Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

segunda-feira, outubro 27, 2014

Bovespa reage à reeleição de Dilma com forte queda

Eleições mostraram vitória da candidata petista por margem apertada.
Na sexta-feira, bolsa fechou em alta de 2,42%.

 

Do G1, em São Paulo
 
A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) opera em queda nesta segunda-feira (27), reagindo ao resultado das eleições presidenciais da véspera, que mostraram a reeleição da presidente Dilma Rousseff, por uma margem apertada.

saiba mais

Às 15h38, o Ibovespa, principal indicador da bolsa paulista, caía 2,27%, a 50.759 pontos. 

Mais cedo, a bolsa chegou a cair mais de 6%.  

Veja cotação.

Por volta do mesmo horário, as ações da Petrobras despencavam perto de 13%. 

Veja cotação

As ações da Eletrobras também tinham queda, de cerca de 12%.

As ações do Banco do Brasil, por sua vez, caíam mais de 6%, após terem recuado 12% mais cedo.

Ações do setor imobiliário e dos bancos privados Itaú e Bradesco também apresentavam queda acentuada com a definição do próximo governo.

Uma das principais insatisfações de operadores e analistas vinha do que consideram como intervenção excessiva nas estatais que, em sua visão, deve persistir com a continuidade de Dilma no Palácio do Planalto.

"Se Dilma optar por um caminho diferente, pode conseguir acalmar o mercado. 

Caso insista em nomes que não são bem aceitos pelo mercado, teremos mais quatro anos extremamente ruins na economia. 

No primeiro momento, o mercado não irá dar o benefício da dúvida a ela", disse à Reuters o gestor de um fundo no Rio de Janeiro, pedindo para não ser identificado.

No caso de Petrobras, o UBS colocou a recomendação de "compra" e o preço-alvo de R$ 20 em revisão, citando incertezas relacionadas aos preços do petróleo e à taxa de câmbio, bem como ao cenário político.

A cotação do dólar também reage ao resultado das eleições. 

A moeda opera em alta nesta segunda, passando dos R$ 2,50.

"Houve um ajuste na semana passada, mas a correção ainda deve continuar. 

A economia está muito mal, o quadro fiscal é péssimo e o mercado externo tem um risco crescendo, fora o risco de racionamento (de energia) no ano que vem", disse à Reuters o gestor Eduardo Roche, da Canepa Asset Management.

O analista Marco Aurélio Barbosa, da CM Capital Markets, disse em nota que há vários pontos na agenda econômica (política fiscal e monetária) e política (reforma política e combate à corrupção) que devem nortear as ações do governo nessa virada de mandato, e podem ser decisivos para o mercado financeiro.

"Se o governo agir rápido, pode retomar um certo nível de confiança reduzindo a volatilidade e abrido espaço para a retomada dos investimentos", escreveu a clientes.

Na sexta-feira, último pregão antes do segundo turno das eleições, a bolsa fechou em alta de 2,42%, a 50.595 pontos. 

No mês, o índice acumulava declínio de 4%. 

A alta no dia ajudou a reduzir as perdas na semana para 6,8%, bem como colocou o desempenho acumulado no ano novamente no azul, com alta de 0,84%.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...