Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

domingo, julho 05, 2015

São Caetano cria patrulha para combater desperdício de água


Moradores de São Caetano podem participar, denunciando problemas e/ou abusos pelo Disque Combate Desperdício 24 horas: 2181-1888 ou por e-mail


Quando se trata de educação ambiental, São Caetano do Sul pode ser considerada uma cidade consciente. 

É 100% dependente de água do Sistema Cantareira da Sabesp, que continua em situação grave, na segunda cota da reserva técnica. 

E, mesmo assim, não passa por um racionamento.

Isso graças às ações operacionais, comerciais e de conscientização do Departamento de Água e Esgoto (DAE) e ao engajamento da população, que vêm, desde fevereiro deste ano, mantendo a redução do consumo de água potável do município em mais de 16%, evitando um possível rodízio.

Assim, São Caetano deixa de comprar da Sabesp 100 litros por segundo de água tratada do Sistema Cantareira. 

A diminuição é significativa. 

São 259 milhões de litros por mês. 

É como se, mensalmente, todas as torneiras da cidade ficassem fechadas por seis dias.

De qualquer maneira, ainda é possível ver pelas ruas diversos casos que não estão adequados com a crise hídrica. 

Lavagens com mangueira de carros, calçadas, quintais, pátios e fachadas de condomínio e rega de plantas e jardins, vazamentos, entre outros. 

Com a pior seca dos últimos 84 anos, cenas como essa não são mais aceitáveis.

Inspirada em exemplo americano, praticado em Los Angeles, nesta quinta-feira (27/11), em apresentação à autoridades e Imprensa no Palácio da Cerâmica, sede do Executivo, a cidade lançou a Patrulha DAE - Pela Proteção da Água e o Disque Combate Desperdício, novas ações de conscientização para combater o desperdício.

Durante a entrevista, o prefeito Paulo Pinheiro explicou que a patrulha não terá a função de punir os moradores, mas sim orientar sobre métodos para evitar o desperdício hídrico. 

“Nesta época em que estamos vivendo, de escassez de água, temos de adotar medidas para educar os cidadãos. 

E esse projeto vem ao encontro dessa ideia, pois sensibilizará os munícipes.”

O diretor geral do DAE, Welington Kalil, acrescentou que o consumo dos locais visitados será monitorado por seis meses pela Divisão Comercial da autarquia. 

“Caso os gastos aumentem, voltaremos a conscientizar o usuário. 

Vínhamos recebendo denúncias diariamente. 

Com o avanço gradativo das reclamações, existia a necessidade da consolidação de um canal de atendimento exclusivo e de um trabalho de educação mais próximo do dia a dia da população. 

O objetivo é chegar a pelo menos 20% da redução do consumo, meta estipulada pela Sabesp”, concluiu.

Para auxiliar no uso racional da água, veículos já estão em ronda, patrulhando o município, tanto para atender as denúncias recebidas quanto as constatações pessoais. 

Os moradores poderão denunciar pelo Disque Combate Desperdício 24 horas: 2181-1888 ou pelo e-mail denuncia@daescs.sp.gov.br.


Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...