Nathalya Godoy e o marido encontraram malas reviradas após passeio.
Assessoria da Disney diz que empresa não vai comentar o caso.
A advogada Nathalya Godoy, de 27 anos,
teve uma crise de choro na semana passada quando chegou ao quarto do hotel Disney's
All-Star Sports Resort ,
onde estava hospedada com o marido, Igor Godoy, e encontrou a porta encostada e
as malas do casal abertas.
Eles foram vítimas da onda de furto em hotéis de
Orlando, nos Estados Unidos.
No caso de
Nathalya e Igor, o furto aconteceu dentro do complexo de hotéis da Disney.
Câmera fotográfica,
relógios, roupas, perfumes que
eles tinham comprado nas lojas de Orlando, nos Estados Unidos, foram furtados.
O que o ladrão não quis levar, como roupas de bebê,roupas femininas e
uma boneca da Maggie Simpson, ficou jogado no chão do quarto.
"Quando voltamos do Epcot Center, onde comemoramos
um ano de casados, vimos que a porta estava encostada.
Acendemos e vimos as
roupas reviradas, malasabertas,cadeados abertos, zíper aberto, e
muita coisa tinha sido levada", relata Nathalya.
"Comecei a chorar
desesperada.
Eu estava transtornada."
O casal de Brasília
foi falar com a gerência do hotel.
Segundo Nathalya, o gerente disse que a mala
era "muito vulnerável", e que não havia nada que o hotel pudesse
fazer.
"Nos deram US$
130 e nos mudamos para o quarto de outro hotel do complexo, já que o nosso
estava lotado", disse Nathalya.
Procurada pelo G1, a assessoria de imprensa da Disney no
Brasil disse que a empresa não iria comentar o caso.
saiba mais
A jovem lembra que o quarto em que ficaram
era o último do corredor, ficava no térreo e dava de frente para uma mata. "Nenhum hóspede
passaria por ali", afirmou.
Os brasileiros
chamaram a polícia, que fez o "report" (boletim de ocorrência) no
local.
O casal também entrou em contato com o sistema de reclamação do cliente
da Disney.
"Estamos aguardando a resposta deles para ver que providências
vamos tomar", disse a advogada.
"Queremos ter ressarcido os nossos
bens materiais, já que os morais não tem como."
Nathalya disse que
passaporte e dinheiro não foram roubados porque naquele dia o casal levou tudo
com eles para o parque.
"Levamos o passaporte caso pedissem a nossa
identidade na hora de tomarmos um vinho para celebrar o nosso aniversário de
casamento", justificou.
"Ficamos muito
chateados com o que aconteceu.
Traumatizados.
Vai ser difícil esquecer o que a
gente passou", disse Nathalya.
Cresce número de furtos
O furto ao casal engrossa as estatísticas de turistas brasileiros que
foram furtados emhoteis e
veículos de Orlando, Miami e outras cidades da Flórida.
Adriana Bacelar, de
São Paulo, teve malas e compras furtadas em outro
hotel de Orlando, que fica na região próxima aos parques da Universal Studios.
Lucila Santos, de
São Caetano do Sul (SP), foi vítima de furto em um hotel da região da
International Drive, uma rua central e muito movimentada da cidade.
O número de furtos
registrados no Consulado-Geral do Brasil em Miami aumentou nos últimos anos.
Segundo o consulado, em 2011 foram registrados 126 casos de furtos a
brasileiros. Em 2012, 117 casos e, em 2013, 224 ocorrências, e este ano, até
esta terça-feira (23), já foram notificados 223 casos de furtos, o que dá uma
média de um furto por dia.
Do total de vítimas, 133 tiveram seus veículos
arrombados.
Ainda de acordo com
o órgão, a maioria dos furtos este ano foram em Miami (29%), seguido por
Orlando (26%), Miami Beach (10%), Sunrise (8%), Doral (7%), Aventura (6%), e
outras cidades (14%).
O consulado
informou que "a incidência é pequena em face do volume absoluto de
visitantes brasileiros na Flórida: 1,5 milhão de turistas brasileiros em 2011;
1,6 milhão em 2012; e 1,7 milhão em 2013; segundo dados da "Visit
Florida".
Segundo o
Consulado-Geral, os lugares em que furtos ocorrem com maior frequência são
aqueles de grande concentração de pessoas, como parques temáticos e atrações
turísticas, hotéis e grandes centros de compra.
Neste último caso,
são comuns as ocorrências em que cidadãos brasileiros têm furtados seus pertences
deixados dentro de veículos de aluguel, estacionados ao ar livre ou em
estacionamentos pagos.
Dicas do Consulado do Brasil para prevenir-se de furtos:
- Estacione seu veículo em local seguro.
- Estacione seu veículo em local seguro.
- Jamais deixe
pertences no veículo (como passaportes, sacolas de compras, produtos
eletrônicos).
- Na praia, não
deixe seus pertences desacompanhados.
- Não entregue seus
pertences a estranhos (ex: ao experimentar roupas em lojas de vestuário, não
permita que o vendedor guarde seus pertences).
- Fique ainda mais
atento em locais movimentados e frequentados por turistas, como centros de
compras, hotéis, parques temáticos e estacionamentos (pagos ou não).
- Tome os mesmos
cuidados que você tomaria em qualquer outro grande centro urbano.
- Para sua
segurança, mantenha cópias, em meio eletrônico ou com parentes no Brasil, de
documentos importantes, como passaporte e carteira de identidade.
As cópias
poderão eventualmente dinamizar o processo de obtenção de documento de viagem
em caso de furtos.
Em caso de furto:
- Contatar a polícia local a fim de registrar queixa ("file a report").
- Contatar a polícia local a fim de registrar queixa ("file a report").
- Contatar o
Consulado-Geral em Miami a fim de comunicar o ocorrido, em especial em caso de
perda de documentos.
- Tão logo regresse
ao Brasil, comunique o fato também às autoridades policiais brasileiras e aos
órgãos emissores dos documentos furtados.
Contatos:
Consulado-Geral do Brasil em Miami - Setor de Assistência a Brasileiros
Tel. + / / e E-mail: assistencia.miami@itamaraty.gov.br
Site: miami.itamaraty.gov.br
Consulado-Geral do Brasil em Miami - Setor de Assistência a Brasileiros
Tel. + / / e E-mail: assistencia.miami@itamaraty.gov.br
Site: miami.itamaraty.gov.br
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