Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sábado, abril 11, 2015

Limpeza do trem-bala japonês é realizada em apenas sete minutos

Para o serviço sair impecável, funcionários são treinados em cenário que reproduz perfeitamente um vagão.


O trem-bala japonês é sinônimo não só de rapidez, mas também de pontualidade e de limpeza. 
O correspondente Márcio Gomes foi conhecer uma das equipes responsáveis pelo estado impecável do Shinkansen.
Ninguém fica indiferente diante de um trem-bala. 
As linhas aerodinâmicas fazem do Shinkansen um símbolo do Japão.
 Especialmente quando passa dos 300 quilômetros por hora.
A excelência do Shinkansen depende da velocidade, da segurança, mas também do trabalho de uma turma que os passageiros mal percebem. 
E olha que tudo começa na plataforma de embarque.
Eles circulam discretos. Sabem a hora de cada chegada para, respeitosamente, receber o trem do qual vão cuidar.
 Homens e mulheres responsáveis por outra marca: a limpeza do Shinkansen.
Tão ágeis quanto o próprio trem, cada dupla fica com um vagão. São cem poltronas. 
E, em sete minutos, têm que limpar bandejas, levantar persianas, trocar o encosto, varrer o chão para a próxima viagem.
Não é para qualquer um. 
Eles treinam em um cenário que reproduz perfeitamente um vagão. 
No simulador, tem um banheiro igualzinho ao do trem de verdade. 
Aliás, cuidar dos toaletes é tarefa só para os mais experientes, por causa da complexidade.
Para os novatos, lições básicas: a forma correta de segurar o pano, usar a vassourinha detectora de umidade no estofamento.
Parece fácil, até se tentar. 
O repórter Márcio Gomes só tomou bronca. 
A professora disse que ele se esqueceu de olhar o lixo que as pessoas às vezes jogam entre a janela e o banco.

E ainda tem a preocupação com os detalhes: como a posição do pino que segura as bandejas. 
A professora reclamou que Márcio Gomes deixou o pininho torto. 
Tem que ficar retinho.
A coordenadora do treinamento afirma que todo esse rigor é porque "os clientes merecem o melhor e nossa missão é entregar o Shinkansen o mais bonito possível".
Trabalhando há um ano na limpeza, a senhora Mitaka, de 49 anos, diz que a maior dificuldade é fazer tudo em tão pouco tempo.
 Mas olha a dedicação: "Gosto do trabalho. 
Vou para casa e fico pensando em maneiras de melhorar o meu desempenho".
Orgulho e respeito renovados em cada viagem.

Um comentário:

Ricardo Azevedo Nascimento. disse...

Isso que é competência, habilidade, capacidade, dedicação, responsabilidade, honestidade compromisso e perfeição em suas atividades profissionais que esses nipônicos demonstram ter ao longo dos séculos ! Quisera que a maioria dos países do mundo tivessem herdado essa cultura milenar japonesa, principalmente o nosso Brasil que sofre tanto com a corrupção interminável dos nossos políticos. Porque eles não param de evoluir em suas habilidades profissionais dia após dia. São um verdadeiro exemplo de seriedade em tudo aquilo que realizam. Essa matéria é um verdadeiro tapa na cara na maioria dos profissionais brasileiro e principalmente de servidores públicos do nosso país. Já que foi aprovada a lei de terceirização de empresas no nosso pais agora, seria muito bom que o governo brasileiro permitisse a importação de operários japoneses para assumirem cargos nos diversos setores públicos da administração pública brasileira a nível federal, estadual e municipal para acelerar o desenvolvimento do nosso país que está atrasado há séculos, tudo por falta de competência dos nossos governantes e seus subordinados. Japoneses trabalhando em qualquer área tanto no setor público como privado, é garantia de excelência e evolução no trabalho. Basta vê o trabalho que é realizado no setor de Educação Ambiental do Saaep através de suas educadoras ambiental que tem mantido esse órgão da prefeitura municipal de Parauapebas em evidência desde que o prefeito Valmir assumiu o comando do nosso município. O Saaep, ainda que com a queda de sua qualidade de serviços prestados para a população em 50% com a ausência do Gesmar, é o único setor que ainda representa o cartão postal da administração do governo do prefeito Valmir. Sabem qual é o segredo disso ? É aquela japonesa que comanda o departamento de meio ambiente de nome Gina Miuki Mikawa. Ela como coordenadora desse setor, tem sido um grande exemplo de dedicação e profissionalismo no que faz. Tanto que no ano passado ela conseguiu realizar 15 cursos pela Agência Nacional de Águas, a ANA conforme podemos constatar em matéria publicada neste blog. Isso é algo inédito no mundo, e principalmente por um brasileiro. Na minha opinião, o talento desta japonesa está sendo desperdiçado no governo do prefeito Valmir, porque o potencial que ela tem, era para ela está assumindo qualquer uma das secretarias do governo do Valmir, não que o setor que ela atua não seja de grande importância, mas porque o talento e capacidade dela poderia ser muito mais explorada e aproveitada do que está sendo pelo prefeito Valmir. Tanto prova isso, que só depois que ela assumiu esse setor do Saaep foi que essa autarquia da prefeitura municipal de Parauapebas se transformou na grande referência que é. Que essa matéria da eficiência dos japoneses na limpeza dos trens balas japonês, sirva de reflexão para todos nós brasileiros e principalmente para os políticos que governam o nosso país.

Turista de SP é assassinado com um tiro em casa de veraneio invadida por criminosos; VÍDEO Dupla de bandidos pulou o muro do imóvel em Itanhaém e, depois de ameaçar a vítima, disparou contra ela. Os criminosos levaram um celular. Por g1 Santos

16/03/2024 13h29.  Ativar som Ativar som Homem é assassinado com um tiro dentro de casa após invasão de criminosos. Um homem, de 52 anos, fo...