Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

domingo, abril 05, 2015

Bombeiros já usaram 5 bi de litros d'água em incêndio; fogo continua

Trabalho dos profissionais em área industrial de Santos começou na quinta.
No momento, quatro tanques de combustíveis estão pegando fogo.

Do G1 Santos
Nese sábado (4), um sexto tanque foi atingido pelas chamas, dois já extinguiram chamas (Foto: Sérgio Furtado/G1) 
Nesse sábado (4), sexto tanque foi atingido pelas chamas (Foto: Sérgio Furtado/G1)
Mais de 100 homens do Corpo de Bombeiros seguem trabalhando sem intervalos para controlar o incêndio que atinge uma área industrial em Santos, no litoral de São Paulo, desde a última quinta-feira (2). 

Neste sábado (4), uma nova explosão aconteceu e o sexto tanque foi atingido pelas chamas. 

No momento, um tanque de álcool e três de gasolina estão pegando fogo.

Acompanhe a cobertura do incêndio em Tempo Real


 
O incêndio na empresa Ultracargo começou por volta das 10h da última quinta-feira (2) e atingiu seis tanques de combustível, sendo que, por volta das 6h deste domingo (5), quatro permaneciam pegando fogo.

 A temperatura no local chega a 800°C. 

Ainda não há um prazo para o término dos trabalhos.

 Até agora, os bombeiros utilizaram quase cinco bilhões de litros de água do mar para combater o incêndio.

Segundo os bombeiros, ninguém morreu no incêndio.

 Pelo menos 15 pessoas que trabalhavam no local, entre funcionários e bombeiros, precisaram de atendimento 

já que inalaram fumaça. 

Todas foram liberadas.

Dois tanques da área industrial da empresa Ultracargo já tiveram seus componentes queimados e não apresentam mais riscos para o trabalho dos bombeiros. 

Assim como aconteceu na sexta-feira (3) e no sábado, o trabalho segue sendo o resfriamento dos tanques que não foram atingidos. 

 No momento, os profissionais atuam diretamente em 41 dos 58 tonéis da empresa.

O Prefeito de Santos, no litoral de São Paulo, Paulo Alexandre Barbosa, procurou tranquilizar a população da cidade com relação a uma possível evacuação por conta do incêndio e solicitou apoio do Governo Federal. 

"Tínhamos um caminhão da Petrobras, agora teremos mais três caminhões chegando, além de outros três equipamentos de auxilio. 

O monitoramento naquele momento mostrou que não precisaria desses novos recursos, mas já não é a situação de agora. 

O momento mudou, o que não significa um agravamento", explica.


Bombeiros continuam trabalhos em incêndio na Alemoa (Foto: Sérgio Furtado/G1)Bombeiros continuam trabalhos em incêndio na Alemoa (Foto: Sérgio Furtado/G1)
O Governo do Estado de São Paulo instalou neste sábado um gabinete de crise para acompanhar e tomar providências com relação ao incêndio. 

 Fazem parte do gabinete o vice-governador de São Paulo, Márcio França, os secretários Saulo de Castro (Governo), José Roberto Rodrigues de Oliveira (Casa Militar), Alexandre de Moraes (Segurança Pública) e Patrícia Iglecias (Meio Ambiente), além do comandante do Corpo de Bombeiros, Marco Aurélio Alves Pinto, e do subsecretário de Comunicação, Marcio Aith. 

Também participam do gabinete o Prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, representantes da Secretaria de Meio Ambiente e da Defesa Civil da cidade, além da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb).

Segundo o vice-governador, a criação do gabinete de crise foi um pedido do governador Geraldo Alckmin.

 "A função desse gabinete é centralizar as decisões durante 24 horas por dia. 

Queremos integrar as três esferas de comando do governo", explicou Márcio França.

De acordo com a Defesa Civil de Cubatão, as equipes de plantão estão monitorando o município, já que as chamas e a fumaça estão direcionadas para a cidade.

 Nesta sexta-feira (3), duas pessoas acionaram as autoridades reclamando de fuligem na região do bairro Jardim Casqueiro.

 As unidades de atendimento de saúde emergencial da cidade não receberam nenhum caso relacionado a possíveis efeitos da fumaça do incêndio.


Peixes mortos foram encontrados no canal do Porto de Santos (Foto: Reprodução/TV Tribuna) 
Peixes mortos foram encontrados no canal do Porto de Santos (Foto: Reprodução/TV Tribuna)
A Secretária do Meio Ambiente, Patrícia Iglecias, alertou a população sobre a aparição de peixes mortos na região.

 Apesar de não poder afirmar se existe uma relação entre os animais e o incêndio, ela recomenda que a população não consuma os peixes.

Desde a noite de sexta-feira, a Prefeitura de Santos envia mensagens via SMS ou por voz para 466 mil celulares e telefones fixos cadastrados junto a administração municipal. 

Na mensagem, os moradores eram avisados que o incêndio no bairro Alemoa estava sob controle e que a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental monitora permanentemente a qualidade do ar, além de avisar que o incidente não oferecia riscos à população.

O comandante da operação, Wagner Bertollini Junior, salientou que os tanques possuem um sistema para retirar o combustível, entretanto ele não funcionou. 

Alguns tanques chegaram a derreter por causa do calor.

 Os bombeiros usam água e espuma para amenizar a temperatura.

 "Os sistemas foram danificados e os tanques não estão podendo ser esvaziados por baixo. 

Então eles estão em uma situação quase que surreal porque eles continuam cheios em volta de um tanque pegando fogo.

 Essa que é a nossa grande dificuldade", diz.

O acesso de embarcações às áreas ao redor do incêndio na Ultracargo teve que ser limitado após o fogo se alastrar.

 "Os terminais de Santos próximos do incêndio estão fechados e o canal que dá acesso aos terminais de Cubatão também foi bloqueado por motivos de segurança, já que ele é estreito”, conclui o Capitão da Marinha Ricardo Gomes.



Capitão do Corpo de Bombeiros, Marcos Palumbo, esteve em Santos (Foto: Guilherme Lucio / G1) 
Porta-voz dos bombeiros disse que há dificuldades de conter chamas (Foto: Guilherme Lucio/G1)
Resfriamento de tanques

Segundo os bombeiros, o foco dos trabalhos é no resfriamento dos tanques que ainda não foram atingidos.


 A temperatura média no foco principal do incêndio gira em torno dos 800ºC. 

Por causa do calor, os bombeiros ficam a uma distância de 100 metros do local das chamas para fazer a contenção do fogo. 

A água não é direcionada para as labaredas, já que o líquido evapora antes de atingir o chão por causa do calor.

A internauta Josilayne Carvalho registrou uma das explosões no local (veja o vídeo abaixo).

 Por volta das 18h10 de quinta-feira, uma nova explosão causou correria entre profissionais da imprensa e bombeiros, que precisaram se reposicionar.



A Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) informa que a área atingida fica fora do Porto e que enviou a sua Brigada de Incêndio da Guarda Portuária para ajudar no combate ao incêndio.


 Já o Corpo de Bombeiros afirma que equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), da Defesa Civil, da Sabesp e da Polícia Militar também acompanham os trabalhos.

Por causa do incêndio, a entrada do Porto de Santos, pela Via Anchieta, foi fechada. 

Seis navios que estavam atracados nos dois terminais próximos ao local do incêndio interroperam suas operações e foram retirados da região. 

Uma empresa, que fica a 2 km do local do incêndio, emitiu alerta para os funcionários deixarem a área devido ao risco de serem atingidos por destroços caso haja uma grande explosão.

De acordo com apuração da reportagem, 93 bombeiros trabalham no local, com apoio de 22 viaturas, sendo que oito delas foram enviadas da capital paulista.

A empresa

O local onde ocorre o incêndio abriga 175 tanques de capacidade de até 10 mil m³, cada um, em uma área de 183.871 m². 


A Ultracargo possui 58 tanques, com capacidade de até 6 milhões de litros, e armazena produtos como combustíveis, óleos, vegetais, etanol, corrosivos e químicos.


Incêndio em Santos (Foto: Arte / G1)

Incêndio atinge tanques de combustível em Santos, no litoral de São Paulo (Foto: Paulo Whitaker/Reuters)Fogo atingiu tanques de combustível; temperatura no local é de 800 ºC (Foto: Paulo Whitaker/Reuters)

Cinco tanques acabaram pegando fogo; bombeiros trabalham desde o dia 2 (Foto: Diego Lameiro / Arquivo Pessoal)Cinco tanques pegaram fogo; bombeiros trabalham desde o dia 2 (Foto: Diego Lameiro / Arquivo Pessoal)

Helicóptero Águia da Polícia Militar presta apoio em Santos (Foto: Roberto Strauss / G1)Helicóptero Águia da Polícia Militar presta apoio em Santos (Foto: Roberto Strauss / G1)

Equipes do Corpo de Bombeiros tentam evitar que sexto tanque de combustíveis seja atingido (Foto: Roberto Strauss / G1)Bombeiros tentam evitar que sexto tanque de combustíveis seja atingido (Foto: Roberto Strauss / G1)

Nuvem escura criada por fumaça podia ser vista de vários pontos de Santos, SP (Foto: Ivair Vieira Jr/G1)Nuvem escura criada por fumaça podia ser vista de vários pontos de Santos, SP (Foto: Ivair Vieira Jr/G1)

Tanques foram atingidos pelas chamas; testemunhas relataram explosões em sequência (Foto: Roberto Strauss / G1)Tanques foram atingidos pelas chamas; testemunhas relataram explosões (Foto: Roberto Strauss/G1)

Fogo e fumaça podem ser avistadas de São Vicente, litoral de São Paulo (Foto: Bruno Giufrida / G1)Fogo e fumaça podem ser avistadas de São Vicente, litoral de São Paulo (Foto: Bruno Giufrida/G1)

Motoristas ficaram assustados com o incêndio em Santos (Foto: Joel Reis / Arquivo Pessoal)Motoristas ficaram assustados com o incêndio em Santos (Foto: Joel Reis/Arquivo Pessoal)

Nenhum comentário:

Turista de SP é assassinado com um tiro em casa de veraneio invadida por criminosos; VÍDEO Dupla de bandidos pulou o muro do imóvel em Itanhaém e, depois de ameaçar a vítima, disparou contra ela. Os criminosos levaram um celular. Por g1 Santos

16/03/2024 13h29.  Ativar som Ativar som Homem é assassinado com um tiro dentro de casa após invasão de criminosos. Um homem, de 52 anos, fo...