Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quinta-feira, novembro 13, 2014

Prefeito participa de lançamento da campanha contra trabalho infantil


Uma audiência pública para discutir estratégias para a erradicação do trabalho infantil no município de Parauapebas reuniu na última terça-feira (11) os poderes Judiciário, Executivo e Legislativo, além de empresas privadas, sindicatos e sociedade civil, no auditório do Centro Universitário de Parauapebas (Ceup).

No evento, organizado pelo Ministério Público, por meio da Promotoria de Justiça da Infância e Juventude de Parauapebas, e Prefeitura de Parauapebas, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), ocorreu o lançamento oficial da campanha “Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil” e do selo “Empresa Amiga do Aprendiz”, além da assinatura do protocolo de intenções por novos parceiros que irão desenvolver ações conjuntas, visando à erradicação do trabalho infantil.

Originada pelo Tribunal Superior do Trabalho e pelo Conselho Superior de Justiça do Trabalho, a campanha busca orientar a sociedade sobre a proibição do trabalho infantil e a adequada profissionalização do adolescente, com ênfase na conscientização quanto às atividades prioritárias de crianças e adolescentes, que são estudar e brincar.

De acordo com o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), mais de 50% das crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos que trabalham na região Norte são do Pará. Segundo o promotor da Infância e Juventude de Parauapebas, Eduardo Falesi, a iniciativa visa envolver os órgãos da sociedade civil na implementação de programas que tragam propostas concretas de combate ao trabalho infantil, além de firmar parcerias com sindicatos e empresas locais para a inserção dos jovens no mercado de trabalho dentro do permitido na lei, ou seja, na condição de aprendiz.

O procurador do Trabalho da 8ª Região e membro da Comissão Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, Rafael Marques, destacou que as crianças e adolescentes que trabalham morrem e se acidentam três vezes mais do que adultos. “O trabalho infantil é uma catástrofe na vida de uma criança, deforma a convivência familiar e comunitária delas e do adolescente, trazendo marcas físicas e emocionais”, ressaltou o procurador.

O prefeito Valmir Mariano destacou a união dos órgãos públicos e sociedade para combater o trabalho infantil. “Tenho certeza que esse protocolo de intenções vai contribuir significativamente para o fortalecimento do compromisso de enfrentamento de questões relativas à erradicação do trabalho infantil. Todos nós precisamos fazer parte da ação”, declarou.

Parauapebas é a terceira cidade do estado a aderir à campanha e já conta com 33 parceiros. A campanha não tem prazo de validade, além de reuniões com a comissão local na primeira quinta-feira de cada mês. Cada parceiro pode desenvolver suas próprias ações .


Texto: Liliane Diniz
Fotos: Irivelton Silva

Prefeitura Municipal de Parauapebas | Assessoria de Comunicação Social
Núcleo de Imprensa | imprensa@parauapebas.pa.gov.br
(94) 3356-0531 / 3346-1005 - Ramal 2079  | (94) 8807-7734
www.parauapeb

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...