Ensino do 1º ao 5º ano do ensino fundamental foi o único que superou meta.
Informação é do Ideb, indicador que mede qualidade de educação no Brasil.
O indicador mede a
Neste ano, o ensino do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental atingiu nota 5,2. Foi a única que superou a expectativa (4,9).
No caso do ensino do sexto ao nono ano, a nota foi 4,2.
A meta era 4,4. E, no ensino médio, o desempenho também ficou abaixo da meta: a nota foi 3,7.
Educadores acreditam que é essa etapa, do ensino médio, a mais problemática no sistema de educação do país.
Os números do Ideb mostram: o ensino médio é o gargalo da educação.
Em 2007 e 2009, superou a meta do Ideb em apenas 0,1 ponto percentual.
No ano passado, empatou e, neste ano, retrocedeu, ficou abaixo da meta.
Na rede pública, o ensino médio é responsabilidade, principalmente, dos governos estaduais, e a maioria dos estados teve um desempenho pior que na última avaliação.
Nove melhoraram e dois ficaram estáveis.
Mas não é só isso.
Especialistas consideram que é preciso fazer uma revolução no ensino médio, trazê-lo para o século XXI, aproximá-lo das expectativas dos jovens de hoje.
"Hoje, no Brasil, o ensino médio tem uma estrutura única para qualquer trajetória de vida desse jovem.
Então, o ensino médio acaba perdendo muitos jovens antes de finalizar a etapa de ensino.
E isso precisa mudar", diz Alejandra Meraz Velasco, coordenadora geral da ONG Todos Pela Educação.
O ministro Henrique Paim disse que, em dois anos, será definida uma nova base nacional comum para os currículos.
A partir daí, estados e municípios poderão propor inovações.
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