Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

domingo, julho 13, 2014

Seca histórica no rio Tietê muda a paisagem de Salto, em SP

Cachoeira desaparece e surpreende turistas. Estiagem transforma trecho do Tietê em riacho praticamente de esgoto.













A falta de chuva no estado de São Paulo provocou uma seca histórica no rio Tietê - e mudou drasticamente a paisagem de muitas cidades, como Salto, no interior.


A reação dos turistas é de espanto. "Eu vim ver a cachoeira. Realmente, ela não está aqui, viu? Desapareceu", diz Marcio Conrado. 

É difícil acreditar, mas existia uma grande cachoeira que não costumava secar nem no período da estiagem.

 Neste trecho, o rio Tietê já baixou mais de oito metros. Mas é do alto que se tem um impacto melhor da seca no rio. Agora, em vez da água, são as pedras que dominam a paisagem.

O leito do rio em Salto ficou praticamente todo à mostra. Pedras que não eram vistas há mais de 70 anos. Situação bem diferente da registrada no mês de março, quando o rio ainda estava cheio. 

Mas com a estiagem dos últimos meses, o grande Tietê virou um riacho praticamente de esgoto. 
     
"Aqui sobra menos de 10% do volume natural. Os municípios têm uma coleta ineficiente, um
tratamento de esgoto baixíssimo.

E, hoje, a gente tem praticamente esgoto correndo na calha do rio, com o leito do rio praticamente seco", explicou Malu Ribeiro, da SOS Mata Atlântica.
A seca revelou também a sujeira do maior rio paulista. Resíduos de todo o tipo: capacetes, calçados, milhares de garrafas pet. 

Para os moradores, tristeza. 

“Salto é uma cidade turística. 

Agora, além dessa espuma, tem este odor que exala deste material poluente e espanta as pessoas que gostariam de visitar a cidade", comentou o ambientalista Francisco Moschini.



Nenhum comentário:

Turista de SP é assassinado com um tiro em casa de veraneio invadida por criminosos; VÍDEO Dupla de bandidos pulou o muro do imóvel em Itanhaém e, depois de ameaçar a vítima, disparou contra ela. Os criminosos levaram um celular. Por g1 Santos

16/03/2024 13h29.  Ativar som Ativar som Homem é assassinado com um tiro dentro de casa após invasão de criminosos. Um homem, de 52 anos, fo...