Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quarta-feira, novembro 12, 2014

Escola Ruth Rocha dá exemplo de solidariedade


Promover educação em Parauapebas não é apenas ensinar a ler e a escrever. 

É, também, exercício de solidariedade e cidadania. 

Prova disso foi a ação realizada por funcionários da Escola Municipal de Educação Infantil Ruth Rocha, que se mobilizaram para adquirir cadeira de rodas para um ex-aluno com necessidades especiais, Josivan Souza Gama, de 7 anos de idade.


A entrega da cadeira ocorreu recentemente, com a participação da comunidade escolar e dos pais de Josivan. 

De acordo com a diretora da Escola Ruth Rocha, Elindiomar Macedo dos Santos, todos na escola percebiam o quanto a criança sofria com a falta de uma cadeira de rodas adequada, uma vez que o garoto usava uma cadeira de adulto.


“A mãe dele, na tentativa de amenizar seu sofrimento, trazia uma cadeira de macarrão, e aqui na escola nós o colocávamos num colchonete para que Josivan pudesse assistir às aulas de forma confortável”, lembra Elindiomar. 

Ao perceber essas dificuldades, a equipe decidiu se mobilizar para ajudar o estudante.


Foi então que, por meio de grande mobilização que extrapolou os muros da unidade educacional, muita gente acabou aderindo à campanha voluntária da solidariedade. 

“Com tanta gente envolvida, ficou fácil realizarmos uma rifa e uma feijoada na escola. 

Assim, arrecadamos um volume expressivo de doação em dinheiro”, revela a diretora, informando que a campanha durou um ano e lucrou o suficiente para comprar a cadeira de rodas.


Elindiomar Macedo destaca a importância de parcerias que foram feitas no decorrer da mobilização, inclusive com os donos da farmácia Zero Hora da Cidade Nova, que os auxiliou na aquisição da cadeira.



PREMATURO


O pequeno Josivan é guerreiro desde o ventre de sua mãe, Artemiza dos Santos Souza. Nasceu prematuro, não se desenvolveu normalmente e apresenta deficiências visual e física. 

Entre 2012 e 2013, a criança estudou na Escola Ruth Rocha, onde, por sua história, conseguiu conquistar o carinho e o respeito de todos os servidores. 

Hoje, ele está matriculado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Fernando Pessoa.


Para a mãe de Josivan, a aquisição da cadeira de rodas significa a realização de um sonho, a seu ver, quase impossível. 

“Há muito tempo, a gente precisava da cadeira, mas não tínhamos condições de comprar. 

Como Josivan já está com 7 anos, um pouco pesado, a gente quase não saía de casa com ele”, conta Artemiza Souza.


Com a força de verdadeiros amigos, o menino agora pode passear todos os dias e não mais ficar recluso em casa. 

“Hoje meu filho pode se locomover melhor, de forma mais confortável e, inclusive, estudar direitinho”, emociona-se a mãe de Josivan, expressando sentimento de profunda gratidão ao gesto nobre dos servidores da Escola Ruth Rocha e da comunidade em geral. “Só Deus para pagar a cada um de vocês”, reconhece.






































































Texto: 

Messania Cardoso

Fotos: Arquivo da Escola

Nenhum comentário:

Turista de SP é assassinado com um tiro em casa de veraneio invadida por criminosos; VÍDEO Dupla de bandidos pulou o muro do imóvel em Itanhaém e, depois de ameaçar a vítima, disparou contra ela. Os criminosos levaram um celular. Por g1 Santos

16/03/2024 13h29.  Ativar som Ativar som Homem é assassinado com um tiro dentro de casa após invasão de criminosos. Um homem, de 52 anos, fo...