Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

terça-feira, novembro 11, 2014

POR QUE É NECESSÁRIA UMA NOVA REFORMA?


Afrânio Horffman – Gramado(RS)


Pastor Reinaldo li atentamente tudo que pude sobre o seu ministério e estou muito impressionado. 

É difícil em nossos dias encontrarmos líderes cristãos falando em protestantismo

Acho até que a maioria nem sabe o que foi a Reforma. 

As novas igrejas em geral são apostólicas, neo pentecostais e adeptas do G12. 

O que levou o senhor em pleno século XXI a fundar uma igreja que projeta resgatar a Reforma. 

E por quê o senhor acha que é preciso essa nova Reforma?

Resposta


Prezado irmão Afrânio, sua pergunta me permite abordar um de meus temas prediletos e ao mesmo tempo explicar de forma pública aquilo que é dúvida de vários irmãos que nos escrevem. Sendo assim, de imediato já lhe agradeço pela oportunidade que me é proporcionada.

Eu não sou, nunca fui e nem jamais serei adepto da ideia de que precisamos fundar novas igrejas para alcançar a meta missionária que nos cabe. 

Meu caso especifico parte de uma necessidade que foi maior que meu próprio interesse e que venceu uma relutância pessoal de mais de uma década. 

Ocorre, porém, que fiquei (por conta de tudo aquilo que creio e defendo) sem ambiente e sem espaço, tanto nos círculos tradicionais, quanto nos modernos. 

Não obstante, meu querido irmão, a cena trágica que caracteriza o evangelicalismo atual me deixa claro que precisamos de um novo avivamento e uma nova Reforma. 

E para que nossa contribuição não esbarrasse apenas no discurso, decidimos cair em campo, lançando a proposta de um ministério que é radicalmente cristão, bíblico, reformador e teológico.

E por qual razão cremos com tanta firmeza que é necessária uma nova Reforma Protestante?

A Igreja Evangélica Brasileira precisa de uma nova Reforma. 

Muitos daqueles que se dizem protestantes, nem sabem o que isto significa e já não protestam mais. 

Muitos daqueles que se autodenominam evangélicos têm transigido com a verdade e caído na malha sedutora do evangelho da conveniência, do mundanismo, do estrelismo gospel, do comércio da fé, do feminismo pastoral, das heresias sincréticas e da exaltação do crente. 

Doutrinas estranhas têm encontrado guarida no arraial evangélico. 

Novidades forjadas no laboratório do engano têm sido acolhidas com entusiasmo por muitos crentes. 

Floresce em nossa Pátria uma igreja que tem extensão, mas não profundidade. 

Cresce em números, mas não em maturidade. 

Tem influência política, mas não possui autoridade moral e muito menos espiritual. 

Faz propaganda de um pretenso poder, mas transige com o pecado.

A Igreja Evangélica Brasileira precisa voltar às Escrituras. 

Muitos púlpitos estão sonegando aos crentes o pão verdadeiro e dando ao povo um caldo ralo e venenoso. 

Há aqueles que pregam o que o povo quer ouvir e não o que o povo precisa ouvir. 

Pregam para entreter os bodes e não para alimentar as ovelhas. 

Pregam para arrancar aplauso dos homens e não para levá-los ao arrependimento. 

Pregam apenas prosperidade e não salvação. 

Pregam somente curas e milagres e não novo nascimento. 

Pregam uma espécie de autoajuda e não a ajuda do alto. 

Há muitas igrejas fracas e enfermas por estarem submetidas a um cardápio insuficiente, desprovido de nutrientes bíblicos e deficiente. 

A fraqueza e a doença começam pela boca. Há morte na panela. 

O veneno mortífero das heresias destila em muitas frentes teológicas. 

Muitos púlpitos espalham esse veneno e muitos crentes se intoxicam com ele. 

Precisamos colocar a farinha da verdade nessa panela, a fim de que o povo tenha pão com fartura na Casa do Pai. 

Pão esse que desce do céu e se manifesta na única, segura e suficiente revelação de Deus aos homens, que é a Bíblia Sagrada.

A Igreja Evangélica Brasileira precisa voltar às grandes doutrinas da Reforma. 

Precisamos reafirmar que a Escritura é verdadeira, infalível, inerrante e ainda que tenhamos revelações, sonhos e visões, estes precisam de farto respaldo bíblico, para que comprovem verdades que emanam de Deus. 

Precisamos reafirmar que a fé em Cristo é suficiente para a nossa salvação, precisamos reafirmar que a graça de Deus é a única base sobre a qual recebemos a nossa salvação. 

Precisamos reafirmar que a glória pertence a Deus e não ao homem, a uma igreja ou instituição humana qualquer.


A Igreja Evangélica Brasileira precisa não apenas de Reforma, mas, também, de Reavivamento. 

Não basta ter doutrina certa, é preciso ter vida certa. 

Não basta ter apenas luz na mente, é preciso ter fogo no coração. 

Não basta apenas conhecimento, é preciso ter fervor espiritual.

Tenho orado continuamente, meu querido irmão Afrânio, para que Deus nos desperte para o conhecermos verdadeiramente! 

Que nos encha daquela alegria indizível e cheia de glória, a fim de que nos deleitemos nele e passemos a viver tão somente para a sua glória e o seu louvor!


A Reforma foi uma volta às Escrituras, um retorno à doutrina dos apóstolos, um compromisso inalienável com a verdade divina. 

A igreja cristã havia se desviado da doutrina dos apóstolos e acrescentado muitos dogmas estranhos e heréticos ao seu arcabouço doutrinário. 

A Reforma denunciou esses erros, eliminou-os e colocou a igreja de volta nos trilhos da verdade. 

Hoje, precisamos de uma nova Reforma. 

Há muitos desvios e muitos acréscimos absolutamente estranhos ao ensino bíblico presentes em várias igrejas chamadas evangélicas.

Uma das razões mais gritantes que evidenciam a necessidade urgente de uma nova Reforma é o esvaziamento da pregação nas igrejas evangélicas. 

Perdemos a centralidade de Cristo no culto e a primazia da pregação das Escrituras. 

Estamos nos capitulando à proposta do culto show. 

Em muitas igrejas o púlpito foi substituído pelo palco, a Bíblia pelo entretenimento e o choro pelo pecado pela encenação artística. 

Até danças e coreografias, repletas de sensualismo e vazias de espiritualidade, se atrevem a usufruir da nomenclatura ministerial. 

As músicas estão se tornando produto de consumo. 

As letras dessas músicas, com raras exceções, estão cada vez mais vazias de conteúdo bíblico e os cantores gospel cada vez mais ricos e populares. 

Precisamos de liturgia pura, de liturgia que coloque Cristo no centro do culto em lugar do homem no centro. 

Precisamos de liturgia onde o púlpito não seja governado pelas técnicas do entretenimento. 

Onde a mensagem não seja mercadejada, onde o evangelho não seja diluído para agradar a preferência dos ímpios e dos falsos eleitos. 

Precisamos de uma liturgia que glorifica a Deus, exalte a Cristo, honre ao Espírito Santo, promova o evangelho, edifique os santos e traga quebrantamento aos inconversos. 

Precisamos, enfim, de uma Reforma Protestante!



10 comentários:

ANA CARDINOT disse...


BOA NOITE REINALDO PRECISAMOS SIM, SÃO TANTAS IGREJAS QUE AS PESSOAS ESTÃO PERDIDAS.
MUITA GRITARIA. O PROBLEMA DA PROSPERIDADE PIOROU MAIS AINDA. MUITO DINHEIRO ROLANDO E NOSSO CRISTO JESUS, FICA DE LADO. A BÍBLIA QUE É O ENSINAMENTO VIVO DEIXADO PELO ESPIRITO SANTO ESTÁ FICANDO DE LADO IMPRETERIVELMENTE
QUASE NÃO SE FALA QUE A NOSSA SALVAÇÃO FOI PELA CRUZ., QUE JESUS RESSUCITOU E CONTINUA CONOSCO.
JESUS DISSE: "PEQUE SUA CRUZ E SIGA-ME." PRECISAMOS TAMBEM CARREGAR A NOSSA CRUZ. ELE É NOSSA LUZ. NOSSA DIREÇÃO QUE NOS LEVA AO PAI.
O SERMÃO DA MONTANHA NOS DIZ TUDO E O PERDÃO NOS FALA DE VIDA ETERNA.
PRECISAMOS LEVAR ÀS PESSOAS ESSE OURO DE VIDA ETERNA QUE POUCOS SABEM.
NOSSO DEVER É MUITO GRANDE.
QUANTO MAIS SE SABE MAIS SE DEVE.
É O NOSSO COMPROMISSO CRISTÃO.
MAS EU TE PERGUNTO. QUEM FARÁ ESSA REFORMA? É NECESSÁRIA E NÃO SE PODE DEMORAR MUITO.
CONTINUE COM JESUS EM SEU CORAÇÃO E VAMOS SEGUIR FAZENDO NOSSA PARTE PORQUE ELE PRECISA DE NÓS.

Reinaldo Ribeiro disse...

Paz irmã Ana Cardinot. A Reforma nasce, antes de tudo, dentro de nós mesmos, na renúncia pessoal e no repúdio a um modelo de evangelho que glorifica o homem e não a Deus. Em seguida, essa deve ser a pregação dos nossos tempos e o clamor dos nossos joelhos dobrados, para que o Espírito Santo de Deus nos conceda a graça de uma viva atuação em Sua Igreja. Deus a abençoe e obrigado por sua presença.


Laura disse...

Pastor, a Reforma de Lutero deu um grande passo para sairmos da tradição do Vaticano, Príncipes e Reis e hoje verifico que, diferentemente daquela época, o que é necessário, não está mais fora de nós. Concordo com o senhor, de que ela, a Reforma, precisa acontecer dentro de nós. E o senhor acha que isso é possível num mundo como o nosso, onde cada cristão considera que a Verdade é sua e por causa dela está disposto a odiar e matar o próprio irmão, seu companheiro de igreja? Não, nós não temos condição alguma de fazer uma Nova Reforma. Lutei por ela até ano passado, mas, não mais acredito nela. Existem alguns poucos, homens e mulheres, que já têm a Reforma dentro de si; esses não precisam de um movimento, pois, sabem que são solitários nos seus sonhos com relação ao que É O REINO DE DEUS. O Ego venceu o Amor, a Vaidade odeia o que é simples e puro. Pregações não têm mudado ninguém, porque a Igreja perdeu o Ministério do Ensino, assim como outros tantos dons que foram juntos. Agora é o juízo: é separar o joio do trigo, as ovelhas dos cabritos. Vamos aceitar com humildade essa Vontade de Deus, porque só Ele ainda poderá ensinar, diretamente ao coração do homem, aquilo que ainda o pode salvar: Jesus Cristo de Nazaré que nós pensamos conhecer.

Reinaldo Ribeiro disse...

Fortes e pesadas são as suas palavras, minha amada irmã Laura, mas eu não lhes tiro a razão e nem a relevância, pois de fato é este o sombrio quadro em que vivemos. Um pequeno detalhe, todavia, é o que diferencia a ótica que nos move. Até poucas primaveras eu também me curvara ao fracasso total da natureza humana (mesmo cristã), que milita contra todo amor e bondade do evangelho. Mas eis que aprendi em silêncio e no recôndito de meus diálogos com as Escrituras que o evangelho nada mais é do que justamente essa contradição do espírito das épocas. Crer no evangelho é trilhar a contramão da lógica espiritual, é ver o impossível, é saciar a sede da fé nas fontes que habitam o assolado e desértico caminho da história humana. Eu creio na Reforma justamente porque não creio nesse homem falido. O mundo medieval era igualmente ou até mais ímpio que o de hoje, a História o chama de Idade das Trevas, mas ainda assim irrompeu tão forte e improvável avivamento, a priori em alguns poucos e corajosos cortações, depois esparramado por toda Europa e por fim alcançando os confins continentais. O mundo é mal, o homem é mal, o cristão também é mal, mas Deus é poderoso e nisso me motivo e me movo. Obrigado minha amada irmã!

Jaime Inácio disse...

- A PAZ E A GRAÇA DAQUELE QUE VIVE E REINA PARA SEMPRE.
- Amados em Cristo, fico triste de saber que, não poucas igrejas que se alto se denominam 'cristãos', estão sendo levados por um evangelho que apresenta fácil acesso ao céu.
- Vou citar aqui, vamos dizer uma parábola, se é que cabe a isto, observe.
- Certo varão teve um sonho, nesse sonho ele via de várias maneiras e formas que as pessoas agiam, faziam, montavam, criavam, enfim, faziam seus projetos, para uma só finalidade.
- Nesse sonho existia uma enorme montanha e, nessa montanha em seu pico, havia uma brilhante pedra e, todos tentavam subir essa dormente montanha através de seus projetos.
- Uma média de 80% tentavam mas, não chegavam ao menos na metade, porém o varão que recebeu o sonho, disse: "Eu não consigo, mas Deus irá me ajudar." - E assim foi, ele preparou seus apetrechos e seguiu para tamanha missão.
- E, no correr, ele via pessoas de alta patente, pessoas médias, simples, pobre, com projetos de invejar, ele via pessoas que jamais pensaria que um dia poderia cair, ele via, aviões, carrões, pessoas perspicazes de alto conhecimento, esses 80% o máximo que conseguiam chagavam a metade do caminho, uns caiam, outros desistiam, deslizavam, se matavam, atropelavam pessoas para tentar chegar lá, prejudicavam pessoas devido poder mais, mas nenhum desses conseguiu.
- Quando esse, que sonhava não percebendo que tinha passado da metade da peleja no decorrer de sua vida, vendo que passou a metade, se animou e não desistindo seguiu avante, com grandes cortes em seu corpo, sangue com lágrimas e gemidos, mas não desistiu. - Mas, quando chegou próximo a ponto de colocar a mão nesta pedra que tanto brilhava, de repente percebeu que não era uma pedra preciosa e sim um porta que, adentrava para dentro da Rocha, ele só conseguiu colocar sua mão pra se segurar, tendo o cuidado para não cai, de repente viu um rosto de um varão reluzente e o mesmo reluzente lhe disse: "Com esta bagagem jamais poderá tomar posse desta vitória, deixe sua mochila e Vem." - E, ele o sonhador vendo e 'ouvindo' ele não esmoreceu, lutou muito para desfazer do fardo que carregava, com lágrima, choro e gemido devido os sofrimento, se humilhou e entregou tudo o que não provinha de Deus, e lançou fora o que lhe impedia de entrar por aquela porta, quando conseguiu desfazer, o varão reluzente lhe disse: - "Você venceu!"
- Observação: - Quantos querem entrar nesta porta com seus fardos, suas doutrina, seus costumes, suas razões, suas cultura etc, etc... e não aplicam o que Paulo nos ensina em Gálatas 6.2? - "Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo." (Ref, Atos 20.35; 1ºTesssalonicenses 5.14).
- É o que vejo na maioria, não generalizando, da denominações que se taxam 'IGREJA', palavra que saiu do boca de Jesus, "A MINHA IGREJA." - DEUS OS ABENÇOE.

Reinaldo Ribeiro disse...

Palavras corretas e ungidas meu irmão Jaime. Que Deus o abençoe em nome de Jesus.

Antonilson Costa disse...

Boa noite na paz de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Analisando esse tema tão importante, de uma história que perdura a quase 500 anos. Disse o próprio reformador: "Se qualquer ensinamento que não se enquadre nas escrituras deve ser rejeitado, mesmo que faça chover milagres todos os dias. (Martin Lutero).

Reinaldo Ribeiro disse...

az e graça meu amado irmão Atonilson. Como cristão protestante tenho essa premissa luterana continuamente a arder em minha alma. Muitos daqueles que se posicionam ao lado das heresias usam os prodígios como sua plataforma de defesa. Bela resposta para os tais temos aqui nesse extraordinário ensino do monge Lutero. Obrigado meu irmão e que Deus o abençoe.

Valter Desiderio Barreto disse...

Bom dia amado irmão, igreja viva do Senhor e Salvador Jesus Cristo Reinaldo Ribeiro !
Mais uma vez felicito-lhe pela coragem de se expor manifestando-se publicamente sobre um tema tão recorrente que é essa questão de um novo movimento reformista no meio evangélico.
O que me fez afastar-me definitivamente das organizações denominadas "Igrejas Evangélicas", foi exatamente a mesma decepção e frustração que motivou o amado irmão a não se acomodar, e tão pouco comungar com o que viu e sentiu nas organizações evangélicas ditas "Igreja do Senhor" espalhadas nos quatro cantos do Brasil que na verdade não correspondem com o verdadeiro sentido do termo a luz da Palavra de Deus.
A começar pela definição do termo "igreja" que deram o sentido completamente equivocado de acordo o que encontramos na Palavra de Deus.
Porque na Bíblia Sagrada o termo igreja nunca está associada um "templo feito por mãos de homens", com um RÓTULO DENOMINACIONAL e sim, ao ser humano que se converte de verdade ao Senhor e Salvador Jesus Cristo, tornando-se NOVA CRIATURA e a partir desta experiência constitui-se Templo do Espírito Santo, igreja viva do Deus Trino.
O que denominam "igreja" no sentido jurídico organizacional nada mais é uma CONGREGAÇÃO que acolhe não só as IGREJAS VIVAS do Senhor e Salvador Jesus Cristo, como pessoas incrédulas para compartilharem de momentos de adoração, louvor e mensagens da Palavra de Deus dirigidas e conduzidas somente pelos verdadeiros CRENTES EM JESUS CRISTO.
Toda reforma provocada por homens aqui na terra corre o risco de se transformar em tirania, porque geralmente o precursor de tais reformas sempre irá impor aos adeptos de tais reformas suas próprias convicções como se fossem exclusivas e indiscutíveis.
Daí eu não acreditar nessas "reformas" que surgem de inquietações pessoais e individuais.
Creio sim, na reforma vinda de Deus diretamente para o coração do homem.
Assim como as leis dos homens aqui na terra que não conseguem deter o aumento do índice da criminalidade que a cada dia só faz crescer e não tem presídios que comportem tantos delinquentes porque a rebeldia, a indisciplina e a incredulidade do ser humano são comportamentos extremamente de fórum íntimo de cada um de nós, impossível de serem contidos por meras leis humanas. " Mas, o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem.
Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias". MATEUS 15: 18 e 19.
Continua...

Valter Desiderio Barreto disse...

...conclusão

Nem as Leis severas do Velho Testamento conseguiram REFORMAR o HOMEM e nem SALVÁ-LOS da PERDIÇÃO ETERNA, sendo NECESSÁRIO Deus enviar o Seu FILHO JESUS CRISTO para SUBSTITUIR toda a LEI MOSAICA pela LEI MAIOR, a LEI DIVINA na PESSOA do SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO, entregando a SUA VIDA na CRUZ DO CALVÁRIO como forma de SENSIBILIZAÇÃO ao coração do ser humano, demonstrando o PROFUNDO AMOR DE DEUS na PESSOA DO SEU ÚNICO FILHO para TRANSFORMÁ-LO, REFORMÁ-LO E MODIFICÁ-LO em uma NOVA CRIATURA pelo PROCESSO DO NOVO NASCIMENTO.
Na verdade o que está faltando mesmo na maioria dos líderes religiosos e na maioria daquelas pessoas que se autointitulam "evangélicas", é uma VERDADEIRA CONVERSÃO ao SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO a luz do que nos ensina as Sagradas Escrituras que nos trazem grandes exemplos das CARACTERÍSTICAS dos VERDADEIROS CRENTES PROTESTANTES ( que protestam contra o pecado), que RENUNCIARAM TUDO de forma INCONDICIONAL para VIVEREM uma VIDA com CRISTO JESUS aqui no mundo e ESFORÇANDO-SE para CONQUISTAREM O REINO DO CÉU. "E, desde os dias de João o Batista até agora, o reino do céu é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele.
Porque todos os profetas e a lei profetizaram até João.
E, se quereis dar crédito, é este o Elias que havia de vir.
Quem tem ouvidos para ouvir, ouça". MATEUS 11: 12 a 15.
Que Deus continue abençoando ao amado irmão em trazer a lume temas tão importantes para o esclarecimento das verdades bíblicas que rechaçam todos os argumentos que contrariam o grande propósito de Deus para a vida do homem no sentido genérico, que é o de TRANSFORMÁ-LO EM NOVA CRIATURA na PESSOA do SEU FILHO AMADO, O SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO.
O resto não passa de especulação do HOMEM NATURAL. “Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parece loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente". I CORÍNTIOS 2: 14.

Valter Desiderio Barreto - Igreja viva do Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...