Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

segunda-feira, maio 04, 2015

Vale desiste de instalar siderúrgica no Pará e prefere Ceará

Foi um ato histórico que passou despercebido. O Export-Import Bank da Coreia do Sul assinou, no Rio de Janeiro, no dia 24, um contrato de empréstimo se comprometendo a fornecer 2 bilhões de dólares à antiga Companhia Vale do Rio Doce. O dinheiro vai ser usado para completar o investimento de US$ 5 bilhões na implantação da siderúrgica de Pecém, no Ceará.
O ato tem profundo significado, por vários motivos. É a primeira operação financeira (e de alto valor) do Eximbank coreano com uma empresa brasileira. Assinala um novo status desse país no Brasil e enfatiza a influência crescente da Ásia na América do Sul. Pouco tempo atrás uma iniciativa dessas nem seria cogitada. O banco estatal coreano complementa o último empréstimo de grande do BNDES a uma empresa privada, antes da suspensão desse tipo de operação pelo governo federal por causa do comprometimento dos recursos do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico Social. E pelo risco de uma investigação das suas transações por uma CPI no parlamento.
As duas maiores siderúrgicas coreanas não apenas são sócias da Vale como devem ficar com 80% da produção da Companhia Siderúrgica de Pecém, de três milhões de toneladas anuais. Provavelmente a usina utilizará como matéria prima para a produção de placas de aço o melhor minério de ferro do planeta, o de Carajás, no Pará.
Já aí é um grande negócio, por se tratar de uma siderúrgica cativa de país estrangeiro, com investimento financiado por bancos oficiais a juros favorecidos. A Coreia é também fornecedora de altos fornos e de outros equipamentos industriais, permitindo-lhe faturamento comercial na operação de compra (de commodity) e venda do produto (beneficiado), e ainda ganho financeiro com o empréstimo.
Para o Pará, fornecedor do minério, e para o Maranhão, que o embarca pelo porto de São Luís, o empreendimento coreano-brasileiro significa o fim da ilusão de abrigar uma usina de placas de aço. Durante anos a Vale manteve os dois Estados acalentados pela promessa de beneficiar em seus territórios o minério, agregando valor ao produto. Chegou a montar o projeto da Alpa (Aços Laminados do Pará) e a ocupar um vasto lote no distrito industrial de Marabá. Quando parecia que o projeto ia se concretizar, ele foi suspenso. O de Pecém, no entanto, prosperou.
O sonho do aço no Pará, pelo visto, acabou.

Nenhum comentário:

Turista de SP é assassinado com um tiro em casa de veraneio invadida por criminosos; VÍDEO Dupla de bandidos pulou o muro do imóvel em Itanhaém e, depois de ameaçar a vítima, disparou contra ela. Os criminosos levaram um celular. Por g1 Santos

16/03/2024 13h29.  Ativar som Ativar som Homem é assassinado com um tiro dentro de casa após invasão de criminosos. Um homem, de 52 anos, fo...