Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quarta-feira, novembro 05, 2014

Rita Maia: Sinônimo de competência e profissionalismo




 

 A administração pública municipal de Parauapebas na pessoa do prefeito Valmir Queiroz Mariano,  dentre diversas ações que visam beneficiar moradores em situação de vulnerabilidade no município em suas diversas faixas etárias,  mantêm abrigos destinados a acolher esse tipo de público, inclusive moradores de rua que desejam mudar de vida, recebendo todo o apoio necessário para que os mesmos possam ser reinseridos no convívio social como cidadãos de bem, reconquistando a autoestima e o desejo de conquistarem seus sonhos e ambições inerentes as criaturas humanas que por motivos alheios as suas vontades, tiveram seus projetos de vida abortados. 

No último dia 03 do mês em curso, tivemos a oportunidade de visitar  o abrigo que acolhe moradores de rua que fica ao lado do DETRAN de Parauapebas, na estrada Faruk Salmen. 

Neste abrigo, profissionais da área da saúde como psicólogos, assistentes sociais, médicos, educadores, e até mesmo fonoaudióloga como é o caso da nossa querida amiga Rita Maia, que tem prestado relevantes serviço ao município nesta área como servidora pública municipal. 

Tivemos a oportunidade de conversar um pouco com Rita sobre a dinâmica das atividades desenvolvidas com os moradores daquele abrigo que preferimos denominá-lo de "Lar acolhedor", o que prontamente ela nos atendeu nos dando detalhes do importante trabalho que todos os profissionais desenvolvem com os mesmos, com o objetivo de devolve-los a sociedade cidadãos úteis e capazes de enfrentarem qualquer situação de forma equilibrada e corajosa, vencendo triunfalmente cada obstáculo da vida que nos pegam de surpresa. 

Ao final de nossa conversa,  solicitei da nossa amiga entrevistada um pequeno resumo da sua experiência acadêmica e profissional, o que gentilmente ela nos declinou como segue abaixo:


Meu nome é Rita Maia, 34 anos, casada, Fonoaudióloga, natural de Belém – PA, formada em 2003 pela Universidade da Amazônia, veio em 2006 fixar residência em Parauapebas, após tornar-se Servidora Pública Efetiva neste município no concurso de 2003. 

Atuou por 6 anos na Secretaria de Educação onde desenvolveu seu trabalho com crianças da rede municipal de educação, no Núcleo de Atenção Pedagógica e Psicossocial (NAPP), através dos campos da Fonoaudiologia Escolar, Educação Especial e Inclusiva, período no qual também prestou seus serviços para o terceiro setor, como na SORRI Parauapebas. 

Em 2013 esteve a frente da gerência do Cras dos Minérios, da Secretaria Municipal de Assistência Social, e atualmente exerce sua função nos abrigos da Proteção Social de Alta Complexidade da SEMAS, que correspondem ao trabalho com idosos sem referência e/ou vínculos familiares da Unidade de Acolhimento Institucional para Pessoa Idosa, “Abrigo Aconchego do Idoso”; com crianças e adolescentes em vulnerabilidade social, da Unidade de Acolhimento Esperança; e com o público oriundos da População de Rua, pertencente à esta mesma secretaria, além de prestar serviço em Fonoaudiologia do Trabalho na rede privada.
 

Baseando-se em sua larga e sólida experiência no manejo com crianças, inclusive daquelas com necessidades especiais, é que Rita já desenvolveu projetos como “Oficina Cultural de Ciranda Brasileira de Roda Infantil”, e já ministrou oficinas como de “Teoria e Prática da Linguagem” na Apae de Abaetetuba; e de “Higiene Vocal para Professores” em escolas tanto pública quanto particular da cidade.


A fonoaudióloga é ainda graduanda em Serviço Social, é pós-graduada em Serviço Social Organizacional, possui aperfeiçoamento em Saúde do Idoso pelasdisciplinas de Gerontologia e Telemedicina da USP, cursa pós-graduação em Saúde Mental da Infância e Adolescência pela UNIFESP, e possui outros cursos de extensão e aprimoramentos, dentre eles, o de Gestão de Equipes e Pessoas; Prevenção ao Uso de Álcool e Drogas; “Homens e Mulheres em situação de violência por parecirosíntimos”e etc.

Diante desse rico currículo dessa grande e competente profissional RITA MAIA, só nos resta parabenizar o governo Valmir Queiroz Mariano por manter na sua administração profissionais devidamente qualificados, com formação profissional e acadêmica compatíveis com cada função exercida pelos mesmos, nos diversos setores do serviço público municipal. 







Texto e fotos:

Jornalista Valter Desiderio Barreto.  

Um comentário:

Rita disse...

Muito grata pelo reconhecimento caro Valter. Infelizmente ainda há aqueles que cegos arrogantes que não conseguem enxergar rendimento e contribuição em nosso trabalho.

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...