Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

terça-feira, abril 14, 2015

Único no Brasil, curso de Gemologia da UFES fortalece mercado de joias

Criada em 2009, graduação forma gemólogos para atuar em diversas áreas


Laboratório de lapidação do curso de Gemologia da UFES (Foto: Daniela Newman)Alunos no laboratório de lapidação do curso de Gemologia da UFES (Foto: Divulgação/Daniela Newman)


Com o objetivo de formar profissionais empreendedores e inovadores, capazes de agregar valor econômico à cadeia produtiva de gemas, joias e afins, foi criado, em 2009, o curso de Gemologia na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). 

Nascido no âmbito do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), o curso de Gemologia, que é único no Brasil, oferece formação em três áreas de conhecimento.

 São elas: Ciências Sociais, com aulas de Economia e Empreendedorismo; Geociências, com disciplinas como Mineralogia e Gemologia; e Artística, que ensina técnicas de lapidação, desenho e montagem de joias.
A proposta do curso é a de fazer com que os futuros profissionais formados sejam capacitados a trabalhar em todas as cadeias produtivas do mercado de joias.

 Ao final da graduação, os formandos estarão aptos a atuar na identificação e avaliação de gemas e joias, abrangendo a lapidação, gravação, cravação e certificação de gemas; design e confecção de joias; artesanato em minerais; comercialização, incluindo importação e exportação; inovação na cadeia produtiva; e pesquisas e laudos em minerais brutos e lapidados.

Segundo explica Jaqueline Carolino, coordenadora do curso, o gemólogo pode contribuir para o fortalecimento do mercado de joias agregando valor às peças com gemas que necessitem de certificações, ou laudos, de sua autenticidade. 

"Isso se dá por meio do emprego do conhecimento científico e técnico nos projetos de lapidação, design e confecção de joias.

 Uma vez que o mercado de joias passa a comercializar produtos que utilizam gemas com certificado de autenticidade, gera-se mais segurança ao cliente. 

E essa segurança faz com que se aumente o volume de negócios”, ressalta Jaqueline.


Durante o curso, alunos aprendem as propriedades das gemas` (Foto: Daniela Newman)


No curso, alunos aprendem as propriedades das
gemas (Foto: Divulgação/Daniela Newman)








































Ao todo, são oferecidas 90 vagas no curso de Gemologia da UFES, sendo 45 por semestre. 

Jaqueline destaca que o público-alvo da graduação inclui pessoas que já desejavam ingressar no Ensino Superior, profissionais já inseridos no mercado de trabalho, ou profissionais de empresas e organizações atuantes na cadeia produtiva de gemas e joias que buscam qualificação de seus colaboradores. 

“O profissional de gemologia também está apto a fazer parte do mercado como empreendedor. 

Ao mesmo tempo, deve-se pensar em uma ação junto ao governo que se exija um gemólogo responsável por cada joalheria. 

Isso faria com que o cliente tivesse maior segurança em relação ao que se está adquirindo”, ressalta.

Conteúdo do curso

Na aula de Mineralogia, os alunos aprendem o básico sobre os minerais em seu estado bruto antes de ser lapidado, bem como algumas de suas propriedades.

 Além disso, os estudantes aprendem a diferenciar, por exemplo, determinadas gemas que podem parecer iguais, como o topázio azul e a água-marinha.

 Esse conhecimento se torna importante a partir do momento em que cada gema passa a ter um valor maior ou menor, permitindo que o produto final tenha um preço adequado.

Já as aulas de lapidação são divididas em três segmentos, acontecendo em três períodos diferentes. 

Nelas, os alunos são introduzidos ao funcionamento do laboratório.

Eles aprendem não só técnicas de lapidação, mas também sobre segurança, incluindo como manusear corretamente serras e maçaricos, além de noções de higiene. 

A partir do 4º período, acontece a aula de Design de Jóias, que é o primeiro contato dos alunos com o processo de produção de uma peça.

 No entanto, os estudantes se preparam para esse momento desde o começo da faculdade, com aulas de desenho e história da joalheria, por exemplo. 

O objetivo é desenvolver o olhar artístico destes futuros profissionais.

O curso visa formar profissionais para as seguintes áreas e atividades:

- Que atuem junto à indústria joalheira e em uma vasta gama de atividades econômicas, nas quais minerais-gemas figurem como insumos, ou produtos finais;

- Desempenhando função multidisciplinar: ora avalia, ora classifica, ora lapida gemas, interagindo com o mercado no aspecto de precificação;

- Atuando nos campos de assessoramento técnico no tratamento de gemas naturais para instituições (avaliação);

- Que desempenhe como profissional liberal atividades técnicas especializadas em uma cadeia de ações complementares, quais sejam: ourivesaria, modelagem, lapidação, cravação de pedras, artesanato em minerais, caracterização gemológica, comercialização de joias nos mercados interno e externo, desenvolvimento de pesquisas, laudos e certificação;


- Que atue nos métodos de reconhecimento entre gemas naturais, sintéticas e imitações.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...