Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

domingo, novembro 16, 2014

PF inicia 2ª rodada de depoimentos de executivos presos na Lava Jato

Sétima fase da Lava Jato prendeu 23 investigados; dois são procurados.
Depoimentos são colhidos na sede da Polícia Federal (PF) em Curitiba.

 

Bibiana Dionísio Do G1 PR
 
A Polícia Federal (PF) inicia neste domingo (16) a segunda rodada de depoimentos dos executivos e funcionários de grandes empreiteiras presos na sétima fase da Operação Lava Jato, que investiga um esquema lavagem de dinheiro que teria movimentado cerca de R$ 10 bilhões e provocado desvio de recursos da Petrobras. 

Entre os 23 presos (veja a lista abaixo), está o ex-diretor de Serviços da estatal Renato Duque. 

Os depoimentos são colhidos na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba e, segundo a polícia, devem seguir até terça-feira (18). 

Aqueles com mandado de prisão temporária, com validade de cinco dias, são ouvidos primeiro. 

Na manhã deste domingo, os suspeitos foram levados até o Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames de corpo de delito.

A sétima fase da Lava Lato, que prendeu os executivos, foi deflagrada na sexta-feira (14), no Paraná, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Distrito Federal

De acordo com o delegado da Polícia Federal Igor Romário de Paula, as apreensões, diligências e informações obtidas durante todo o processo investigativo da Lava Jato apontaram um “material robusto” sobre o envolvimento de nove empreiteiras com formação de cartel para licitações e desvio de recursos para corrupção de agentes públicos.

Ao todo, foram expedidos pela Justiça Federal do Paraná 25 mandados de prisão, sendo que dois estão em aberto. 


A polícia ainda está à procura de Fernando Antônio Falcão Soares (conhecido como Baiano) e Adarico Negromonte Filho.

Durante o sábado (15), alguns investigados prestaram depoimentos, e os advogados dos suspeitos receberam um cronograma de como ocorrerá esta segunda rodada. 


Esta organização, porém, não foi divulgada.

Ainda no sábado, advogados visitaram os presos e levaram a eles medicamentos, agasalhos e alimentos. Alguns comentaram as situações dos presos. 


Na avaliação de Alberto Toron, que defende três – ele não especificou quais –, o fato de, segundo ele, alguns clientes estarem detidos em corredores e não em celas é algo “muito doloroso”.

Outros advogados que estiveram na PF chegaram a reclamar de que a Polícia Federal não os deixava ter acesso aos clientes. 


Advogado de presos ligados à OAS, Juliano Breda afirmou ter entrado com pedido junto à Justiça Federal do Paraná para ter contato com os clientes – posteriormente, relatou ter conseguido se reunir com eles.

Habeas Coupus


No sábado, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), em Porto Alegre, negou seis pedidos de habeas corpus em nome de 11 executivos ou funcionários de empreiteiras. As decisões são da desembargadora Maria de Fátima Freitas Labarrère, plantonista do TRF-4, em Porto Alegre. 


Tiveram o pedido negado: Eduardo Hermelino Leite, José Ricardo Nogueira Breghirolli, Agenor Franklin Magalhães Medeiros, João Ricardo Auler, Dalton dos Santos Avancini, José Adelmario Pinheiro Filho, Alexandre Portela Barbosa, Mateus Coutinho de Sá Oliveira, Carlos Eduardo Strauch Albero, Newton Prado Júnior e Gerson de Mello Almada. 

Novos pedidos podem ser feitos neste domingo.

Dilma Rousseff fala sobre nova fase


Em sua primeira manifestação pública sobre a nova etapa da Operação Lava Jato, a presidente Dilma Rousseff afirmou que as investigações do escândalo de corrupção podem mudar o Brasil.

"Eu acho que isso [investigações da Lava Jato] pode mudar, de fato, o Brasil para sempre. 


Em que sentido? 

No sentido de que vai se acabar com a impunidade. 

Nem todos, aliás, a maioria absoluta dos membros da Petrobras, os funcionários, não é corrupta. 

Agora, têm pessoas que praticaram atos de corrupção dentro da Petrobras", disse a presidente da República.

Durante a entrevista em Brisbane, na Austrália, onde ocorreu o encontro de cúpula do G20, Dilma ressaltou que, na visão dela, é necessário tomar cuidado para não "condenar" a Petrobras pelos atos de corrupção cometidos por alguns funcionários. 


A petista destacou ainda que o fato de a Lava Jato ter colocado atrás das grades corruptos e corruptores é uma questão "simbólica" para o país.

Arte Quem é Quem 7ª fase Lava Jato 16-11 versão1 (Foto: Editoria de Arte/G1)
VALE ESTE - Arte Lava Jato 7ª fase (Foto: Infográfico elaborado em 15 de novembro de 2014)

Nenhum comentário:

Turista de SP é assassinado com um tiro em casa de veraneio invadida por criminosos; VÍDEO Dupla de bandidos pulou o muro do imóvel em Itanhaém e, depois de ameaçar a vítima, disparou contra ela. Os criminosos levaram um celular. Por g1 Santos

16/03/2024 13h29.  Ativar som Ativar som Homem é assassinado com um tiro dentro de casa após invasão de criminosos. Um homem, de 52 anos, fo...