Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sábado, agosto 23, 2014

A tecnologia avançada do homem a serviço da medicina

Na noite do primeiro dia deste mês de agosto de 2014, fui acometido de um mal estar partindo do meu peito direito com fortes dores, falta de ar e pressão alta.

Minha esposa imediatamente me levou na emergência do Hospital Municipal de Parauapebas. 

Lá chegando, fui atendido em tempo hábil pela excelente equipe da saúde daquele hospital público municipal, que imediatamente aplicou um composto de medicamentos intravenoso, o que me fez adormecer por um bom período. 

Assim que acordei, já apresentando um quadro de uma aparente melhora, fui mandado de volta para casa com a minha querida e amada esposa Gina Miuki Mikawa Barreto

No dia seguinte, sábado, dia 02, passei o dia bem, sem nenhum problema, mas ao anoitecer, repetiu-se o mesmo mal estar da noite anterior. 

Retornamos imediatamente para aquela unidade hospitalar que me atendera na noite de sexta-feira. 

Ato contínuo, fui atendido pelo médico que me fez algumas perguntas relativa ao mal estar que eu estava sentindo e me encaminhou para a enfermaria onde recebi mais uma dose de medicamento intravenosa. 

Assim que me sentir melhor, me dirigi para casa juntamente com minha esposa.

Na segunda-feira, dia 04, fomos a clínica do Dr. Adilson Santana para marcarmos uma consulta, a recepcionista nos informa que ele só poderia atender no dia 12, pelo fato de sua agenda está lotada e nos indicou outro profissional, e nós, eu e minha esposa, preferimos aguardar para o dia 12. 

Chegado o dia e hora, nos encontramos com o Dr. Adilson que nos atendeu com muita atenção e profissionalismo. 

Após ouvir nosso relato sobre o que aconteceu comigo, ele me solicitou uma série de exames para diagnosticar com precisão, a causa deste incômodo físico que estou passando. 

Finalmente, hoje, sábado, dia 23 de agosto de 2014, concluímos a série de exames solicitado pelo renomado cardiologista Dr. Adilson Santana, cujo currículo acadêmico e profissional, o qualifica como um dos melhores profissionais e mais preparado na sua especialidade no município de Parauapebas e região. 

Se não vejamos:

Graduação em Medicina: 6 anos; especialização (residência): 2 anos; Mestrado: 2 anos; Doutorado na Alemanha: 5 anos; Pós-Doutorado na USP: 4 anos; Docência Livre: 2 anos. 

O Dr. Adilson é professor licenciado da UFPA.

A seguir, incluirei neste texto como complemento, os dois últimos exames que realizei neste sábado, acompanhado de suas devidas explicações sobre a importância que cada um tem para quem for surpreendido com esse mal estar do qual estou sendo vítima. 

Nosso objetivo aqui nos expondo através das imagens do nosso exame ergométrico, é para facilitar a compreensão daquelas pessoas que nunca tiveram semelhante experiência. 





Teste ergométrico em esteira.

Sabemos que o exame do coração leva-o uma situação de expectativa e até mesmo de preocupação em relação aos seus resultados.

Portanto, para aliviar a possível angústia dessa espera, procuremos esclarecer-lhe
alguns aspectos desse exame

O que é o teste Ergométrico?

Teste Ergométrico ou teste de esforço é um eletrocardiograma realizado em exercício.

Nosso equipamento computadorizado permite acompanhar a resposta elétrica do coração em movimento.

O esforço desenvolvido depende fundamentalmente da sua capacidade física, você deve tentar caminhar o mais que puder, parando quando não mais conseguir ou tiver sintomas ruins.

Para que serve o Teste Ergométrico?

Exame que permite avaliar as condições do coração para atividades físicas como, por exemplo, a ginástica. Dá o diagnóstico precoce de hipertensão arterial do tipo hiper-reativo e identifica possível doenças coronarianas, principalmente isquemia relacionada ao esforço.

Esta prova de esforço permitirá a obtenção de informações importantes para o seu médico:

1- Das sensações eventuais de cansaço, dispnéia (falta de ar), batedeira (palpitações), dor torácica e tontura;
2- Da pressão arterial;
3- Do eletrocardiograma;
4- Do ritmo do seu coração;
5- Da capacidade física;

Instruções:

1- Suspensão da medicação segundo concordância do médico que solicitou o exame:

Digital e betabloqueador. (Atenol, Cogard, Divelal, Propanolal, Seloken, Angipress, Selo-Zoken, Angipress, Selo-Zok, Ablok, Inderal) - no mínimo três dias antes.

2- Medicamentos que devem ser mantidos: para diabetes, tireóide, hormônios e antidepressivos.

3- Alimentar-se levemente duas horas antes do exame:
a) Exame no período da manhã: Alimente-se, evitando apenas café, chá-mate e chocolate.

b) Exame no período da tarde: Última refeição deve ser leve e duas horas antes do teste.

c) Exame no período da noite: Não jantar antes do exame, apenas lanchar no final da tarde.

4- No dia do exame trazer ou vir vestido com as seguintes vestimentas:
a) Homem: Tênis ou sapato leve de borracha, agasalho ou bermuda, usadas na prática de esportes e toalha de rosto.

b) Mulher: Tênis ou sapato leve de borracha, toalha de rosto, agasalho ou bermuda, vir de soutien.

5- Evite cigarro no dia do teste.

6- Chegar com 15 minutos de antecedência do horário marcado.

7- Desengorduramento da pele do tórax é importante: procure a gordura da pele escovando-a.

8- Evite passar cremes no seu último banho

9- Evite exercícios antes do teste no dia do exame.

10- Repouso na noite prévia ao teste, evitando excesso de bebidas alcoólicas.

Duração média do Teste Ergométrico:
30 minutos

Tempo estimado para entrega do resultado:

Três dias ou 40 minutos após o termino do exame, quando solicitado pelo médico como urgente.

A correta interpretação dos resultados:

O resultado de qualquer exame, para ser corretamente interpretado, deve ser relacionado com uma série de outros dados que só o seu médico possui. 


Desse modo, qualquer dúvida em relação ao resultado do exame, deve ser solucionada com o médico que o solicitou.

GRAÇAS A DEUS, HOJE CONCLUI A ÚLTIMA ETAPA DA BATERIA DE EXAMES QUE FUI SUBMETIDO A PEDIDO DO MÉDICO CARDIOLOGISTA QUE ESTÁ CUIDANDO DA MINHA SAÚDE, QUE É O PROFESSOR E DOUTOR ADILSON SANTANA.

HOJE REALIZEI O TESTE ERGOMÉTRICO SENDO ACOMPANHADO PELA SIMPÁTICA E GENTIL ESPOSA DO DR. ADILSON SANTANA, A ENFERMEIRA EURICE, ONDE CONSEGUI ATINGIR A MARCA DE 07 MINUTOS DE CAMINHADA SOBRE A ESTEIRA COMO MOSTRAM AS IMAGENS.

EM SEGUIDA ME DIRIGI AO CENTRO DE SAÚDE OCUPACIONAL - CENSO, JUNTAMENTE COM A MINHA ESPOSA GINA MIKAWA BARRETO, INSEPARÁVEL COMPANHEIRA DE TODAS AS HORAS, PARA TIRAR UMA RADIOGRAFIA DO TÓRAX.

AQUI CABE UMA OBSERVAÇÃO: ESSA RADIOGRAFIA DO TÓRAX TIRADA NA CENSO, NOS CUSTARAM A IMPORTÂNCIA DE N$ 80,000 (OITENTA REAIS).

ATÉ AGORA O EXAME MAIS BARATO QUE JÁ REALIZEI ATÉ O MOMENTO.

SÓ QUE EM OUTRA CLÍNICA LOCALIZADA NA RUA 10, O VALOR ULTRAPASSA OS R$ 190,000 (CENTO E NOVENTA REAIS).

INFELIZMENTE EM PARAUAPEBAS EXISTEM MUITOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE QUE VIVEM DE EXPLORAR A DESGRAÇA ALHEIA.

NA PRÓXIMA SEMANA SE DEUS NOS PERMITIR, TEREMOS OS RESULTADOS DE TODOS ESSES EXAMES, E SÓ AÍ TEREMOS O DIAGNÓSTICO DO MEU PROBLEMA DE DOENÇA IDENTIFICADO PELO NOSSO MÉDICO CARDIOLOGISTA, E QUAL O PROCEDIMENTO QUE ELE USARÁ PARA RESTABELECER A MINHA SAÚDE SE SERÁ CIRURGIA OU USO DE MEDICAMENTOS.

CONTINUO NAS MÃOS DE DEUS.

NELE EU TENHO POSTO A MINHA FÉ INCONDICIONAL.

Professor e Doutor Adilson Santana




Primeira vez nesses meus 61 anos de idade que faço este tipo de exame.
























































Esposa do Dr. Adilson Santana, enfermeira Eurice e minha esposa Gina



RADIOGRAFIA DO TORÁX


O Tórax é a parte superior do tronco entre o pescoço e o abdome

A anatomia radiologica do tórax é dividida em três seções: a caixa torácica, o sistema respiratório e o mediastino.

A caixa torácica compreende um esterno (subdividido em manúbrio, corpo e processo xifóide), duas claviculas, duas escapulas, doze pares de vértebras torácicas posteriormente.

Na medicina, uma radiografia de tórax, comumente chamada de raio-x de tórax, é uma radiografia do tórax usada para diagnosticar doenças que afetem o tórax, seu conteúdo e suas estruturas próximas. 

As radiografias de tórax estão entre os filmes diagnósticos mais realizados, sendo úteis no diagnóstico de muitas doenças.
Como todos os métodos de radiografia, a radiografia de tórax emprega radiação ionizante na forma de raios x para gerar imagens do tórax. 

A dose de radiação típica para um adulto em uma radiografia de tórax é de cerca de 0,06 mSv.

Com a radiografia de tórax avalia-se os pulmões, tamanho e contornos do coração, mediastino, pleura, diafragma e os ossos da caixa torácica (costelas, esterno e vértebras).





Nenhum comentário:

Turista de SP é assassinado com um tiro em casa de veraneio invadida por criminosos; VÍDEO Dupla de bandidos pulou o muro do imóvel em Itanhaém e, depois de ameaçar a vítima, disparou contra ela. Os criminosos levaram um celular. Por g1 Santos

16/03/2024 13h29.  Ativar som Ativar som Homem é assassinado com um tiro dentro de casa após invasão de criminosos. Um homem, de 52 anos, fo...