Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

segunda-feira, setembro 22, 2014

Caminhada de Gesmar 55100 em Parauapebas surpreende até adversários políticos

Nesta segunda-feira as 10 horas da manhã, Parauapebas parou para ver não a "banda passar", mas para ver a grande caminhada do candidato a uma vaga no Legislativo Estadual Gesmar Costa 55100 vice-presidente do PSD, e ex-gestor do SAAEP com uma multidão de pessoas lhe acompanhando por várias ruas do município. 

Um verdadeiro exercício da democracia brasileira, de forma civilizada e ordeiro, a multidão que acompanhava aquele que conquistou o direito de disputar uma das 41 cadeiras da Assembleia Legislativa do Estado do Pará pela sigla partidária PSD comandada no município pelo prefeito Valmir Mariano como Presidente do mesmo e o candidato Gesmar Costa, alegremente gritava seu nome pelas ruas por onde passava e quem se encontrava nas portas de seus comércios e residências, acenavam com as mãos fazendo gestos de aprovação a indicação do único candidato do prefeito Valmir Queiroz Mariano  a ALEP. 

Saiba porque o Gesmar Costa foi indicado pelo Diretório Municipal do seu partido para disputar sua primeira eleição na sua bem sucedida carreira de homem público.

Quando a então mineradora Companhia Vale do Rio Doce implantou o sistema de abastecimento de água de Parauapebas na segunda administração do município após a sua emancipação em 10 de maio de 1988, a capacidade de fornecimento de água para seus moradores não atingia a casa de 40 mil habitantes. 

Ressaltamos aqui, que ao contrário do que se pregou por vários anos na região, que quem implantou o sistema de água no município foi o segundo prefeito que assumiu o referido cargo, não corresponde com a verdade. 

Quem implantou o sistema de água potável no município de Parauapebas foi a mineradora Vale do Rio Doce, quando pertencia ao governo federal. 

A confusão e a mentira cultivada e pregada por vários anos atribuindo essa ação ao segundo alcaide de soqueira do município, foi porque este tipo de serviço útil e de grande importância para os munícipes aconteceu na gestão do mesmo, o que era para ter acontecido na gestão do primeiro alcaide de soqueira Faisal Salmen, que por não aceitar a condição que a mineradora propôs ao mesmo para a construção do serviço de abastecimento de água do município, que era de entregar a obra pronta e em contra partida, fosse deduzido no pagamento dos impostos ao município, os valores gastos para a implantação do aludido benefício para os moradores da mais nova cidade que surgia  no estado do Pará. 

A quebra de braço entre a mineradora Vale do Rio Doce, e o então alcaide de soqueira Faisal Salmen que insistia de forma intransigente que queria era o dinheiro vivo em suas mãos para implantar o sistema de abastecimento de água potável no município atingiu o extremo de vias de fato entre o representante do executivo municipal e um dos advogados representante da empresa mineradora, quando aquele (Faisal Salmen) desferiu um soco no rosto deste (advogado) quebrando-lhe os óculos no seu rosto, que usava no momento quando conversavam no gabinete do truculento agressor. 

Quando o segundo prefeito eleito equivocadamemente pelo povo parauapebense assumiu o comando da prefeitura, aceitou o acordo da mineradora Vale, e assim foi implantado o sistema precário de abastecimento de água do município.

Na proporção que a cidade crescia, o déficit de água aumentava mais ainda com o surgimento de novos bairros sem nenhuma estrutura física para conforto de novos moradores, que na sua maioria, oriundos do estado vizinho, Maranhão, pela facilidade do transporte barato, que é o trem de passageiro pertencente a mineradora Vale. 

Toda época de eleição municipal, a bandeira de todos os pretensos pleiteante ao cargo de mandatário do município era a ampliação do sistema de água para atender a demanda de todos os munícipes, após eleitos, a cidade continuava vivendo o mesmo drama de falta de água. 

Essa situação dramática, traumática e deprimente só foi solucionada definitivamente com a vitória do engenheiro e empresário Valmir Queiroz Mariano como o quinto prefeito de Parauapebas, que com sua visão extremamente empresarial, escolheu a ponta de dedo, GESMAR COSTA para assumir o comando do SAAEP como seu gestor. 

O novo gestor da autarquia se dedicou dioturnamento a sua mais nova função como um grande desafio, e dar resposta rápida a população que durante 25 anos clamava por água potável em suas torneiras, porque até então, a maioria das residências dos moradores utilizava poços rasos de água que não era tratada, provocando diversos tipos de doenças não só nos adultos como também nas crianças. 

O esforços do Gesmar não foi em vão, em pouco mais de oito meses frente ao Sistema Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas - SAAEP, mais de 80% das residências dos parauapebenses já estavam com água tratada jorrando em suas torneiras durante 24 horas. 

Essa capacidade de gerenciamento da coisa pública, foi que despertou o interesse do comandante maior do Executivo Municipal indicar o Gesmar Costa, para mais um desafio em sua vida que é o de assumir uma cadeira no Legislativo Estadual, para junto com ele (prefeito), desenvolverem e executarem projetos a nível de estado, beneficiando não só Parauapebas, como as demais regiões do estado do Pará, principalmente a sul e sudeste.

O Gesmar não tinha nenhum interesse em disputar nenhum cargo nessas eleições de 2014, ele relutou bastante para aceitar a concorrer a esse cargo de Deputado Estadual, mas como ele sempre diz: "Soldado mandado só tem dois direitos: ouvir e obedecer. 

E ele como um soldado do seu partido PSD, não encontrou outra alternativa se não a OBEDECER A VOZ DO SEU PARTIDO, que deseja o melhor para o povo de Parauapebas, do Pará e do Brasil. 


Texto e fotos do Jornalista Valter Desiderio Barreto.









































































Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...