Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quinta-feira, março 12, 2015

Brasil registra número recorde de queimadas no início do ano, diz Inpe

Foram registrados 6.948 focos de incêndio no país, segundo o instituto.
Número de janeiro e fevereiro é o maior da série histórica (desde 1999).

 

Eduardo Carvalho e Thiago Reis Do G1, em São Paulo
Na área, árvores tiveram raízes queimadas e correm o risco de cair (Foto: Pedro Silva/Divulgação)Queimadas no primeiro bimestre de 2015 tiveram aumento recorde, diz Inpe (Foto: Pedro Silva/Divulgação)
 
 
Queimadas no Brasil.
 
1º bimestre de 2015 teve recorde de incêndios florestais
6.9484.182Jan/Fev 2015Jan/Fev 20140k2,5k5k7,5k
 
Inpe
 
O Brasil registrou nos dois primeiros meses deste ano 6.948 focos de incêndio. 

Trata-se do maior número de queimadas já registrado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) em janeiro e fevereiro desde 1999, quando os satélites começaram a captar os focos de calor pelo país ao longo de todo o ano.

O número de 2015 é 66% maior que o verificado no ano passado (que teve 4.182 focos) e quase 100% superior à média histórica para o período.

Responsável pelo monitoramento de queimadas no país, o pesquisador Alberto Setzer, do Inpe, diz que a alta pode ter relação com o aumento da taxa de desmatamento na Amazônia Legal. 

A taxa de desflorestamento (corte raso) aumentou 40% entre novembro de 2014 e janeiro de 2015 em relação ao mesmo trimestre de 2014, segundo o Inpe.

O Ibama nega esta relação e afirma que tem reforçado o monitoramento.

O Mato Grosso é um dos maiores responsáveis pela estatística. 

Só no Estado do Centro-Oeste, foram registrados 1.502 focos nos dois primeiros meses deste ano (mais de 1/5 de todos os registros). 

Pará, com 833, e Roraima, com 748, aparecem logo atrás.

Maranhão é quarto que mais registrou queimadas, com 589 focos, seguido de Bahia, com 399, e Mato Grosso do Sul, com 374 pontos de calor.

Desmate e queimadas: aliança de risco. 


De acordo com Alberto Setzer, ainda é cedo para avaliar se o restante de 2015 seguirá a tendência do primeiro bimestre. 

Ele alega que uma das causas prováveis do aumento das queimadas é o maior desmatamento da Amazônia Legal.

Dados do Sistema de Detecção em Tempo Real, o Deter, também divulgados pelo Inpe, contabilizaram aumento de 40% do corte raso (desflorestamento total) no bioma entre novembro de 2014 e janeiro de 2015 em relação ao mesmo trimestre anterior.

“O crescimento de focos na região amazônica corresponde à elevação do desmate, já que o fogo é utilizado para eliminar as árvores”, explica Setzer.

Ele afirma que todas as queimadas registradas são resultantes da atividade humana, alegando que menos de 0,1% dos incêndios ocorrem por causas naturais, número considerado por ele como “desprezível”.

Ibama nega aumento no desmate
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais, o Ibama, nega aumento do desmatamento na Amazônia Legal, alegando que os dados divulgados recentemente, o Deter, não são usados como medida, já que são gerados em imagens de baixa resolução.

“O desmatamento é medido anualmente através do Prodes (Projeto de Monitoramento da Floresta Amazônica Brasileira por Satélite). 


[O Deter] serve para orientar as operações de conservação da floresta”, explica a nota enviada ao G1.

“O que tem sido observado pela fiscalização do Ibama é que o cenário atual está semelhante ao do ano passado, onde foi constatada uma queda de 18% do desmatamento do bioma”, complementa o instituto.

Sobre uma maior fiscalização das queimadas, o instituto diz que foca na contenção de focos em áreas de proteção federais, como terras indígenas, projetos de assentamentos e apoio na defesa de unidades de conservação federais.

O órgão alega que tem reforçado o monitoramento em Roraima e no Sul da Bahia, consideradas regiões críticas atualmente, e prevê a contratação de 1.400 brigadistas ao longo do ano, que serão divididos em 70 equipes por todo o país.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...