Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quarta-feira, maio 13, 2015

Fernandinho Beira-Mar enfrenta novo júri popular nesta quarta-feira no Rio


Traficante será julgado por mortes de rivais dentro de Bangu I, em 2002.
Ele já acumula penas que somam cerca de 200 anos de prisão.

Do G1 Rio
Condenado a cerca de 200 anos de prisão por crimes diversos, o traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, volta ao banco dos réus nesta quarta-feira (13). 

Ele enfrentará o júri popular, acusado de ter liderado uma guerra de facções dentro do presídio de segurança máxima Bangu I, em 2002. 

O julgamento está previsto para começar às 13h, no 1º Tribunal do Júri, Centro do Rio.

Beira-Mar será julgado por homicídios qualificados durante a rebelião no presídio de Bangu 1, no Complexo Penitenciário de Gericinó, na Zona Oeste do Rio, em 2001, quando pelo menos quatro traficantes de facções rivais foram mortos a mando dele.
Em julgamento iniciado por volta das 14h desta terça-feira (12), com uma hora de atraso, no Tribunal de Justiça, no Centro do Rio, o traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, negou que tenha orquestrado a morte de três homens.  (Foto: Tasso Marcelo/Estadão Conteúdo)Beira Mar enfrentou júri em 2013 no Rio, sendo
condenado a 80 anos de prisão pela morte de três homens. (Foto: Tasso Marcelo/Estadão Conteúdo)




A última vez que Beira-Mar se viu diante de um júri popular foi em 2013, quando foi condenado a 80 anos de prisão pelos crimes de homicídio e tentativa de homicídio.
De acordo com o Tribunal de Justiça do Rio, antes do julgamento, as condenações de Beira-Mar apenas no Rio somavam 69 anos e meio de prisão. 

No total, considerando também as condenações em outros estados, eram 120 anos. 

Com o veredito do julgamento de 2013, a soma vai a 200 anos.

O traficante está preso desde 2002. 

Ele foi transferido frequentemente de unidade de segurança máxima até chegar a Catanduvas, no Paraná, onde está preso atualmente.

No júri desta quarta-feira, ele será julgado pelo assassinato do traficante Ernaldo Pinto de Medeiros, o Uê, e outros três presos de uma facção rival. 

As mortes aconteceram dentro da Galeria D do presídio de Bangu 1, considerado de segurança máxima, onde estavam 10 detentos. 

Beira-Mar conseguiu abrir caminho dentro do presídio e invadir as galerias onde ficavam as facções rivais. 

Outros 19 criminosos participaram da ação junto com Beira-Mar.

Dinâmica do julgamento:

Na abertura da sessão, serão sorteado sete entre 25 jurados. 


Não podem participar do mesmo conselho de sentença marido e mulher, ascendentes e descendentes, sogro e sogra, genro e nora, cunhados, tio e sobrinho, padrasto, madrasta e enteado, bem como o jurado que for parente até 3º grau do juiz, do representante do Ministério Público e do defensor público. 

O MP tem direito a três recusas no sorteio de jurados.


Terminadas as formalidades para início do julgamento, é lido o relatório do processo e, em seguida, tem-se início a inquirição das testemunhas de acusação e de defesa. 

Logo depois, o réu é interrogado e, depois, inicia-se o debate entre acusação e defesa.

Defensor e promotor têm, cada um, uma hora e meia para apresentar suas teses aos jurados. 
Depois, cada um tem mais uma hora para réplica e tréplica. 

Depois do debate, os jurados são levados para uma sala secreta para dar os votos para cada um dos quesitos que são apresentados pelo juiz.

Com o resultado da votação dos jurados, o magistrado irá realizar a dosimetria da pena, caso o júri condene o réu, e, em seguida, fará a leitura da sentença em plenário.
Imagem mostra qual o posicionamento de cada parte durante júri popular no 1º Tribunal do Júri do Rio (Foto: TJRJ / Divulgação)Imagem mostra qual o posicionamento de cada parte durante júri popular no 1º Tribunal do Júri do Rio (Foto: TJRJ / Divulgação)

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...