Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sábado, agosto 16, 2014

Morador do Paraná coleciona fotos de mariposas e borboletas coloridas

Diversidade dos insetos impressiona fotógrafo amador de Prudentópolis.
Jamil Mustapha tem um acervo de cerca de 10 mil fotos de insetos e aves.

Catiana Calixto Do G1 PR
Variedades de borboletas e mariposas chamam a atenção de morador do PR (Foto: Jamil Mustapha/Arquivo Pessoal) Bióloga diz que muitas espécies de mariposas são tão coloridas quanto borboletas (Foto: Jamil Mustapha/Arquivo Pessoal)
 
As cores de algumas espécies de insetos que muitas vezes não são notados no dia-a-dia chamaram a atenção do empresário Jamil Mustapha, que vive em Prudentópolis, na região central do Paraná. 

Usando uma lente específica para ampliar pequenos objetos, ele fotografou mariposas e borboletas coloridas que se destacam em meio ao cenário urbano. “O que me chamou a atenção foi o colorido. 

Achei diferente porque, normalmente, mariposas são marrons, e estas que eu encontrei são coloridas”, contou.

Mustapha começou a fotografar elementos da natureza por hobbie em 2013. 

“Foi ao acaso. Eu sempre estou com a minha máquina fotográfica por perto e sempre que noto algum inseto, ave ou outro elemento da natureza que me chame atenção no meio urbano, eu fotografo”, explicou o empresário ao G1.

O fotógrafo amador disse que a grande diversidade de fauna e de flora que pode ser encontrada na região central do estado é o que mais o motiva a querer registrar essas espécies. 

Entre os tipos de mariposas fotografados por Mustapha está a verde-amarela, olhos de coruja e a cara de palhaço.

“A diversidade de nossa natureza é tão grande que nunca será catalogada na sua totalidade. 

E em relação às mariposas, a diversidade das cores delas passam despercebidas à noite", disse o empresário.

Além das mariposas e borboletas, outros insetos que também chamaram a atenção de Mustapha não escaparam dos cliques da máquina fotográfica.

 "Eu também registrei joaninhas acasalando, uma joaninha cor-de-rosa e outras coisas que normalmente não paramos para observar. 

Tenho um acervo de aproximadamente 10 mil fotografias de aves, insetos, plantas, entre outros", revelou.

Mustapha contou, ainda, que sua paixão em fotografar elementos da natureza começou com o interesse em registrar imagens dos diferentes pássaros que são vistos em Prudentópolis. 

Pelas lentes do fotógrafo amador, já passaram aves dos mais variados tamanhos, espécies e cores, como a saíra-preciosa, o tucano-de-bico-verde e o pica-pau-do-campo.

 Além disso, ele também não deixa de registrar os mais comuns, como sabiás, pombas e quero-quero.

Variedades de borboletas e mariposas chamam a atenção de morador do PR (Foto: Jamil Mustapha/Arquivo Pessoal) 
Cores ajudam os animais a se camuflarem, diz bióloga (Foto: Jamil Mustapha/Arquivo Pessoal)
 
Mariposas coloridas
 
A bióloga e professora na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ivana de Freitas Barbola, explicou que há muitas espécies de mariposas que são tão coloridas quanto algumas borboletas. 


Sendo que a diferença entre mariposas e borboletas está, basicamente, nos hábitos e na estrutura de cada uma das espécies. 

As mariposas têm, na maioria das vezes, hábitos noturnos, enquanto as borboletas têm hábitos diurnos.

Barbola afirma, ainda, que há milhares de espécies de borboletas e mariposas que podem ser encontradas, principalmente, nas regiões central e dos Campos Gerais do Paraná. 

 "Em um estudo, constatamos que somente em algumas cidades da região dos Campos Gerais é possível encontrar mais de 100 espécies de borboletas, incluindo algumas que são até raras", revelou. 

Quanto a um número aproximado de espécies de mariposas que existem na região, a bióloga alegou que não há como informar uma média, já que estudos voltados para o assunto são feitos com menor frequência.

Outras características que diferem mariposas de borboletas estão relacionadas ao corpo: o corpo das mariposas é maior, enquanto o das borboletas é mais fino.

 Também existem diferenças nas asas e nas antenas, por exemplo. 

"Algumas espécies de mariposas têm pequenos espinhos nas asas e quando elas voam e se batem, elas soltam esses espinhos. 

Ao entrar em contato com a pele, esses espinhos podem causar dermatites, coceiras e até hemorragias", explicou Barbola.

Além disso, borboletas, mariposas e outros insetos são vistos com mais frequência durante a noite, dentro de casas, pois são animais que são atraídos pela luz artificial, esclarece a professora.

 O hábito noturno das mariposas e a atração que a espécie sente pela luz explica o porquê elas acabam sendo vistas com mais frequência durante a noite, dentro das casas.

 Barbola também explica que as cores fortes de borboletas e mariposas servem como uma forma desses insetos se camuflarem e despistarem predadores.

Variedades de borboletas e mariposas chamam a atenção de morador do PR (Foto: Jamil Mustapha/Arquivo Pessoal)Estudo apontou que regiões central e dos Campos Gerais do Paraná têm mais de 100 espécies diferentes de borboletas (Foto: Jamil Mustapha/Arquivo Pessoal)

Nenhum comentário:

Turista de SP é assassinado com um tiro em casa de veraneio invadida por criminosos; VÍDEO Dupla de bandidos pulou o muro do imóvel em Itanhaém e, depois de ameaçar a vítima, disparou contra ela. Os criminosos levaram um celular. Por g1 Santos

16/03/2024 13h29.  Ativar som Ativar som Homem é assassinado com um tiro dentro de casa após invasão de criminosos. Um homem, de 52 anos, fo...