Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

segunda-feira, julho 27, 2015

Coleção terá livro com registros da biodiversidade piauiense

PI integra projeto que já registrou unidades no Pernambuco e Venezuela.


Obra é conduzida pelos fotógrafos Chico Rasta (PI) e Luiz Netto (PE).

Patrícia Andrade Do G1 PI
Fotógrafos estão percorrendo todo o estado para fazer a captação das imagens (Foto: Chico Rasta/Arquivo Pessoal)Fotógrafos estão fazendo a captação das imagens por todo o estado (Foto: Chico Rasta/Arquivo Pessoal)
 
A riqueza ambiental do Piauí irá estampar o terceiro livro da Coleção EcoExpedições, que deverá ser lançado em janeiro do próximo ano. 

Com o título Expedição Piauí – O Sol do Equador, a obra irá documentar em textos e fotos as unidades de conservação ambiental federais e estaduais.

Livro é produzido em conjunto pelos fotógrafos Chico Rasta e Luiz Netto (Foto: Expedição Piauí/Divulgação) 
Livro é produzido pelos fotógrafos Chico Rasta e Luiz Netto (Foto: Expedição Piauí/Divulgação)
 
O livro é realizado em conjunto pelo fotógrafo pernambucano Luiz Netto e pelo jornalista piauiense e também fotógrafo Chico Rasta e tem patrocínio do Ministério da Cultura por meio da Lei Rouanet de Incentivo à cultura. 

As imagens irmão mostrar desde o rico bioma marinho do Delta do Parnaíba à caatinga histórica da Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato.

A segunda viagem para captar imagens e conteúdo para a publicação teve início na semana passada com o roteiro que começou pela Flona de Plamares (entre Teresina e Altos) Sete Cidades, Cachoeira do Urubu, Nascentes do Parnaíba, Reserva Uruçuí UNA, parte piauiense da Chapada do Araripe e Serra da Ibiapaba.

GALERIA DE FOTOS

“Finalizamos daqui a um mês no Delta do Parnaíba. 


Outras expedições ainda estão previstas para acontecer ao longo deste ano com fotografias no inverno e estiagem.

 Provavelmente passaremos pelo mesmo local mais de uma vez mostrando as fotos que o Piauí produz da forma que o Piauí merece. 

A previsão de lançamento do livro é início de 2016”, falou Chico Rasta.

Registro feito pelo fotógrafo Chico Rasta na Flona de Palmares (Foto: Chico Rasta/Arquivo Pessoal)Registro feito pelo fotógrafo Chico Rasta na Flona de Palmares (Foto: Chico Rasta/Arquivo Pessoal)
 
Além da temática ambiental, o livro também trará aspectos históricos e antropológicos, patrimônios culturais e a relação homem-natureza. 

Para a Panorama Cultural, empresa responsável pela produção do material, o Piauí é um dos locais mais ricos em biodiversidade e até hoje não se viu esse patrimônio ser documentado numa obra à sua altura.

O trabalho textual e fotográfico terá como complemento um canal multimídia com vídeos registrando todos os bastidores das viagens e atividade dos fotógrafos. 


Os outros dois livros que formam a coleção estão em fase de diagramação. 

O primeiro deles traz registros do estado do Pernambuco (Expedição Pernambuco – O Leão do Norte) e o segundo é o Expedição Venezuela – La Tierra de Gracia.

Distribuição


Assim que a coleção estiver finalizada, há a previsão de que 600 exemplares do livro Expedição Piauí

– O Sol do Equador sejam distribuídos gratuitamente em escolas e bibliotecas públicas, cidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) entre outros espaços.

Previsão é de que a coleção com os três livros seja lançada em janeiro do próximo ano (Foto: Chico Rasta/Arquivo Pessoal)Previsão é de que a coleção seja lançada em janeiro do próximo ano (Foto: Chico Rasta/Arquivo Pessoal)

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...