Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sábado, maio 23, 2015

O Serviço Auônomo de Água e Esgoto de Parauapebas - SAAEP, cumpre seu papel social através do seu departamento de Educação Ambiental com os idosos do município


Sem dúvida alguma, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas-SAAEP,  autarquia vinculada a Prefeitura Municipal deste município, tem se destacado perante a comunidade parauapebense, como o verdadeiro "cartão de visita" do governo Valmir Queiroz Mariano, pelo seu importante papel desempenhado em sua administração, que é o tratamento de água e esgoto deste município que acaba de completar seus 27 anos de emancipação política e administrativa no último dia 10 do mês em curso. 


O maior legado que Parauapebas herdará deste governo, é a água tratada jorrando nas torneiras de seus moradores durante 24 horas do dia, depois do município sofrer durante 25 anos de emancipação sem esse líquido precioso indispensável para a sobrevivência dos seres humanos, por falta de competência dos prefeitos que antecederam o Valmir Queiroz


A solução da falta de água que perdurara por longos anos neste município só foi possível acontecer de forma tão rápida, graças a iniciativa do prefeito Valmir Queiroz ter nomeado Gesmar Costa, como o gestor do SAAEP, e que com muita dedicação e obstinação em dar resposta rápida a população que já não aguentava mais tanto sofrimento por falta de água potável em suas residências, em pouco mais de um ano frente a autarquia, conseguiu distribuir água tratada para mais de 80% dos lares parauapebenses. 


Hoje, o SAAEP tem a sua frente como gestor, o ex-funcionário da mineradora Vale, José de Fátima Rodrigues, com sua vasta experiência em gestão empresarial, exercendo o cargo de Supervisor Geral na área de Suprimentos entre outros  durante 29 anos da sua vida dedicada a mineradora, que tem procurado dar continuidade a mesma qualidade de serviço prestado aos munícipes, deixado por Gesmar Costa, como também, tem buscado ampliar mais, a oferta de serviços prestados pela autarquia, aos moradores desta cidade, promovendo inclusão social aos idosos atendidos pelos CRAS,  distribuídos em diversos bairros, através do seu departamento de Educação Ambiental, como aconteceu no último dia 20 do mês corrente, que as educadoras ambiental  Maria Izabel, Jacilene Mendes e a pedagoga Gina Mikawa, Coordenadora daquele departamento, deram início a uma oficina de reutilização de  jornais e revistas com os idosos do CRAS do Rio Verde, que se estenderá até o dia 24 do mês de junho do corrente ano. 


Não tenham dúvidas de que o setor mais importante de qualquer administração pública tanto a nível municipal, estadual e federal, é o setor que cuida da nossa água, bem precioso responsável pela sobrevivência e manutenção do nosso ecossistema. 


Falando em ecossistema, você sabe o que é isso ? 

Ecossistema significa o sistema onde se vive, o conjunto de características físicas, químicas e biológicas que influenciam a existência de uma espécie animal ou vegetal.


É uma unidade natural constituída de parte não viva (água, gases atmosféricos, sais minerais e radiação solar) e de parcela viva (plantas e animais, incluindo os microrganismos) que interagem ou se relacionam entre si, formando um sistema estável. 


Os ecossistemas são divididos em ecossistemas terrestres e ecossistemas aquáticos.


É considerado como o conjunto de todos os organismos (biocenose) que habitam em um determinado espaço vital (ecótopo), com a totalidade de fatores inanimados desse espaço. Vários ecossistemas parecidos formam um bioma.


Fatores bióticos são os efeitos das diversas populações de animais, plantas e bactérias umas com as outras e abióticos são os fatores externos como a água, o sol, o solo, o gelo, o vento. 


Em um determinado local, seja uma vegetação de cerrado, mata ciliar, caatinga, mata atlântica ou floresta amazônica, por exemplo, a todas as relações dos organismos entre si, e com seu meio ambiente é chamado de ecossistema.


Existem também os agroecossistemas que atuam em uma população agrícola. 


A alteração de um único elemento pode causar modificações em todo o sistema, podendo ocorrer a perda do equilíbrio existente, o conjunto de todos os ecossistemas do mundo formam a biosfera.


Creio que depois desta explicação sobre ecossistema, não preciso dizer mais nada sobre a importância do SAAEP para o município de Parauapebas, tendo a sua frente competentes gestores, capazes de corresponderem ao cargo que ocupam porque estão lhe dando com o setor mais importante da administração pública municipal deste município. 
Sem este setor responsável pelo cuidado da água potável que consumimos no nosso dia a dia, nenhum outro setor da administração pública funciona, nenhuma secretaria funciona, nem mesmo poderia existir administração pública em qualquer nível, porque sem água, nada e ninguém subsiste. 


É lamentável que em Parauapebas existem diversos Conselhos disso, e Conselho daquilo outro, mas Conselho da Água, não existe. 


Isto é um absurdo ! 


Acho que já está na hora da sociedade parauapebense em parceria com os poderes públicos municipal, Câmara de Vereador, Prefeitura Municipal e o SAAEP, se unirem para criarem o "Conselho Municipal dos Serviços de Água e Esgoto do Município de Parauapebas" a exemplo de outros municípios do Brasil, como o de Joinville, em Santa Catarina. 
Com a criação desse Conselho, as ações do SAAEP em benefício da população parauapebense, e a disciplina do uso da água em solo deste município, tanto dos rios e poços residenciais, serão legitimadas por força de Lei.  
Texto: Jornalista Valter Desiderio Barreto.
Fotos: Departamento de Educação Ambiental do SAAEP. 

 
Educadora ambiental Jacilene Mendes orientando as aprendizes
Educadora ambiental Maria Izabel orientando a aprendiz
Gina Miuki Mikawa - Coordenadora da Educação Ambiental do SAAEP

Um comentário:

Anônimo disse...

Vamos Parauapebas a luta, fazer a diferença a natureza agradece!

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...