Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

domingo, julho 13, 2014

Casais se dividem entre casamento formal e união estável; veja diferença

Morte de um dos companheiros gera a principal diferença jurídica.
União estável pode evitar aborrecimentos.























Casar ou morar junto? 

Antes de tomar a decisão é preciso levar em consideração uma questão pouco romântica: regularizar a união estável. 

Ela pode evitar muitos aborrecimentos em uma eventual separação.

Ninguém casa pensando em separar, nem se une a outra pessoa contando com a morte dela. 

Entretanto, é justamente quando um dos companheiros morre que surge a principal diferença jurídica entre casamento e união estável.

O Jornal Hoje mostrou a diferença entre o casamento e a união estável quando um dos cônjuges morre, com o mesmo regime de divisão de bens: a comunhão parcial.

- No casamento, metade dos bens adquiridos depois do matrimônio vai para a esposa e a outra metade para os filhos.

 Os bens que obtidos antes do casamento, a herança, também são divididos entre mãe e filhos.

- Na união estável, a companheira também recebe a metade dos bens adquiridos depois do casamento, mas não tem direito à herança.

“Dependendo de quanto significa esses bens durante e de quanto significa esses bens antes do casamento, a diferença pode ser muito alta entre ser casado ou viver uma união estável”, explica o advogado Denis Ferraz.

Até que a lei não garanta os mesmos direitos aos casais em união estável, a saída pode ser colocar todas as decisões no papel, na forma de testamento.

 “Qualquer pessoa pode lavrar um testamento, manifestação de vontade: com quem vai ficar meu patrimônio”, completa o advogado.


Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...