Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sábado, novembro 22, 2014

Cuidado e Defesa do Território frente à complexidade da Mineração

  V Encontro Taller Latinoamericano

 


A Rede Justiça nos Trilhos participou na semana passada do V Encontro Taller Latinoamericano: “Cuidado e Defesa do Território frente à complexidade da Mineração na América Latina e Caribe e do Foro Latinoamericano Cuidado e Defesa do Territorio frente às Trasnacionais e Políticas Depredadoras”. 

Os eventos aconteceram simultaneamente na Universidade Iberoamericana (UIA), na cidade de Puebla, México, entre os dias 03 e 07 de novembro.

Cerca de 50 defensores e defensoras provenientes do Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Guatemala, México, Honduras e Peru se reuniram com o objetivo de resgatar e construir, a partir da educação popular, pistas para o desenho de estratégias diversas no cuidado e defesa do território, desde suas práticas e contextos.

No evento debateram as estratégias de fortalecimento da autonomia das comunidades frente às investidas da mineração. 

Além disso, falaram sobre o direito e aplicação da consulta pública no caso dos povos originários, o discurso oficial e a repressão estatal às comunidades, os impactos socioambientais e as alternativas ao modelo mineiro.

As organizações participantes do encontro, após análises das realidades apresentadas, afirmaram em carta que a “convicção de seguirem rebeldes e contestatórios a todos aqueles que sequestram a pluralidade, os direitos, a biodiversidade e a vida”. 

Afirmam que seguirão nos processos de articulação e construção de alternativas de fortalecimento de sujeitos organizados, proativos e responsáveis pelo presente e pelo futuro, convictos da necessidade de romper o círculo vicioso e hegemônico do capitalismo.

 
























Na última quarta (5), quando todo o México realizou um “Paro” nacional em protesto pelo desaparecimento dos 43 estudantes de Ayotzinapa, Iguala – Guerrero, os participantes do encontro fizeram um pronunciamento em que manifestaram apoio às manifestações e exigiram imediatas providências do Estado.

“Como pessoas que defendemos a terra, o território e os bens comuns, vemos com preocupação a forma em que atuam os Estados em nossa região, caracterizada pela imposição de projetos de “desenvolvimento” que favorecem unicamente a grandes interesses privados. 

De igual forma, preocupa a criminalização e o uso sistemático do sistema penal contra as comunidades e pessoas ativistas, assim como a responsabilidade em agressões contra as e os defensores comunitários, seja por ação direta ou aquiescência com agentes não estatais”.
O Encontro Taller e Forum.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...