Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

segunda-feira, novembro 24, 2014

Presidente turco diz que mulheres não podem ser iguais a homens


Recep Tayyip Erdogan fez declarações em evento sobre justiça e mulheres.
Presidente diz que tratamento igualitário 'vai contra a natureza humana'.

 

Da France Presse
 
O novo presidente da Turquia, Tayyip Erdogan, toma posse nesta quinta-feira (28) em Ancara (Foto: Umit Bektas/Reuters) 
O presidente da Turquia, Tayyip Erdogan (Foto: Umit Bektas/Reuters)
 
 
O presidente islamita conservador turco, Recep Tayyip Erdogan, afirmou nesta segunda-feira (24) que as mulheres não podem ser iguais aos homens e defendeu que o lugar da mulher na sociedade é a maternidade.

Acostumado a declarações provocadoras, principalmente sobre a religião, o chefe de Estado decidiu atacar as feministas diante de um público majoritariamente feminino reunido para um evento sobre justiça e mulheres.

"Nossa religião definiu um lugar para as mulheres: a maternidade", disse Erdogan.

"Algumas pessoas entendem isso, outras não. 

Não é possível explicar isso às feministas, porque não aceitam a própria ideia de maternidade", acrescentou.

O chefe de Estado ressaltou que homens e mulheres não podem ser tratados da mesma forma porque "vai contra a natureza humana". 

"Não se pode pedir que uma mulher faça todos os tipos de trabalho que um homem faz, como nos regimes comunistas", acrescentou.

O partido de Erdogan, que dirige a Turquia desde 2002, é regularmente acusado de autoritarismo e de querer islamizar a sociedade turca, principalmente limitando os direitos das mulheres.

O presidente provocou em diversas ocasiões a ira dos movimentos feministas turcos ao tentar limitar, sem sucesso, o direito ao aborto ou recomendar às mulheres que tenham ao menos três filhos.

O vice-primeiro-ministro, Bulent Arinc, ilustrou recentemente esta questão, primeiro recomendando as mulheres a não rir em voz alta, em nome da "decência", e depois criticando aquelas que dançam em torno de uma barra vertical.

Os grupos de defesa das mulheres denunciam regularmente as declarações sexistas do governo, que acusam de incentivar a violência doméstica.

Segundo eles, mais de 200 mulheres foram mortas na Turquia por seus maridos ou parceiros desde o início do ano.

"Erdogan cometeu publicamente um crime de incitação ao ódio", considerou nesta segunda-feira Aylin Nazliaka, uma deputada do Partido Republicano do Povo (CHP, social-democrata), acusando o chefe de Estado de querer lançar ao ostracismo as mulheres. 

"Vou continuar a combater este homem que não vê nenhuma diferença entra os terroristas e as feministas", acrescentou.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...