Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

segunda-feira, fevereiro 09, 2015

5 coisas que SP precisa fazer para enfrentar a crise da água

  Torneira pingando
São Paulo – A possibilidade de ficar sem água já assusta os moradores de São Paulo, e muitos se perguntam o que mais seria possível fazer para enfrentar a crise hídrica no estado.
 Foi pensando nisso que a Aliança pela Água, grupo com mais de 40 organizações, lançou hoje um documento com propostas de ações práticas emergenciais para encarar o problema.
Dentre as principais sugestões estão: 1) a criação de uma força tarefa para enfrentar a seca; 2) a melhoria na comunicação sobre o tema e 3) a fiscalização do uso da água. 
As entidades também pedem mais informações sobre as obras pretendidas pela Sabesp. 
Segundo elas, a companhia não apresentou cronograma nem orçamento à população.
Sob o título de “Chamado à ação sobre a crise hídrica”, o texto critica a forma como a gestão do governador Geraldo Alckmin (PSDB) vem lidando com a situação.
 Para as entidades que formularam as propostas, ainda falta transparência e coordenação por parte do governo estadual.
 Contatada pela reportagem, a gestão Alckmin rebate dizendo que está trabalhando.
Veja abaixo cinco propostas de ação para enfrentar a falta de água em São Paulo, e algumas respostas do governo estadual sobre elas.
 De acordo com Marussia Whately, especialista em gestão de recursos hídricos e membro da Aliança pela Água, o objetivo é apresentar essas propostas ao governo do estado.
Força tarefa para enfrentar a crise
A sugestão da Aliança pela Água é que seja criado um grupo com a participação dos governos federal, estadual e municipal, entidades da justiça (como Ministério Público e defensorias), além de organizações da sociedade civil.
A ideia é que essa força tarefa planeje a aplicação de medidas como redução de pressão, racionamento e rodízio de água, definindo um cronograma em conjunto com as prefeituras. 
Também é proposta a criação de uma central para acompanhamento da situação das chuvas e dos reservatórios, além de uma sala de imprensa, para coordenar a comunicação.
O governo afirma que já criou o Comitê de Crise Hídrica no âmbito da região metropolitana. 
E diz inclusive que convidou entidades da Aliança pela Água para integrá-lo.
No entanto, de acordo com Marussia Whately, a atuação do Comitê ainda é restrita.
 “Esse Comitê não inclui uma série de atores.
 A secretaria de agricultura, por exemplo, não está lá. 
Apesar de a agricultura ser o maior consumidor de água. 
Também não há representantes do governo federal, ou de municípios de fora da região metropolitana”, avalia a especialista.
 “Nosso entendimento é que é preciso uma força tarefa mais ampla”, afirma.
Mais clareza na comunicação
A avaliação da Aliança pela Água é de que há falhas graves neste aspecto.
 “A comunicação ainda está muito longe do ideal. 
 Vemos muita especulação. 
O anúncio da possibilidade de um racionamento, por exemplo, foi feito de tal forma que começa a gerar uma sensação de pânico. Isso não ajuda. 
É preciso ter mais clareza”, afirma Marussia.
Para isso, a entidade propõe a criação de um canal de atendimento direto à população, para prestar esclarecimentos sobre a redução da pressão da água ou o racionamento.
Além disso, campanhas de conscientização para quem armazena água em casa, com o objetivo de não permitir a propagação de doenças como a dengue.
Cidades organizadas para a falta d’água
As entidades acreditam que já é hora de pensar em como as cidades devem se organizar caso haja de fato um rodízio.
Dentre as ações, é preciso traçar uma forma de garantir o abastecimento para serviços essenciais como hospitais, postos de saúde, escolas, creches, asilos, bombeiros e postos de polícia.
Outro ponto levantado se refere à logística necessária para o abastecimento de alguns locais com caminhões-pipa. 
Para as entidades, é necessário traçar planos de tráfego para esses veículos, principalmente em cidades congestionadas como São Paulo.
Outra necessidade, segundo o documento, é a realização de reparos na rede de distribuição para minimizar os vazamentos.
Prazos e orçamento para as obras da Sabesp
Sistema de captação de água do sistema de abastecimento Cantareira na represa de Jaguari, em Joanópolis© Paulo Whitaker/Reuters Sistema de captação de água do sistema de abastecimento Cantareira na represa de Jaguari, em Joanópolis
A Aliança pela Água critica a forma como têm sido divulgadas as obras previstas pela Sabesp para enfrentar o problema.




“A Sabesp divulgou na imprensa um pacote de obras emergenciais para ampliar a capacidade de produção e tratamento de água nos sistemas Alto Tietê e Guarapiranga. 
Até o momento, no entanto, não foram apresentados prazos e orçamentos detalhados”, diz o documento.
O governo do estado, através da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos, afirma que há uma série de obras em andamento. 
O órgão cita a obra do sistema São Lourenço, que vai gerar 4,7 metros cúbicos de água por segundo. 
O investimento é de R$ 2,2 bilhões e a conclusão das obras está prevista para 2017.
Fiscalização do uso da água
Para as entidades já é hora de regulamentar e orientar a população para o armazenamento de água da chuva através de cisternas. 
Também é necessário, segundo a entidade, aumentar a fiscalização do uso da água subterrânea e de nascentes.
A entidade sugere ainda criar um mutirão de testes para aferir a qualidade da água em poços e nascentes, e também a regulamentação do reuso da água de piscinões.
O governo do estado diz que está distribuindo caixas d’água de forma gratuita para a população de baixa renda a fim de manter o abastecimento por 24 horas.
 Fonte: Exame.comExame.com

Nenhum comentário:

Turista de SP é assassinado com um tiro em casa de veraneio invadida por criminosos; VÍDEO Dupla de bandidos pulou o muro do imóvel em Itanhaém e, depois de ameaçar a vítima, disparou contra ela. Os criminosos levaram um celular. Por g1 Santos

16/03/2024 13h29.  Ativar som Ativar som Homem é assassinado com um tiro dentro de casa após invasão de criminosos. Um homem, de 52 anos, fo...