Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quarta-feira, abril 15, 2015

Sabesp quer aumento de 22,70% na conta de água

Companhia divulgou a investidores que faria pedido nesta quarta a agência.

Sabesp alega perdas com crise hídrica; Arsesp propôs reajuste de 13,87%.

Sabesp quer subir conta de água em 22,7% (BDBR)


Do G1 São Paulo






A Sabesp quer aplicar um reajuste de 22,70% na conta de água, segundo comunicado divulgado pela companhia a investidores nesta quarta-feira (15). 

A autorização seria pedida oficialmente também nesta quarta à agência responsável pelo setor de água e energia no estado de São Paulo, à Arsesp.

O percentual é maior do que os 13,87% propostos pela agência em março. 

A Sabesp justifica o pedido alegando um desequilíbrio financeiro no contrato em razão da previsão de aumento de custos com energia elétrica e da redução de receita motivada pela crise hídrica e pela menor produção de água.
No ano passado, o reajuste foi de 6,49%, aplicado desde dezembro.


HISTÓRICO DE REAJUSTES E PEDIDOS
Novembro de 2013
Sabesp anuncia reajuste de3,14% na tarifa.
Abril de 2014
Arsesp autoriza aumento de 5,44% na conta de água. Percentual não foi aplicado.
Novembro de 2014
Sabesp pede revisão do reajuste após queda de 81% no lucro do 3º trimestre. Arsespautoriza 6,49%.
Março de 2015
Sabesp pede à Arsesp a revisão da tarifa para  “equilíbrio financeiro”.
Arsesp sugere reajuste de 13,8% a partir de 11 de abril.
Sabesp pedirá reajuste maior que os 13,8% propostos.
O novo pedido de reajuste seria feito em audiência pública realizada na sede da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, com participação de representantes da Arsesp.

Segundo a nota divulgada pela companhia, os 22,7% de aumento pedidos incluem 7,80%, referente ao reajuste da tarifa pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), "menos o fator de produtividade e mais o resíduo do ajuste compensatório retroativo, referente a primeira revisão tarifária, e 13,82%, referente a revisão extraordinária."

A proposta de reajuste de 13,87% feita pela Arsesp já considerava um reajuste de 7% de variação do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) desde março do ano passado e um reajuste extraordinário de 6,3% para compensar as perdas apresentadas pela Sabesp.

A audiência aconteceu no último dia da consulta pública feita pela Arsesp sobre o reajuste a ser aplicado. 

Nos próximos dias, deverá ser divulgado o percentual, que será aplicado a partir de maio, mas será retroativo ao mês de abril.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...