Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sábado, abril 04, 2015

Saúde investiga casos humanos de febre maculosa no Rio Grande do Sul

 Doença é transmitida por carrapatos infectados por bactéria. Vários casos foram registrados no estado nos últimos anos.
 Do G1 RS Facebook febre maculosa RS (Foto: Divulgação/SES)
 febre maculosa RS (Foto: Divulgação/SES)
Armadilha usada para captura de carrapatos (Foto: Divulgação/SES) O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), por meio da Vigilância Ambiental, investiga casos humanos de febre maculosa brasileira no Rio Grande do Sul. 

A doença infecciosa é transmitida por carrapatos infectados por bactéria do gênero Rickettsia. 

 Na última semana de março, as ações ocorreram em Rosário do Sul, município da 10ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), e em Toropi (4ª CRS), para investigar a ocorrência de dois casos da doença, um em cada município, em 2011 e 2014, respectivamente. 

A atividade, que também acontece no município de Lindolfo Collor, neste mês, tem por objetivo compreender o ciclo da doença no Estado, identificando o tipo de carrapato transmissor e o animal silvestre que está servindo como reservatório para a bactéria. 

O município registrou a ocorrência de três casos humanos de febre maculosa, em 2013.

 “Apesar de não existir no Rio Grande do Sul o carrapato estrela, o mais conhecido transmissor da febre maculosa no Brasil, temos diversos registros da doença no Estado. 

Em função disso, estamos aprofundando a investigação dos casos ocorridos nos últimos anos para entender o ciclo de transmissão da doença", ressalta Bárbara Stenzel, veterinária da Vigilância Ambiental em Saúde. 

saiba mais 

 Sobe para 123 o número de casos de dengue registrados no RS em 2015 .

 Em Rosário do Sul e Toropi, a equipe coletou carrapatos e sangue de animais nos locais de residência de pessoas que contraíram a doença. 

As amostras foram encaminhadas para exames laboratoriais. J

á em Lindolfo Collor é feito um trabalho mais amplo, que incluirá sorologia em cães domiciliados no local de ocorrência de casos da doença, a captura de animais silvestres para identificar presença de carrapatos e a circulação da bactéria na região. 

De acordo com a técnica, o carrapato abandona o corpo do animal morto, migrando para as pessoas. 

Portanto, todas as pessoas que costumam entrar em matas, banhar-se em rios ou fazer trilhas devem vistoriar seu corpo a cada três horas para verificar a presença de carrapatos. 

O contato dos animais domésticos com carrapatos também podem ser fator de risco. 

Segundo a Vigilância Ambiental, a febre maculosa brasileira (FMB) é uma doença infecciosa, febril aguda, cuja apresentação clínica pode variar desde as formas leves e atípicas até formas graves, com elevada taxa de letalidade. 

 Os principais sintomas são febre elevada, dor de cabeça e dor muscular intensa e/ou desânimo, seguida de manchas avermelhadas pelo corpo, sobretudo nas regiões de mãos e pés, que podem crescer tornando-se salientes e evoluir para hemorragias. 

O tratamento precoce é essencial para evitar formas mais graves da doença 

Nenhum comentário:

Turista de SP é assassinado com um tiro em casa de veraneio invadida por criminosos; VÍDEO Dupla de bandidos pulou o muro do imóvel em Itanhaém e, depois de ameaçar a vítima, disparou contra ela. Os criminosos levaram um celular. Por g1 Santos

16/03/2024 13h29.  Ativar som Ativar som Homem é assassinado com um tiro dentro de casa após invasão de criminosos. Um homem, de 52 anos, fo...