Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quarta-feira, outubro 15, 2014

Represa quase seca com estiagem em Nova Odessa; veja antes e depois


Imagens aéreas foram feitas em outubro de 2013 e setembro de 2014.
Município passa a utilizar seu 'volume morto' a partir desta quarta-feira.

 

Do G1 Piracicaba e Região
 
As três represas do Sistema Recanto, em Nova Odessa (SP), quase desapareceram com a falta de chuvas que atinge todo estado. O reservatório 3 opera 2,81% da capacidade, que é de 530 milhões de litros, enquanto o 2 tem 1,21% dos 340 milhões de litros que é capaz de armazenar, segundo informações divulgadas nesta terça-feira (14) pela Companhia de Desenvolvimento (Coden). 

O ponto de captação da Recanto 1 já não alcança o nível para fazer a retirada de água, e a cidade passa a utilizar seu "volume morto" a partir desta quarta-feira (15).

Para viabilizar o processo, uma bomba de sucção foi colocada em um barco no meio do reservatório 1. O cenário crítico começou a tomar forma no final do ano passado

As imagens aéreas comparam o local composto pelas três represas com fotos de outubro de 2013 e setembro deste ano (veja acima o antes e depois).

O município tem ao todo seis reservatórios e adotou racionamento de 13 horas em julho deste ano. 

Também nesta segunda, o sistema total de abastecimento da cidade operava com 16,76% da capacidade. 

Há três semanas, os reservatórios operavam em 21,5%. 

Se o nível dessas represas continuar a baixar, a Coden afirma que irá instalar uma bomba de captação em uma balsa no centro do reservatório para que o fornecimento não seja comprometido no município.

Represa Recanto Nova Odessa tirada em outubro de 2013 (Foto: Osnei Réstio/Prefeitura) 
2 represas 'unidas' à frente; 3ª fica ao longe em imagem de outubro de 2013 (Foto: Osnei Réstio/Prefeitura)
 
 
Para tentar recuperar a represa 2, que tem capacidade para 340 milhões de litros d'água, o Executivo iniciou um processo de desassoreamento do local. 

Segundo a Prefeitura, a represa terá a capacidade aumentada em 75 milhões de litros, o que irá evitar a falta d'água caso haja nova estiagem severa no ano que vem. 

A profundidade média do reservatório passará de 2,5 metros para seis metros. 

A obra custará R$ 1,08 milhão e deve terminar em duas semanas.

Racionamento
O racionamento iniciou na cidade em 8 de julho.  


A medida foi tomada na época por causa da redução de 30% no volume de água das represas que abastecem Nova Odessa. 

A princípio, o período de corte de água era de 8h, das 21h até 5h. 

No entanto, em 25 de julho, com a redução ainda maior do volume, o tempo do racionamento de água no município aumentou para 13h.

Represa Recanto Nova Odessa tirada em setembro de 2014 (Foto: Osnei Réstio/Prefeitura)Três represas do Sistema Recanto em foto tirada em setembro de 2014 (Foto: Osnei Réstio/Prefeitura)
 
 
Medidas para economizar água
Em razão da estiagem, a Prefeitura de Nova Odessa passou a captar água do lago do Bosque Manoel Jorge para irrigar canteiros e utilizar em caminhões-pipa e obras públicas


A medida visa reduzir o uso de água tratada distribuída pela Coden.
 
 
Multas.

Em 7 de agosto, a Câmara de Nova Odessa aprovou projeto de autoria do Executivo que declarou estado de situação crítica de escassez de água na cidade. 


Com isso, o governo municipal ficou autorizado a multar em R$ 120 os moradores que lavarem calçadas, quintais e carros e encherem piscinas com água tratada. 

A fiscalização é de responsabilidade da Coden e a determinação vale até 31 de dezembro deste ano.

Crise hídrica.

Com a crise hídrica de Nova Odessa , a Prefeitura começou em 8 de agosto a captar água de uma área particular para conseguir abastecer o município. 


Das oito cidades da região que enfrentam racionamento, Nova Odessa foi a primeira a recorrer à água de um córrego em terreno privado para garantir fornecimento à população. 

A área particular de onde é captada a água fica a um quilômetro das represas do Sistema Recanto

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...