Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sábado, dezembro 13, 2014

Prefeitura suspenderá coleta de lixo de grandes geradores de resíduos em 2015


Exibindo IMG_6027.jpg
De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, os grandes produtores de lixo devem se responsabilizar por sua destinação final. 

Com o objetivo de preparar a classe empresarial para aplicação dessa política no município, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) realizou uma reunião com entidades que os representam.

A reunião ocorreu na sexta-feira (5) da última semana, no auditório da Semma, com a presença dos empresários Marksan Gomes da Silva, representando a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), e Leonardo Pinheiro, da Associação Comercial e Industrial de Parauapebas (Acip).

Durante o encontro, o titular da Semma, André Rosa, apresentou a problemática do aumento da geração de resíduos em decorrência do crescimento populacional acelerado do município, destacou os custos do poder público para realização do serviço e reforçou a viabilidade de implantação de empresas de reciclagem.

“Queremos mais indústrias de recicláveis instaladas no município e que os grandes geradores se responsabilizem pela destinação final dos seus resíduos. Desta forma, vai diminuir a demanda para o aterro controlado municipal, contribuindo com o meio ambiente e gerando mais renda para a cidade”, destacou André Rosa.

De acordo ainda com o secretário, Parauapebas já conta com seis empresas cadastradas e licenciadas no segmento de reciclagem e outras 10 já solicitaram licenciamento. 

“Hoje temos na cidade empresas que reciclam plásticos, garrafa pet e confeccionam sacolas. 

Para funcionar, essas empresas têm que comprar resíduos de outros municípios”, informa.

Markzan Gomes afirmou que a CDL vai colaborar com a ação. 

“Vamos tomar as providências e informar os lojistas e os varejistas de nossa cidade. 

Acredito que vai ser benefício para todos. 

É um projeto de longo prazo, mas que vai beneficiar. 

E a CDL vai apoiar no que for preciso”, prometeu o empresário.

“Vamos sensibilizar nossos associados de que o projeto é de suma importância para toda a população, pois tem viabilidade econômica e vai gerar emprego e renda para a nossa cidade”, reforçou Leonardo Pinheiro.

Plano de ações

De acordo com o plano de ação desenvolvido pelo departamento Município Verde, da Semma, antes da reunião com representantes da classe empresarial foram desenvolvidas as seguintes ações: levantamento dos 100 maiores geradores de resíduos de Parauapebas; elaboração do Termo de Notificação com prazo de 60 dias para regularização; parceria com o Departamento de Arrecadação Municipal (DAM) para a inclusão da Licença de Operação, emitida pela Semma, como condição para liberação do alvará de funcionamento; e levantamento de empresas que fazem coleta no município.

As próximas ações que serão realizadas são reunião com empresas coletoras de resíduos; notificação das empresas classificadas como grandes geradoras de resíduos; workshop com grandes geradores e empresas que recebem esses resíduos e oferecem destinação ambientalmente adequada; fiscalização contínua para regularização dos empreendimentos; suspensão das coletas de resíduos por parte da prefeitura; e fiscalização para que os resíduos não sejam mais coletados.


Texto: Karine Gomes
Fotos: Anderson Souza 

Prefeitura Municipal de Parauapebas | Assessoria de Comunicação Social
Núcleo de Imprensa | imprensa@parauapebas.pa.gov.br
(94) 3356-0531 / 3346-1005 - Ramal 2079  | (94) 8807-7734
www.parauapebas.pa.gov.br
 
 
 
 
Exibindo IMG_6039.jpg 
 
 Exibindo IMG_0397.jpg
 

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...