Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quinta-feira, janeiro 29, 2015

Exame do Cremesp reprova 55% dos alunos recém-formados em medicina


Índice é menor do que o do ano anterior, de 59,2%.
Reprovação não impede obtenção do diploma e exercício da profissão. 

 

Cauê Fabiano Do G1, em São Paulo
Números mostram alto índice de reprovação no Exame do Cremesp (Foto: Cauê Fabiano/G1)Números mostram alto índice de reprovação no exame do Cremesp (Foto: Cauê Fabiano/G1)

Dos 2.891 recém-formados em medicina que fizeram o exame do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), 55% do total (1.589 estudantes) foram reprovados. 

O índice é menor do que o registrado no ano passado, quando 59,2% não acertaram o mínimo exigido (60% das questões) e foram reprovados. 

Mas foi maior do que em 2013 - índice de 54,2% de reprovados. 

Todo estudante que se formou em medicina e quer se inscrever no conselho paulista precisa fazer o exame para poder tirar o registro do CRM (Conselho Regional de Medicina) e atuar como médico no estado. 

Apesar de ser um exame obrigatório, mesmo quem for reprovado também pode obter o registro.

Isso porque, por força de lei, o conselho não pode condicionar o registro médico ao resultado de uma prova. 

Para tanto, seria preciso uma lei federal, como acontece com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
O exame do Cremesp de 2014, realizado em outubro passado, apontou também que a reprovação foi maior entre os formados em instituições de ensino privadas (65,1%). 

Entre os alunos de escolas públicas, o índice foi de 33%.

Com abstenção de apenas 0,9%, o número de participantes em 2014 foi o maior desde que o exame começou a ser aplicado, há dez anos.
Exame avalia conhecimento de recém-formados em medicina (Foto: Reprodução/TV Globo)Exame avalia conhecimento de recém-formados em medicina (Foto: Reprodução/TV Globo)
 

Erro em questões consideradas fáceis.

Segundo critérios da Fundação Carlos Chagas (FCC), que aplicou o exame, 33% das questões foram consideradas "fáceis", 4,6% foram "muito fáceis" e 32,4%, "médias". As demais questões (29,6% do total) eram "difíceis".


O Cremesp afirma que os recém-formados erraram questões básicas sobre atendimento inicial de vítima de acidente automobilístico, atentado de vítima de ferimento por arma branca, pneumonia, pancreatite aguda e pedra na vesícula.

Por exemplo, dois a cada três candidatos erraram o diagnóstico de uma lactante de seis semanas com tosse leve há dez dias, sem febre e com a respiração acelerada. 

Este mesmo percentual não soube avaliar o risco operatório para uma mulher com pedra na vesícula, diabética, hipertensiva e com histórico de angina (estreitamento de artérias que provoca dor no peito) durante esforços moderados.
Dr. Braulio Luna Filho, 1º secretário e coordenador do exame e Dr. Renato Azevedo Júnior, presidente do Cremesp (Foto: Cauê Fabiano/G1)Dr. Braulio Luna Filho, presidente do Cremesp e coordenador do exame, e Dr. Renato Azevedo Júnior, primeiro secretário do Conselho (Foto: Cauê Fabiano/G1)

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...