Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

terça-feira, setembro 09, 2014

Professora homenageada se emociona na entrega do Prêmio Nacional de Literatura




Na solenidade de entrega do Prêmio Nacional de Literatura Educadora Estela Noemy Borges, na noite do último sábado (6), no espaço de festa do Centro de Desenvolvimento Cultural (CDC) de Parauapebas, a homenageada Estela Noemy Borges se emocionou ao relembrar quando instalou, em 1982, a primeira escola na então vila de Parauapebas, que pertencia ao município de Marabá.

Organizado pelo Blog do Valter Desidério(www.blogdovalterdesiderio.blogspot.com.br),o Prêmio Nacional de Literatura Educadora Estela Noemy Borges foi aberto a participantes de todo o território nacional, visando escolher a melhor poesia que fizesse homenagem à fundadora da escola Eurides Santana.

De posse de 26 trabalhos enviados ao blog, conforme explicou Valter Desidério Barreto, uma comissão de avaliadores escolheu como vencedora a poesia de João Luiz, que é natural de Belém e mora há vários anos no Rio de Janeiro.

Além da homenageada Estela Borges e do vencedor do concurso, João Luiz, receberam também o troféu, que foi idealizado e confeccionado pelo artista plástico Messias Silva, funcionário da mineradora Vale, o escritor de literatura de cordel José Milton, autor do trabalho “O caçador de macacas”; o jornalista Waldyr Silva, como "escritor do cotidiano no jornalismo"; e Bianca Nascimento, uma homenagem especial do organizador do evento.

Apresentação

Na apresentação da homenageada, Valter Barreto explicou que a professora Estela Borges deu o nome do estabelecimento de ensino à avó dela, Eurides Santana, que havia falecido naquele ano.

Professora Estela, como era tratada na época por todos que lhe conheciam, decidiu colocar sua residência a serviço da educação de crianças, mudando-se para uma palhoça desconfortável que ela fizera, para se acomodar com suas crianças que dependiam de seus cuidados.

Além de ter cedido sua casa para a educação voluntária daquelas crianças, Estela Borges não recebia um centavo para ministrar as aulas.

Depois de algum tempo de funcionamento da escolinha, e a demanda de crianças cada vez mais crescendo, a educadora resolveu negociar com o então prefeito de Marabá a assistência e a manutenção da Escola Eurides Santana. 

pedido foi aceito, o nome da escola foi mantido e ela também como diretora, até a emancipação da vila em município, em maio de 1988.

A educadora Estela Noemy Borges atualmente mora em Araguaína (TO) com seus filhos e demais familiares, de onde veio para receber a homenagem.


Postado por Waldyr Silva    às  23:05  de 07 de setembro de 2014.

Um comentário:

Angela Sousa Magalhães Teixeira disse...

Bem merecido esse prêmio literário com o nome dessa educadora ! Moro aqui em Parauapebas há 17 anos e só agora estou sabendo que foi essa professora Estela Noemy Borges, que é a fundadora da Escola Eurides Santana e que também ela é a pioneira da educação de Parauapebas através desta matéria. Na minha opinião isso é o grande reflexo da falta de respeito e o descaso do poder público municipal, estadual e federal tem por essa classe profissional mais importante do mundo, que é a classe de professores. Sem esses mestres do saber ninguém conseguiria se formar em outras profissões. Professor é uma profissão que deveria ganhar mais do que qualquer político do Brasil e do mundo, e no entanto é a profissão que ganha menos que uma pessoa que varre o lixo da rua das cidades. Não que essas pessoas não mereçam ganhar o que ganham, estou me referindo a importância que cada um tem na sua função. Sem o professor não existe o médico, o advogado, o engenheiro, o psicólogo e o próprio professor que tem que passar pelas mãos de outro professor. Ainda bem que por trás desse blog tem uma pessoa com esse espírito tão humano que resolveu prestar essa homenagem a educadora Estela Noemy Borges pelo que ela fez em pró da educação deste município bem antes do seu desvinculamento de Marabá. Ainda bem que o nosso prefeito Valmir Mariano reconheceu a importância desta escola no nosso município que ao invés de fazer uma reforma nela, construiu outro prédio moderno e confortável a altura do espírito de dedicação e zelo pela educação de quem foi a responsável pela sua fundação que foi essa professora que dedicou parte de sua vida as crianças e adolescentes de nossa cidade. Parabenizo essa mulher que deve ser o orgulho e a grande referência de todas as mulheres não só de Parauapebas mas também do Brasil por ter se tornado a mãe da educação deste município que é uma referência mundial na exploração de minério de ferro e outros. Parabenizo também o nosso querido prefeito por ter apoiado a iniciativa deste blog em prestar esta justa homenagem a essa educadora que foi a responsável pela condução de muitas crianças ao caminho do saber em 1988 emprestando a sua casa para transformá-la na primeira escola de ensino fundamental deste município. A ao proprietário deste blog também quero parabenizar pela iniciativa de criar este concurso nacional em homenagem a professora que de forma voluntária deu início a implantação da educação em Parauapebas.

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...