples: tira-se mais minério, mas se paga bem menos por tonelada. 

E será assim se quiser vender.

O mais grave é que o desapreço chinês pelo produto local deve chegar a 30%. 

Na prática, se isso ocorrer, a indústria extrativa mineral em Parauapebas vai ficar sem novidades e “na geladeira”, em se tratando de investimentos maciços e ampliações de minas, ao passo que se verificará acentuado crescimento do número de desempregados aliado à estagnação econômica, que frustrará a circulação da massa salarial.

(Fonte: André Santos – Colaborador do Portal Pebinha de Açúcar)

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...