Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

terça-feira, julho 08, 2014

Polícia diz que Edinho foi preso por não ter apresentado passaporte


Edson Cholbi do Nascimento, filho de Pelé, foi preso nesta terça-feira (9). 
Acusado respondia pelo crime de lavagem de dinheiro em liberdade.

Anna Gabriela RibeiroDo G1 Santos
Edinho foi preso nesta terça-feira e aguarda transferência (Foto: Carlos Abelha / G1)Edinho foi preso nesta terça-feira e aguarda transferência (Foto: Carlos Abelha / G1)









A não apresentação do passaporte à Justiça causou a prisão de Edson Cholbi do Nascimento, o Edinho, ex-goleiro do Santos e filho de Pelé, na manhã desta terça-feira (8), em Santos, no litoral de São Paulo. 
Há pouco mais de um mês, Edinho foi condenado a 33 anos de prisão por crime de lavagem de dinheiro e associação ao tráfico de drogas. 
O acusado respondia ao processo em liberdade, porém, um mandado de prisão foi expedido pelo Ministério Público e cumprido pela Polícia Civil.
O delegado Luiz Henrique Artacho, da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) em Santos, explica a decisão vinda do judiciário do Ministério Público da comarca de Praia Grande. “Não existe a prática específica de um crime. 
O que consta no mandado é um problema com o passaporte dele. 
A gente não sabe especificamente o motivo. 
Consta que, por não apresentar este documento, esse caráter de recorrer em liberdade teria sido revogado. 
Ele já foi condenado por associação ao tráfico de drogas. 
Ele tinha o direito de recorrer em liberdade e essa revogação houve em virtude desse problema com o passaporte”, explica Artacho.
Delegado da DIG em Santos comentou o caso  (Foto: Anna Gabriela Ribeiro / G1)Delegado da DIG em Santos comentou o caso
(Foto: Anna Gabriela Ribeiro / G1)
O delegado afirma que a Justiça ainda pode determinar, nos próximos dias, se Edinho voltará a responder o processo em liberdade. “No momento da prisão, não houve qualquer tipo de reação. 
Simplesmente se entregou e resolveu cumprir com a sua parte, para até tornar as coisas mais fáceis. 
Ele foi levado à cadeia anexa ao 5º Distrito Policial, em Santos, e agora compete à Justiça. 
Se a Justiça entender que isso é descabível, pode revogar o mandado de prisão a qualquer momento”, finaliza.

Outros quatro condenados
Além do filho de Pelé, Clóvis Ribeiro, o "Nai"; Maurício Louzada Ghelardi, o "Soldado"; Nicolau Aun Júnior, o "Véio"; e Ronaldo Duarte Barsotti, o "Naldinho", foram condenados pelo mesmo crime.
De acordo com as investigações, "Naldinho" era o líder da organização criminosa, que mantinha sua base em Santos e possuía ligação com o Comando Vermelho, no Rio de Janeiro. 
Além dos réus condenados, outras pessoas integram o grupo, descoberto pelo Departamento Estadual de Investigações sobre Narcóticos (Denarc) por meio da Operação Indra, em 2005.
G1 entrou em contato com o advogado de Edinho, mas, até o fechamento desta reportagem, não obteve retorno.
O caso

O ex-goleiro já havia sido preso em junho de 2005, em Santos, acusado de ter ligações com "Naldinho", que é apontado pela polícia como um dos principais traficantes da região. 
Na ocasião, o filho de Pelé negou as acusações e declarou ser apenas dependente de drogas.
Em 17 de dezembro de 2005, Edinho foi solto ao obter um habeas corpus no Superior Tribunal Federal (STF). 
Porém, em fevereiro de 2006, o Ministério Público denunciou o ex-goleiro por lavagem de dinheiro, o que resultou em uma nova prisão, 47 dias após ter conseguido a liberdade provisória. 
Depois disso, a Justiça vinha negando com frequência os pedidos de liberdade feitos pela defesa do filho de Pelé.
No dia 21 de dezembro de 2006, a ministra do STF Ellen Gracie havia negado pedido de habeas corpus feito pela defesa do ex-jogador, mas, uma semana depois, os advogados de Edinho pediram reconsideração da decisão. 
O ex-goleiro saiu da Penitenciária de Tremembé no dia seguinte

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...