Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

terça-feira, dezembro 30, 2014

Parentes fazem última visita do ano aos presos da Operação Lava Jato

Empresários vão passar a virada de ano na carceragem da Polícia Federal.
Familiares não puderam levar bebidas alcoólicas para os réus.

 

Do G1 PR
Familiares não puderam levar alimentos especiais para os presos (Foto: Daiane Baú/G1)Familiares não puderam levar alimentos especiais para os presos (Foto: Daiane Baú/G1)


Os presos da Operação Lava Jato, que investiga um esquema de lavagem e desvio de dinheiro de bilhões de reais, recebem nesta terça-feira (30) a última visita de familiares do ano na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba. 

Normalmente, a visita aos detentos ocorre às quartas-feiras, porém, devido ao feriado de Ano Novo foi antecipada. 

Os familiares foram informados que não poderiam levar comidas especiais ou bebida alcoólica para os investigados.

Entre as pessoas que continuam detidas na Polícia Federal estão executivos de algumas das maiores empreiteiras do país, como OAS, Camargo Corrêa e Mendes Júnior. 

Além deles, o doleiro Alberto Youssef, apontado como operador do esquema de desvio de dinheiro na Petrobras e líder de uma quadrilha de lavagem de dinheiro também permanece detido. 

Até o momento, 39 investigados se tornaram réus no processo, sendo 27 ligados às empreiteiras.

O período de visitas durou toda a tarde. Cada grupo podia ficar até 20 minutos com o preso que foi visitar. Nenhum parente quis dar declarações à imprensa sobre a situação dos detidos.

Em fevereiro de 2015, os primeiros depoimentos dos agora réus no processo serão colhidos e, segundo o Jornal Nacional, os executivos terão de explicar à Justiça Federal se houve pagamento de propina e lavagem de dinheiro em todos os contratos listados na planilha.

Entenda a Lava Jato

A Operação Lava Jato começou apurando um esquema de lavagem de dinheiro e evasão de divisas que teria movimentado cerca de R$ 10 bilhões. 


A investigação acabou resultando na descoberta de um grande esquema de desvio de recursos da Petrobras, segundo a Polícia Federal e o Ministério Público Federal.

Na primeira fase da operação, deflagrada em março deste ano, foram presos, entre outras pessoas, o doleiro Alberto Youssef, apontado como chefe do esquema, e o ex-diretor de Refino e Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa.

A sétima fase da operação policial, no mês passado, teve como foco executivos e funcionários de nove grandes empreiteiras que mantêm contratos com a Petrobras em um valor total de R$ 59 bilhões.

Parte desses contratos está sob investigação da Receita Federal, do MPF e da Polícia Federal. 

Ao todo, foram expedidos na sétima etapa da operação 85 mandados em municípios do Paraná, de Minas Gerais, de São Paulo, do Rio de Janeiro, de Pernambuco e do Distrito Federal.

VALE ESTE - Arte Lava Jato 7ª fase (Foto: Infográfico elaborado em 15 de novembro de 2014)

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...