Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

terça-feira, agosto 26, 2014

Procon diz que anúncio estimula fumo entre os jovens e multa empresa

Philip Morris foi multada em R$ 1,1 milhão por propaganda de Marlboro.
Empresa recorreu da decisão, afirma Procon. 

 

Karina Trevizan  

Do G1, em São Paulo
Campanha 'Talvez Marlboro' foi considerada abusiva por ter apelo com o público jovem (Foto: Divulgação/ACT)Campanha 'Talvez Marlboro' foi considerada abusiva por ter apelo com o público jovem (Foto: Divulgação/ACT)
 
 
O Procon de São Paulo informou nesta terça-feira (26) que multou a empresa Philip Morris, fabricante dos cigarros da marca Marlboro em R$ 1,1 milhão pela campanha publicitária "Talvez Marlboro", considerada abusiva pela entidade. 

Procurada pelo G1, a empresa não se manifestou sobre o caso. 

Segundo o Procon, a Philip Morris recorreu da decisão e a entidade aguarda decisão em primeira instância.

Os cartazes da campanha "Talvez Marlboro" traziam imagens de jovens com frases como "talvez vou criar o momento", com um xis vermelho sobre a palavra "talvez". 

Segundo a assessora técnica do Procon Andrea Arantes, as propagandas são voltadas para o público jovem.

"Havia mensagens como 'talvez vou conquistar minha liberdade', 'minha autonomia' etc, e na palavra 'talvez', que era o grande gancho da campanha, havia um xis. 


Quando o consumidor batia o olho, lia 'vou ficar independente'. 

A ideia de independência e autonomia é muito buscada pelos jovens. 

O enfoque [da campanha] era o público jovem", diz Andrea. 

"Diante desse incentivo de consumo de um produto que causa riscos à saúde do consumidor", o Procon decidiu pela autuação.

Segundo o Procon, foi feita uma representação ao Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) em 2013 contra a campanha da empresa, que foi autuada pela entidade após fiscalização. 


Além da multa, foi determinado que os cartazes sejam retirados de circulação. 

"Se agentes verificarem que a campanha continua sendo veiculada, a empresa pode sofrer nova sanção", diz Andrea.

Propagandas de cigarro

Segundo Andrea, "as empresas de cigarro já têm reduzido de forma considerável a publicidade como forma de incentivo ao consumo do cigarro". 


"Acaba sendo algo mais institucional para reforçar a marca, e não incentivar o consumo", diz.

No caso da campanha "Talvez Marlboro", a assessora técnica do Procon afirma que o apelo ao público jovem foi considerado "agravante". 


"Independente de ser ou não para o público jovem, basta a constatação do incentivo ao consumo para a propaganda ser considerada abusiva. 

[Nesse caso], teve o agravante de ser para o público jovem", diz.

Em março, a ONG Aliança de Controle do Tabagismo (ACT) dilvulgou um relatório sobre a campanha "Talvez Marlboro", lançada em 2011 na Alemanha. 


Segundo a ACT, as propagandas associam o fumo com "um estilo de vida jovem, de tomada de riscos, de exploração e de liberdade", com o slogan “Não seja um Talvez. 

Seja Marlboro”.

Especialista que participou da elaboração do relatório divulgado pela ACT, Regina Blessa afirma que "a campanha usa táticas de psicologia, semiótica e propaganda agressivas direcionadas para alcançar os jovens entre 12 e 15 anos".


COMENTÁRIO:

O  Procon deveria multar também todas as empresas que fazem propaganda de bebida alcoólica como a cerveja, responsável por 90% dos acidentes com mortes nas estradas do Brasil, nas emissoras de televisão e outros veículos de comunicação, inclusive proibindo que a mesma seja associada a qualquer tipo de esporte. 

Até porque, todos nós sabemos que qualquer tipo de bebida alcoólica é considerada DROGA LEGALIZADA.


Valter Desiderio Barreto.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...