Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sábado, dezembro 06, 2014

China prende ex-chefe de polícia e ex-ministro de Segurança

Zhou Yongkang é suspeito de corrupção e de divulgar segredos de Estado.
Ele foi expulso do Partido Comunista Chinês.

 

Da EFE
O então chefe de polícia e segurança chinês Zhou Yongkang em foto de 2012 (Foto: Ng Han Guan/AP) 
O ex-chefe de polícia e segurança chinês Zhou Yongkang em foto de 2012. (Foto: Ng Han Guan/AP)
 
 
O ex-chefe de polícia e ex-ministro de Segurança da China, Zhou Yongkang, foi detido e expulso do Partido Comunista (PCCh), acusado de corrupção e de divulgar segredos de Estado, entre outros delitos, publicou neste sábado (6) a agência oficial "Xinhua".

A investigação contra o ex-ministro, que foi anunciada no final de julho, "provou que Zhou violou a disciplina política, organizativa e confidencial do Partido", segundo a agência, que acrescentou que o político "se aproveitou de sua posição para buscar benefícios e aceitou o pagamento de propina em grande quantidade".

Zhou, a figura de maior peso político a ser alvo da campanha anticorrupção do presidente Xi Jinping, é acusado também de 'abusar de seu poder para ajudar parentes, amantes e amigos, através de operações de negócios que resultaram em sérias perdas para as empresas estatais' chinesas. 

Além disso, 'vazou segredos de Estado e do Partido, cometeu adultério com um grande número de mulheres e utilizou seu poder para obter sexo e dinheiro'.

A agência acrescentou que foram encontradas 'provas de mais crimes' cometidos por Zhou durante a investigação. 

"O que Zhou fez viola seriamente a disciplina do Partido, sua natureza e sua missão", diz o comunicado divulgado pela Xinhua.


O político, de 71 anos, fez carreira no partido e se transformou em diretor-geral da China National Petroleum Corporation entre 1996 e 1998. 

Sua ascensão no PCCh o levou a ser duas vezes ministro, de Terras e Recursos e de Segurança Pública.

Também governou a rica província de Sichuan, no oeste do país, e ocupou um cargo no Comitê Permanente do PCCh, no qual são tomadas as principais decisões do país.

Este último cargo, que desempenhou entre 2007 e 2012 quando o Comitê contava com nove membros (agora são sete), o transforma no primeiro funcionário do mais alto escalão a ser detido desde 1976.

Agora, o caso de Zhou passará a ser responsabilidade da procuradoria do país, que anunciou a abertura de uma investigação contra ele, de modo que ainda terá que ser indiciado para que aconteça um eventual julgamento.

O jornal oficial "Diário do Povo" deu boas-vindas à detenção de Zhou e garantiu que 'a decisão mostra que o Partido persiste em sua crença de salvaguardar os interesses fundamentais do povo'. 

"A decisão tem a aprovação do Partido e do povo", afirmou a publicação em seu editorial.

O caso contra Zhou é o de maior peso depois que seu protegido, Bo Xilai, ex-dirigente de Chongqing e um dos políticos mais carismáticos da China, foi condenado à prisão perpétua por corrupção e abuso de poder em setembro do ano passado.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...