Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

domingo, setembro 07, 2014

Pioneira e fundadora da educação em Parauapebas Estela Noemy Borges marca presença na entrega do Prêmio Nacional de Literatura aos vencedores do certame

O espaço físico do Centro de Desenvolvimento Cultural de Parauapebas - CDC, foi o palco do maior e único acontecimento cultural do município desde a sua emancipação política e administrativa em 10 de maio de 1988. 

Quem esteve presente ao evento que começou pouco mais das 19 horas, com certeza pode confirmar o que estamos falando aqui. 

Estamos falando exatamente da entrega do Prêmio Nacional de Literatura "EDUCADORA NOEMY BORGES" aos vencedores deste certame que foi exaustivamente anunciado através de cartazes distribuídos por diversas cidades do Pará, e através do facebook e deste blog para o Brasil inteiro, resultando em 26 inscrições distribuídas  por diversas regiões do nosso país, como São Paulo, Rio de Janeiro, Amazonas, Pernambuco, Alagoas, Rio Grande do Sul, Pará, Goiás, Tocantins e Bahia. 

Das 26 inscrições somente três foram qualificados para receber o prêmio. 

Um do Rio de Janeiro, um de Belém e mais três de Parauapebas, sendo que dois destes foram indicados em caráter especial pelo organizador do concurso, proprietário deste blog. 

COMO SURGIU A IDEIA DA CRIAÇÃO DO CONCURSO.

A ideia da criação do concurso foi nossa, por um simples motivo. 

Prestar uma homenagem a professora Estela Noemy Borges, pela mesma ter sido a fundadora da educação em Parauapebas, criando a primeira escola particular de alfabetização para crianças de 1ª a quarta- série, na então corruptela de Marabá conhecida em 1982 como "Rio Verde" ou "Inferninho", já que naquela época não existia, no hoje município de Parauapebas, nenhuma instituição de ensino pública ou privada em funcionamento, só existia o prédio construído pela empresa mineradora Vale do Rio Doce, para as futuras instalações de escolas de 1º e 2º graus, o que só aconteceu dois anos depois da existência da Escola Eurides Santana, nome dado a esta escola pela sua fundadora, em homenagem a sua avó, que naquele ano havia falecido, e que lhe servira de inspiração como uma educadora que dedicara a sua vida a educação voluntária de crianças no seu estado de Goiás. 

A professora Estela, como era tratada na época por todos que lhe conheciam, decidiu colocar sua residência a serviço da educação de crianças, mudando-se para uma palhoça desconfortável que ela fizera, para se acomodar com suas crianças que dependiam de seus cuidados.

Além da nossa ilustre homenageada ter cedido sua casa para a educação voluntária daquelas crianças, não recebia um centavo para ministrar aulas as mesmas. 

Depois de algum tempo de funcionamento, a demanda de crianças cada vez mais crescendo, e nossa educadora voluntária resolveu negociar com o prefeito de Marabá a assistência e a manutenção da "Escola Eurides Santana", o prefeito não só atendeu o apelo de Estela Borges, como manteve o nome da sua avó na escola, conservando-a também, como Diretora da mesma, até, o então povoado "Rio Verde" se emancipar conforme o que está registrado no início deste texto. 

Passaram-se os anos, entra prefeito e sai prefeito, entra secretária municipal de educação, sai secretária municipal de educação, e nunca nenhum deles, haviam reconhecido esse grande mérito daquela que foi a pioneira da educação em Parauapebas, muito pelo contrário, tentaram de todas as formas apagar a sua história, omitindo de todos os moradores a origem da ESCOLA EURIDES SANTANA", atribuindo ao Colégio Estadual de 1º e 2º Graus General Euclydes Figueiredo, a condição de primeira escola de Parauapebas. 

Ontem a própria professor Estela Noemy Borges, confirmou diante de um público que foi lhe prestar solidariedade e homenagem pelo seu grande feito em Parauapebas como educadora, tudo o que este jornalista e blogueiro vem escrevendo sobre a origem da educação de Parauapebas. 

Só lamentamos a ausência daquelas pessoas que nos garantiram a sua presença naquele evento que ficará nos anais da história deste município, do Pará e do Brasil, como o evento que definitivamente desmascarou todos aqueles que sempre tentaram desmerecer esta mulher digna de todas a honras a nível municipal, estadual e federal, pelos relevantes serviços prestados a educação brasileira, sendo a pioneira e aquela que deu a "luz" a educação deste pujante município de Parauapebas. 

Por isso que defino este evento como o maior e único, porque não existirá outra fundadora da educação em Parauapebas. 

ESTELA NOEMY BORGES, será sempre a ÚNICA.

Nosso evento não teve o glamour daqueles que já são conhecidos no município regados a base de coffee break, coquetéis, churrascos, etc., nem água tivemos para oferecer aos presentes, e nem cafezinho, mas teve a sensibilidade, o respeito, a consideração e o reconhecimento daqueles que se fizeram presentes para prestigiarem um evento de tão grande importância, não só para aquela que doou parte da sua vida a um segmento necessário para a formação do ser humano que é a EDUCAÇÃO, que foi a EDUCADORA ESTELA NOEMY BORGES, que veio exclusivamente de Araguaína, no Tocantins, onde ela reside hoje com seus filhos e demais familiares, para receber esta singela homenagem, como também para a própria população de Parauapebas, que hoje pode contar com diversas instituições de ensino tanto da rede pública, como da rede privada, contribuindo para a sua formação cultural e educacional. 

os afeiçoados ao futebol vão aos estádios torcer pelos seus times, não vão motivados por bebida ou comida que serão distribuídas nos estádios não, vão lá para dar apoio e torcer pelos seus times, quando alguém frequenta um grupo religioso e passa até mais de duas horas participando dos cultos ouvindo os sermões dos seus líderes religiosos, também não vão motivados pela bebida ou comida que serão oferecidas nas congregações não, vão porque desejam ouvir e participar de suas reuniões, e assim aconteceu ontem no CDC. 

As pessoas que ali compareceram para prestigiar aquele evento tão importante para o município de Parauapebas, foram  motivados, pelo respeito, pela dignidade humana, a solidariedade, o amor e a consideração pelos vencedores do concurso, e pela homenageada, que se vivesse em qualquer outro país civilizado e evoluído, já teria recebido uma condecoração pelos relevantes serviços prestados a educação dos mesmos. 

Quero nesta oportunidade agradecer a Deus pelo sucesso do nosso evento, porque sem Ele, não seria possível obtermos o resultado do nosso trabalho. 

Quero agradecer profundamente a minha querida e amada esposa GINA MIUKI MIKAWA BARRETO, por ter ficado ao meu lado todo tempo me transmitindo palavras de ânimo, principalmente quando fiquei doente praticamente todo o mês de agosto. 

Quero agradecer aos meus sinceros e verdadeiros amigos que colaboraram para o sucesso deste evento, a gente não vai a lugar nenhum sozinho. 

Por isso eu quero dividir os méritos do sucesso deste evento com todos que direta ou indiretamente colaboraram conosco, como o amigo, PAULO GALDINO do SAAEP, GASPAR ORDEMIRO (PANELA CHEIA), WALMOR COSTA da ASCOM, a Prefeitura Municipal de Parauapebas, o secretário  de Cultura FERNANDO VERAS, meu amigo JOSENÊ ARAÚJO,  meu amigo GESMAR COSTA que nos prestigiou enriquecendo  o nosso  evento com  a sua presença e sua participação,   juntamente com a sua esposa MARLENE, meu amigo ROBSON CUNHA, servidor público do SAAEP, PEDRO ALCANTARA que sempre tem nos prestigiado nas nossas ações aqui neste município.

Quero agradecer também aquelas pessoas que nos garantiram a sua presença neste evento que não foi meu, e sim, de todos parauapebenses, e não compareceram, porque ninguém sentiu falta da sua presença, nem eu também.



Valter Desiderio Barreto.



José Milton fazendo sua apresentação





Nosso amigo Pedro Alcântara atento na plateia.


Artista Plástico Messias Silva que confeccionou o troféu Educadora Estela Noemy Borges

Meu amigo Robson saudando os presentes na platéia

Ex-aluna da nossa homenageada Micheline Diniz Barreto, advogada e policial lhe entregando o troféu




Nosso amigo Pedro Alcântara.



Educadora Estela Noemy Borges contando sua trajetória na educação em Parauapebas

      Claudio, Filho da homenageada e sua tia ao lado

Nosso amigo Seny ladeado pelas duas educadoras Gina Mikawa e Estela Noemy Borges.

Gina Mikawa Barreto e a homenageada Estela Noemy Borges

Amigo Josenê e o amigo Soares

Gaspar Ordemiro (Panela Cheia) e sua esposa Leciene



Secretário de Cultura Fernando Veras e sua esposa.


João Luis declamando sua poesia vencedora

Futuro Deputado Estadual Gesmar 55100 entregando troféu a João Luis residente no Rio de Janeiro.


Gaspar Ordemiro (Panela Cheia) entregando o troféu a Bianca Nascimento.

Meu amigo Gaspar (Panela Cheia) dando o seu recado



Secretário de Cultura Fernando Veras entregando o troféu a José Milton (O caçador de Macacas)

Advogado Robson Cunha entregando o troféu ao Jornalista Waldir Silva






























Não importa a quantidade, e sim, a qualidade desta seleta plateia que atendeu o nosso convite para participar deste banquete cultural.   


3 comentários:

Gaspar Ordemiro Carvalho (Panela Cheia). disse...

Professor Valter Desiderio, eu concordo com tudo que essa senhora Angela Teixeira fala sobre a professora Estela Noemy Borges. Primeiro que tudo quero lhe parabenizar pela sua atitude muito bonita em criar esse prêmio literário com o nome da professora Estela em homenagem a ela pelo que ela representa para a educação do nosso país. Só pessoa como o senhor é que é capaz de reconhecer nas pessoas seus valores e prestar homenagem como esta gratuitamente sem cobrar nada. Também quero lhe agradecer por você ter me dado a honra de me convidar para entregar o troféu a vencedora de Parauapebas Bianca. Quero lhe dizer que este evento cultural foi um dos melhores, se não o melhor que já aconteceu no nosso município porque ele veio fazer justiça a uma pessoa que dedicou a sua vida a esta área tão importante para todos nós que é a educação, que foi a professora Estela Borges. Me emocionei muito quando ouvi ela mesma contar a história da fundação da Escola Eurides Santana em 1982 e nos falar que ela colocou esse nome em homenagem a avó dela que também foi uma grande professora que deu aula para as crianças em vida gratuitamente e que sua avó foi a sua maior inspiração para lhe transformar em uma educadora. Já era tempo dessa homenagem ter chegado a professora Estela Professor Valter, espero que outras homenagem sejam feita a ela por algum órgão público ou até mesmo alguma escola municipal ou estadual, porque ela representa a educação no nosso município de um modo geral, afinal de contas ela foi a pioneira da educação de Parauapebas como nos mostra a matéria e ninguém passa para o ensino médio se não passar primeiro pelo ensino fundamental. Quero aproveitar essa oportunidade e fazer um pedido a Câmara de Vereadores de Parauapebas, através do seu presidente que também é professor, Josinetto Feitosa De Oliveira Oliveira, em nome de todos os pais que tiveram seus filhos estudando na Escola Eurides Santana antes do desmembramento de Parauapebas do município de Marabá e os que continuam tendo filhos estudando nesta escola que prestem uma homenagem a essa guerreira professora que é um orgulho para todos nós parauapebense entregando para ela pelo menos um título de cidadã parauapebense pelo bem que ela fez a muitas crianças levando o conhecimento a elas através da educação e que muitas hoje tem sua formatura universitária porque começou na escola dela quando ainda era particular. Recentemente esta Câmara de Vereadores homenageou o primeiro astronauta brasileiro Marcos Pontes e o Breno Augusto merecidamente porque não a professora Estela que representa todos os educadores do nosso país ? Quero finalizar essa minha mensagem, parabenizando todas as pessoas que tiveram presentes a homenagem que o blog do Valter Desidério fez para a professora Estela Borges com a entrega do Prêmio Nacional de Literatura Educadora Estela Noemy Borges no sábado passado dia 06 no CDC com a ilustre presença do Secretário Municipal de Cultura Fernando Veras, representando a Prefeitura Municipal de Parauapebas, o ex-gestor do Saaep Gesmar Costa, candidato a Deputado Estadual pelo PSD, aos ganhadores do troféu muito bonito que foi feito por um artista plástico da terra o Messias e todos que estavam presente naquele evento que nunca será esquecido por todos nós que participamos.

Edmilson Santos Carvalho. disse...

Meus respeito ao proprietário deste blog jornalista Valter Desiderio Barreto por tão bela e brilhante iniciativa de promover um concurso nacional de literatura para homenagear a educação brasileira na pessoa desta heroína do saber Educadora Estela Noemy Borges, que até antes desta mais do que merecida homenagem, era uma anônima e que agora, graças a iniciativa deste jornalista, não só o Brasil como várias partes do mundo, já conhece os feitos desta educadora em prol da educação do nosso país. Iniciativas como essa deste jornalista, deveria ser seguida por outros veículos de comunicação da credibilidade deste blog que tem procurado sempre prestigiar pessoas que tem prestado relevantes serviços a sociedade brasileira.

Parabéns senhor Jornalista Valter Desiderio Barreto pelo seu profissionalismo e pela sua sensibilidade em reconhecer os méritos de pessoas que tem a atitude desta homenageada que dedicou parte de sua vida a educação de crianças e adolescentes através deste concurso literário que simultaneamente homenageia a arte e a cultura com a descoberta de novos talentos da nossa literatura brasileira através dos vencedores já mencionados.

Jesus Eduardo Araque disse...

homenaje a la Profesora Estela Noemy Borges: quiero dar las gracias a dios todopoderoso por permitir que personas tan honorables como la profesora Estela Noemy Borges, haya sido la precursora de la educacion en esta bella ciudad de parauapebas, la cual tuve el honor de conocer, quiero felicitar de todo corazon a la profesora, por su ardua labor en la formacion de los muchachos de esta bella ciudad y de verdad que dios le de salud y sabiduria para que ella siga adelante, felicitaciones de mi parte a traves de mi amigo Valter y su linda esposa Gina, que dios los bendiga y los llene de salud y prosperidad. de Jesus eduardo Araque de Venezuela para la ciudad de parauapebas en brasil.

homenagem ao Professor Estela Noemy Borges: Eu quero agradecer a Deus Todo-Poderoso para permitir que as pessoas tão nobre como professora Stela Noemy Borges, foi o pioneiro da educação nesta bela cidade de Parauapebas, que tive a honra de conhecer, sinceramente felicitar o professor, por seu trabalho duro em meninos treinamento desta bela cidade e nós realmente deus lhe dê saúde e sabedoria para que ela vá em frente, parabéns de me através do meu amigo Valter e sua adorável esposa Gina, Deus te abençoe e vos encha de saúde e prosperidade.
Jesus eduardo Araque da Venezuela para a cidade de Parauapebas no Brasil.

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...