Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sábado, setembro 06, 2014

Cela da Casa de Custódia onde Yuri deve passar a noite está superlotada


Unidade prisional tem 83 presos, mas capacidade é de 29, afirma gerente.
Ex-BBB foi autuado na Lei Maria da Penha por agredir namorada em AL.

 

Do G1 AL
Yuri foi encaminhado a Casa de Custódia após mais de uma hora de depoimento (Foto: Fabiana De Mutiis/G1) 
Yuri foi encaminhado a Casa de Custódia após mais de uma hora de depoimento (Foto: Fabiana De Mutiis/G1)
 

Após ser preso em flagrante e autuado na Lei Maria da Penha, nesta sexta-feira (5), por agredir a namorada em um hotel localizado no bairro de Cruz das Almas, em Maceió, o ex-BBB Yuri Fernandes, de 28 anos, realizou exame de corpo de delito e foi encaminhado para a Casa de Custódia II, no bairro do Jacintinho. 

Segundo o gerente da unidade prisional, André Ribeiro, ele deve passar a noite em uma cela comum e superlotada.

"A capacidade da Casa de Custódia é de 29 pessoas, mas, com a chegada dele, temos 83 presos aqui. 

São nove celas com capacidade média de três presos, sendo que uma delas é feminina. 

Como não chegou nenhuma referência sobre a escolaridade, ele deve ficar em uma cela comum mesmo", afirma André Ribeiro ao ressaltar que as celas não têm cama.

O ex-BBB foi preso nesta manhã e levado algemado para a Delegacia da Mulher, no centro da cidade, após a namorada dele, Ângela Souza, que é bailarina do Faustão, pedir ajuda por telefone a funcionários do hotel por estar sendo agredida. 

Ela prestou queixa contra o namorado e depôs por cerca de duas horas. 

Ao sair da delegacia, Ângela fez exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML) e se recusou a falar com a imprensa.

Segundo a advogada Ana Paola de Almeida, que representa o ex-BBB com outros advogados, a defesa vai solicitar à Justiça a liberdade provisória do cliente, mas é provável que ele passe a noite preso. "A Justiça já entrou em escala de plantão, por causa do fim de semana, então fica mais difícil conseguir algo rápido. 

Estamos empenhado em libertá-lo, mas pode ser que o juiz plantonista só pegue o processo amanhã [sábado]", esclarece.

Segundo o gerente da Casa de Custódia, apenas se a Justiça conceder um habeas corpus a Yuri, ele será libertado imediatamente. 

Se o benefício a que a defesa do ex-BBB se refere for um alvará de soltura, porém, ele só será solto no dia seguinte. "É que o alvará requer consulta ao cartório e de madrugada não temos como fazer isso. 

Os cartórios já fecharam e só voltam a funcionar a partir de 8h", afirma Ribeiro.
Presos ficam amontoados em celas (Foto: Carolina Sanches/G1) 
Em agosto, G1 registrou presos amontoados em celas da Casa de Custódia II, no Jacintinho
(Foto: Carolina Sanches/G1)
Superlotação é recorrente


No último mês de agosto, após seguidas crises por causa da superlotação, o G1 entrou na Casa de Custódia II, para onde Yuri foi levado, e encontrou presos há meses no local, quando só deveriam permanecer lá por até 72 horas, enquanto aguardam uma decisão judicial para ganhar liberdade ou ser transferidos para unidades do Sistema Prisional alagoano. 

A maioria dos presos é de menor periculosidade.

À época, o gerente da unidade deu detalhes da estrutura do local. “A Casa de Custódia não possui estrutura para ficar tanto tempo com presos. 


Não há pátio para o banho de sol. Não tem como colocar colchões nas celas porque esse é um local que deveria ser de passagem

Isso acaba implicando na própria ressocialização dos presos, já que eles não têm nenhum tipo de atendimento de psicólogos ou serviço social. 

Também não fazem nenhuma atividade”, falou Ribeiro.

Só nos primeiros meses do ano,a Casa de Custódia recebeu 1.476 presos da Central de Flagrantes da Polícia Civil e de delegacias da Região Metropolitana de Maceió como Rio Largo e Marechal Deodoro.
Casa de Custódia funciona sem estrutura em Maceió (Foto: Carolina Sanches/G1)Condições precárias registradas em agosto ainda permanecem, diz gerente da unidade (Foto: Carolina Sanches/G1)
 
 
Depoimentos

O depoimento de Yuri durou mais de uma hora. 


A delegada da Mulher Fabiana Leão informou que ele não teve direito a fiança a pedido da vítima e foi autuado na Lei Maria da Penha. 

O ex-BBB fez exame de corpo de delito e foi encaminhado para a Casa de Custódia II, no Jacintinho.

"Não poderia arbitrar fiança, já que houve esse pedido por parte dela [Ângela]", esclarece a delegada, ao ressaltar que a vítima disse temer pela segurança dela, caso o Yuri seja solto
Por meio de nota, os advogados de Yuri, afirmam que ele não agrediu a namorada, mas se defendeu porque ela estava descontrolada devido a uma crise de ciúmes. 

"Realmente, houve uma discussão de casal motivada por uma crise de ciúme de sua namorada, mas em momento algum houve agressão física por parte dele", diz o texto.

Ângela também prestou depoimento à delegada. 

Durante cerca de duas horas, a namorada do ex-BBB deu detalhes do que aconteceu dentro do quarto do hotel. "Ela falou que bateu nele para se defender das agressões. 

Eu também ouvi funcionários do hotel e testemunhas que confirmaram que ela foi agredida pelo namorado", esclareceu Fabiana Leão. 

A bailarina também realizou exame de corpo de delito no IML. 

Era possível ver um hematoma no olho direito dela.
Ângela Souza (ao centro) passa por exame de corpo de delito no IML; vítima tem hematoma no olho (Foto: Lucas Leite/G1)Ângela Souza (ao centro) passa por exame de corpo de delito no IML; vítima tem hematoma no olho (Foto: Lucas Leite/G1)
 
 
Entenda o caso

O ex-BBB Yuri foi preso na manhã desta sexta, em um hotel no bairro de Cruz das Almas, em Maceió. Ele levado algemado para a Delegacia da Mulher, no centro da cidade e se recusou a falar com imprensa. 


De acordo com a polícia, funcionários do hotel chamaram a PM após receberem uma ligação da namorada dele, Ângela Souza, pedindo ajuda por estar sendo agredida.
Foto cedida pelos advogados de Yuri mostram hematomas que seriam de agressões por parte da namorada dele (Foto: Arquivo pessoal) 
Foto cedida pelos advogados de Yuri mostram hematomas que seriam de agressões por parte
da namorada dele (Foto: Arquivo pessoal)
 
 
De acordo com uma testemunha, que pediu para não ser identificada, o ex-BBB estava bastante alterado quando foi preso. 

"Ele estava agressivo, queria bater nos policiais. 

A Ângela estava chorando bastante, machucada no rosto e nem queria chegar perto do Yuri", contou.

Uma policial que atendeu à ocorrência e também não quis se identificar informou que a vítima está bastante machucada, inclusive com marcas nas costas e no rosto.

"Ao que parece, ela só tentou se defender das agressões, por isso ele está arranhado. 

Mas acho que ele bateu bastante nela, pelas marcas no corpo", afirmou.

Segundo a PM, os funcionários contaram que ouviram um barulho vindo do quarto do casal, por volta de 3h, mas que quando ligaram para o quarto, o casal disse que estava tudo bem

Já por volta de 6h, a namorada teria ligado e pedido ajuda por estar sendo agredida.

"O suspeito foi contido por funcionários do hotel, que chamaram a polícia. 

Quando a equipe chegou, a mulher estava com um hematoma no rosto e reclamando de dores na barriga. 

Ela falou que foi agredida. 

A mulher também disse que saiu com o namorado à noite e que ele bebeu muito", contou o tenente Araújo, do 1º Batalhão de Polícia Militar, que atendeu à ocorrência.

Um funcionário do hotel informou que ouviu muito gritaria durante a madrugada. "Eles gritavam, discutiam muito. 

Depois a gente recebeu a ligação da namorada pendindo ajuda. 
]
Não havia nada quebrado no quarto, mas ela estava machucada. 

O quarto não foi quebrado", informou o funcionário que pediu para não ser identificado.

Segundo a polícia, Yuri disse ao ser preso que brigou com a namorada por ciúmes. 

De acordo com postagens do casal na rede social Instagram, Yuri e Ângela estavam passando férias na capital alagoana há pelo menos dois dias.

Delegada decidiu que crime não terá fiança e Yuri ficará preso (Foto: Reprodução/TV Gazeta)Delegada decidiu que crime não terá fiança e Yuri ficará preso (Foto: Reprodução/TV Gazeta)
Yuri postou foto com a namorada no aeroporto ao chegar em Maceió (Foto: Reprodução/Instagram) 
Yuri postou foto com a namorada no aeroporto ao chegar em Maceió; nos comentários, internautas criticam ex-BBB pela suposta agressão à namorada (Foto: Reprodução/Instagram)

Nenhum comentário:

Turista de SP é assassinado com um tiro em casa de veraneio invadida por criminosos; VÍDEO Dupla de bandidos pulou o muro do imóvel em Itanhaém e, depois de ameaçar a vítima, disparou contra ela. Os criminosos levaram um celular. Por g1 Santos

16/03/2024 13h29.  Ativar som Ativar som Homem é assassinado com um tiro dentro de casa após invasão de criminosos. Um homem, de 52 anos, fo...