Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quarta-feira, fevereiro 18, 2015

PCJ alerta que Cantareira só deixará volume morto após 100 dias de chuva


Sistema abastece a Região Metropolitana de São Paulo e o interior.
Especialistas estão preocupados com o período de seca no estado.

Do G1 Campinas e Região
 
Estudo do Consórcio das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ) aponta que seriam necessários 100 dias de chuvas para recuperar a reserva técnica, conhecida como volume morto, do Sistema Cantareira.

O manancial é responsável pelo abastecimento  da Grande São Paulo e de cidades do interior.  

Mas o que preocupa técnicos do Grupo de Eventos Extremos do PCJ é que o período de  estiagem começa em abril, ou seja, em 40 dias.

“Fevereiro está razoável (volume de chuvas).  

Mesmo assim vamos ter problemas. 

Em abril, teremos uma redução drástica de chuvas e entramos na fase seca”, alerta o pesquisador do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Unicamp Hilton Silveira Pinto. 

Nesta quarta-feira (18), devido ao volume de chuvas, O nível das represas do Sistema Cantareira passou de 8,3% para 8,9%, informou o boletim divulgado pela Sabesp.

Em abril de 2014, a estiagem  no estado de São Paulo começou com o Cantareira em  13,03% do volume útil, segundo o PCJ.

Represa do Sistema Cantareira em Nazaré Paulisa (Foto: Reprodução EPTV) 
Represa do Sistema Cantareira em Nazaré
Paulista quase seca (Foto: Reprodução EPTV)
 
Para tentar amenizar a situação, o secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz, orienta que as cidades precisam reservar a água que passa pela calha dos rios do interior para enfrentar o período seco.

Restrição

No interior, se a vazão dos rios das bacias do PCJ caírem é possível que se inicie a restrição de outorgas, de acordo com determinação da Agência Nacional de Águas (Ana) em vigor desde janeiro de 2015.


Se o estado de restrição for acionado, ocorre redução de 20% de captação do volume outorgado diário para abastecimento público e para matar a sede de animais.

 Já para o uso industrial e irrigação, a redução é de 30% do volume diário outorgado.

Os demais usos deverão ser paralisados no estado de restrição. Todos os boletins divulgados até segunda-feira (16) mantiveram os rios sem restrição. 

O próximo ocorre nesta quinta-feira (19).

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...