Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

segunda-feira, julho 20, 2015

Contran decide tornar simulador obrigatório, a pedido de autoescolas

Autoescolas terão até 31 de dezembro para se adaptar.
Inicialmente, exigência valerá para quem tirar habilitação para carro, a B.

Do G1, em São Paulo
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) informou nesta segunda-feira (20) que decidiu tornar obrigatória a utilização do simulador de direção veicular nos centros de formação de condutores (CFCs). 

O pedido da volta da obrigatoriedade partiu dos Detrans de todo o país.

COMO FICA PARA TIRAR
CARTEIRA DE MOTORISTA

Categoria B (carros de passeio); autoescolas têm até 31/12 para se adaptar

1) Após aprovação no exame teórico e médico, iniciam-se aulas no simulador

2) Mínimo de 5 horas/aula no simulador, sendo 1 hora de conteúdo nortuno

3) Mínimo de 20 horas/aula no carro, sendo 4 à noite

Fonte: Resolução 543 do Contran

Segundo a resoução publicada nesta segunda, as autoescolas terão até 31 de dezembro para se adaptar.

Inicialmente, a determinação vale para os que vão dirigir carros de passeios, na categoria B. 

Numa segunda etapa, será obrigatório o uso do simulador para quem dirigir veículos comerciais, caminhão, ônibus e motos.

Assim, os candidatos à obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou aqueles motoristas que irão mudar de categoria serão obrigados a fazer, no mínimo, 5 horas/aula, de simulação, sendo uma com conteúdo noturno.

Ao todo, são necessárias 25 horas ao volante para tirar a carteira de motorista na categoria B (veja tabela). 

A carga horária aumentou em 5 horas no ano passado, também por determinação do Contran.

Segundo o Ministério das Cidades, ao qual o Contran é vinculado, as aulas no aparelho deverão ocorrer após o aluno ter feito o curso teórico e antes de iniciar a prática nas ruas.

A Resolução Nº 543, que trata do tema, foi publicada no Diário Oficial da União nesta segunda e descreve o conteúdo das aulas no simulador.
 
Vai e volta
 
Até agora, diz o ministério, somente os estados do Rio Grande do Sul, Acre, Paraíba e Alagoas exigem as aulas nos simuladores.

O uso do aparelho deveria ter se tornado obrigatório para a categoria B em 2013, após as autoescolas terem tido um prazo para adquirir ou alugar o equipamento. 


Mas a data de validade foi adiada até que, em junho de 2014, o Contran decidiu que o uso do aparelho na formação de novos motoristas seria opcional

Naquela época, um simulador custava R$ 40 mil, segundo reportagem do Jornal Nacional (assista abaixo).

O presidente do Contran, Alberto Angerami, diz que o simulador pode ajudar a reduzir acidentes. 

"Já tivemos bons resultados nos Estados que aplicaram a medida, principalmente no Rio Grande do Sul, onde foi registrada redução do número de acidentes após a obrigatoriedade do simulador”, afirmou.

Aluno em simulador durante aula em simulador em autoescola de São José dos Campos. (Foto: Reprodução/TV Vanguarda)Aluno em simulador durante aula em simulador em autoescola de São José dos Campos (Foto: Reprodução/TV Vanguarda)
 
Uso de simuladores nas autoescolas será opcional (Foto: Reprodução/TV Diário)Aula no simulador deve ocorrer antes da prática nas ruas (Foto: Reprodução/TV Diário)

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...