Philip Morris foi multada em R$ 1,1 milhão por propaganda de Marlboro.
Empresa recorreu da decisão, afirma Procon.
Campanha 'Talvez Marlboro' foi considerada abusiva por ter apelo com o público jovem (Foto: Divulgação/ACT)
Procurada pelo G1, a empresa não se manifestou sobre o caso.
Segundo o Procon, a Philip Morris recorreu da decisão e a entidade aguarda decisão em primeira instância.
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Os cartazes da campanha "Talvez Marlboro" traziam imagens de jovens com
frases como "talvez vou criar o momento", com um xis vermelho sobre a
palavra "talvez". Segundo a assessora técnica do Procon Andrea Arantes, as propagandas são voltadas para o público jovem.
"Havia mensagens como 'talvez vou conquistar minha liberdade', 'minha autonomia' etc, e na palavra 'talvez', que era o grande gancho da campanha, havia um xis.
Quando o consumidor batia o olho, lia 'vou ficar independente'.
A ideia de independência e autonomia é muito buscada pelos jovens.
O enfoque [da campanha] era o público jovem", diz Andrea.
"Diante desse incentivo de consumo de um produto que causa riscos à saúde do consumidor", o Procon decidiu pela autuação.
Segundo o Procon, foi feita uma representação ao Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) em 2013 contra a campanha da empresa, que foi autuada pela entidade após fiscalização.
Além da multa, foi determinado que os cartazes sejam retirados de circulação.
"Se agentes verificarem que a campanha continua sendo veiculada, a empresa pode sofrer nova sanção", diz Andrea.
Propagandas de cigarro
Segundo Andrea, "as empresas de cigarro já têm reduzido de forma considerável a publicidade como forma de incentivo ao consumo do cigarro".
"Acaba sendo algo mais institucional para reforçar a marca, e não incentivar o consumo", diz.
No caso da campanha "Talvez Marlboro", a assessora técnica do Procon afirma que o apelo ao público jovem foi considerado "agravante".
"Independente de ser ou não para o público jovem, basta a constatação do incentivo ao consumo para a propaganda ser considerada abusiva.
[Nesse caso], teve o agravante de ser para o público jovem", diz.
Em março, a ONG Aliança de Controle do Tabagismo (ACT) dilvulgou um relatório sobre a campanha "Talvez Marlboro", lançada em 2011 na Alemanha.
Segundo a ACT, as propagandas associam o fumo com "um estilo de vida jovem, de tomada de riscos, de exploração e de liberdade", com o slogan “Não seja um Talvez.
Seja Marlboro”.
Especialista que participou da elaboração do relatório divulgado pela ACT, Regina Blessa afirma que "a campanha usa táticas de psicologia, semiótica e propaganda agressivas direcionadas para alcançar os jovens entre 12 e 15 anos".
COMENTÁRIO:
O Procon deveria multar também todas as empresas que fazem propaganda de bebida alcoólica como a cerveja, responsável por 90% dos acidentes com mortes nas estradas do Brasil, nas emissoras de televisão e outros veículos de comunicação, inclusive proibindo que a mesma seja associada a qualquer tipo de esporte.
Até porque, todos nós sabemos que qualquer tipo de bebida alcoólica é considerada DROGA LEGALIZADA.
Valter Desiderio Barreto.
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