Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quarta-feira, junho 03, 2015

Prefeito Ronaldo Dimas de Araguarina investe em saneamento básico

Prefeito Ronaldo Dimas - Foto do Google.


Saneamento básico em uma cidade, é o tipo de obra que a maioria dos prefeitos e governadores do nosso país não gostam de realizar. 

Segundo a maioria desses administradores públicos que são eleitos pelo povo para administrar o bem público, esse tipo de obra não dá votos em época de eleição, porque fica enterrada debaixo do chão como o ser humano quando morre e é enterrado, e ninguém mais se lembra, porque se transforma em "defunto". 

Esse é o conceito da  maioria dos políticos que se elegem no Brasil, cujo lema é sempre se lembrar da próxima eleição, e nunca da próxima geração. 

Eles acham que saneamento básico em uma cidade, é "enterrar" muito dinheiro em materiais caros que a população não dá o mínimo valor, e que por isso em época de eleição, os eleitores ignoram esse tipo de investimento do gestor público, em pró dos seus munícipes, e votam em outros candidatos adversários do mesmo.  

Ainda bem que nesse segmento político em que o jogo de interesse de políticos em se locupletarem nos cargos públicos, está acima dos interesses da população que os elegem, ainda se encontra políticos que pensam diferente da grande maioria em relação a esse que é o maior investimento que um governador, um presidente da República e um prefeito podem realizar em suas gestões, que é o Saneamento básico. 

Porque é só através dele que se garante a qualidade de vida dos seres humanos e se evita a maioria dos tipos de doenças contraídas pela população. 

O que é saneamento básico e qual a sua importância?

O saneamento básico ajuda na prevenção de doenças e melhoria da qualidade de vida da população.

Item indispensável para a manutenção da saúde humana, podemos compreender o conceito de saneamento básico de acordo com a definição da Organização Mundial da Saúde (OMS): “É o controle de todos os fatores do meio físico do homem que exercem efeito deletério sobre seu bem estar físico, mental ou social.” 

De forma prática, o saneamento básico está intimamente ligado à implantação de modelos e sistemas públicos que promovam de maneira eficiente:
O adequado esgotamento sanitário;
O correto abastecimento de água;
A correta destinação de lixo.

Dessa forma, o objetivo claro do saneamento básico é: A prevenção de doenças; O controle de vetores; Promoção de hábitos saudáveis de higiene; Melhoria da limpeza pública; – Melhoria da qualidade de vida da população. 

Por mais que possa parecer óbvio que o saneamento básico é item indispensável para a manutenção da saúde e da qualidade de vida da  população, a realidade é que muitas localidades de todo o mundo carecem de sistemas eficientes de saneamento básico, principalmente nos países mais pobres. 

Em países onde a oferta de saneamento é baixa, temos como ocorrência um alto índice de propagação de doenças, como, por exemplo, doenças viróticas, bacterianas e parasitoses diversas, e, infelizmente, a maior suscetibilidade a essas doenças ocorre entre crianças. 

Aliás, a falta de saneamento básico é muito mais comum do que imaginamos. 

No Brasil mesmo, na região nordeste, menos de 10% das cidades e municípios conta com algum órgão responsável pelo tratamento de esgoto. 

Ainda no Brasil, é triste constatar que dos mais de 8 bilhões de litros de esgotos produzidos diariamente, a sua maioria (em torno de 5 bilhões de litros) é despejada de forma aleatória, sem nenhuma forma de tratamento, no meio ambiente, promovendo a contaminação de rios, praias, do solo, de mananciais e, consequentemente, trazendo inúmeros danos à população. 

Vale ressaltar que o saneamento básico de qualidade é um item essencial em qualquer sociedade, pois somente ele é capaz de promover as mínimas condições de desenvolvimento social.

No dia 25/09/2012, Araguaína foi destaque a nível nacional numa reportagem exibida no "Bom Dia Brasil" (TV Globo), com o seguinte título: 
"Araguaína é destaque na mídia nacional pela falta de saneamento básico; mais de 95% do esgoto doméstico não é tratado". 

A capital econômica do estado, ou como ficou conhecida, a Metrópole do Futuro, foi destaque numa reportagem a nível nacional, não pela pujança econômica, mas pela falta de saneamento básico. 

Conforme matéria exibida no “Bom Dia Brasil” (Tv Globo), nessa terça-feira, 25, apenas 5% do esgoto doméstico em Araguaína é tratado e mais de 95% da população araguainense ainda usa fossas e não foram beneficiados como a coleta e nem com o tratamento do esgoto.

Com a eleição do prefeito RONALDO DIMAS, em 2012, esta manchete que deu a Araguaína este triste e deprimente destaque a nível nacional, em breve será trocado por outro destaque a nível nacional também, que é: 

"A CIDADE DE ARAGUAÍNA NA GESTÃO DO PREFEITO RONALDO DIMAS É UMA DAS POUCAS CIDADES DO BRASIL QUE TEM SANEAMENTO BÁSICO".  

 O sistema de universalização do saneamento básico em fase de implantação em Araguaína custará R$ 114 milhões e deve atender, até o ano de 2017, 80% da população.  

Os recursos são da empresa Odebrecht/Saneatins (empréstimo junto a Caixa Econômica) que vai explorar o serviço por 30 anos e cobrar a conta do consumidor araguainense. 

A Saneatins explicou que atualmente há 89 km de rede de esgoto construída em Araguaína e a meta é chegar mais 110 até o fim de 2015, totalizando 199 quilômetros. Após conclusão desta primeira etapa, o saneamento chegará a mais 14 mil residências e atenderá cerca de 24 mil pessoas de 14 bairros. 

A saber: Araguaína Sul, Centro, Senador, Vila Aliança, Rodoviário, São Miguel, Anhanguera, Jardim Esplanada, Oeste, São João, Martins Jorge, Jardim América e Alaska.

E para comprovar a veracidade desta informação, registramos hoje, o flagrante de trabalhadores com uniforme da empreiteira que está implantando as tubulações do sistema de esgoto nas residências da população araguatinense, e em seguida, fazendo o esgotamento e entupimento das fossas que por muitos anos, eram utilizadas como o único sistema de recebimento de dejetos, segundo informação de um dos trabalhadores entrevistado por este blogueiro.  

Para finalizar esta nossa matéria, uma pergunta que não quer calar. 

Quem é o prefeito Ronaldo Dimas ?

Ronaldo Dimas é mineiro de Frutal, mas a família se mudou para Araguaina no início da década de 80. 

É engenheiro civil, formado pela Universidade de Uberaba  - UNIUBE. 

Durante os anos de faculdade, foi garçom e barman e com isso teve a possibilidade de pagar os estudos.

Ronaldo foi um dos fundadores e primeiro presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do Tocantins - SINDUSCON/TO, em 1992 a 1997.

Esteve à frente da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins – FIETO como presidente por dois mandatos, nos anos de 1997 a 2003. 

A grande experiência à frente da Fieto, proporcionando educação, capacitação profissional de qualidade, pesquisa científica e tecnológica à comunidade, deu a Ronaldo grande oportunidade de conhecer o Tocantins.

Eleito deputado federal em 2002, exerceu o mandato na legislatura de 2003 a 2007. 

Captou e canalizou verbas para as principais obras desenvolvidas em Araguaina na década de 2000: o Restaurante Popular, a UFT, revitalização da Cônego Joao Lima e as obras do Córrego Neblina.

Concorreu às eleições para o executivo municipal em 2008 e fincou durante a campanha propostas que o tornaram conhecido como gestor moderno e competente. 

Em 2010, recebeu aproximadamente 36.000 votos nas eleições para deputado federal, sendo um dos maiores índices de votação na história de Araguaina.

Em janeiro de 2011, assumiu a Secretaria das Cidades e do Desenvolvimento Urbano do Estado do Tocantins. 

Percorreu todo o estado, desenvolvendo projetos e captando recursos para os municipios tocantinenses.

Em, 2012, concorreu à Prefeitura de Araguaína, ganhando as eleições com expressiva votação.


Texto e fotos:
Jornalista Valter Desiderio Barreto. 
Obs. Algumas informações contidas no texto foram extraídas da Internet. 





















Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...