Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

segunda-feira, junho 23, 2014

Sistema de videomonitoramento colabora para combate à criminalidade em Parauapebas




Acidentes de trânsito com vítimas, identificação de criminosos e tentativas de homicídio são algumas das 89 imagens flagradas pelas câmeras do sistema de videomonitoramento eletrônico entre os meses de março e maio deste ano. 

Com essa ferramenta apoiando o trabalho dos órgãos de segurança da cidade, o combate à criminalidade foi reforçado, de acordo com a Polícia Militar.

Para apresentar melhor os resultados da implantação do sistema de videomonitoramento eletrônico, que completou um ano no dia 19 de junho, a Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi) realizou um café da manhã com diversas autoridades nesta segunda-feira (23), no quartel de Polícia Militar, onde funciona a Central de Controle de Operações (CCO), responsável por monitorar todas as imagens capturadas e acionar os órgãos de segurança.

Durante a cerimônia, o titular da Semsi, Hipólito Gomes, elencou as conquistas do governo na área de segurança pública, destacando a realização do concurso público para a guarda municipal, a aprovação de lei de trânsito e transporte, a reestruturação do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT), assim como a realização de diversas obras para melhorar a mobilidade urbana da cidade.

O prefeito Valmir Mariano destacou que, apesar de não ser uma responsabilidade direta da gestão pública municipal, seu governo tem se empenhado em trabalhar para dar mais segurança à população, gerando mais qualidade de vida para os moradores de Parauapebas. “O que tiver de melhor em tecnologia vamos adquirir para garantir mais segurança para nosso povo”, destacou o prefeito, informando que pretende continuar investindo muito no setor.

Uma novidade anunciada pelo comandante da Polícia Militar, tenente-coronel Sandro Augusto de Sales Queiroz, durante a cerimônia, foi a implantação do fone 190, que deve ocorrer dentro de dois meses. 

Atualmente, as ligações telefônicas originadas na cidade para esse número são direcionadas para uma central localizada em Marabá, realidade que vai mudar e contribuir para que os atendimentos sejam realizados com mais celeridade.

Sistema de videomonitoramento

Ao longo desses 12 meses, os cidadãos de Parauapebas puderam contar com esse apoio tecnológico que auxiliou para maior agilidade no atendimento de vítimas de acidentes de trânsito, apreensão de veículos roubados, prisão de suspeitos, entre outros benefícios. 

As imagens capturadas pelas 95 câmeras instaladas nas principais vias da cidade são monitoradas 24 horas por uma equipe técnica que atua na CCO. 

O espaço de 100 m² conta com dois equipamentos de armazenamento de dados (storage), um servidor, seis monitores de 21 polegadas e três telas de 47 para situações de atenção.

Todas as câmeras são alimentadas via Power Over Ethernet e o sistema funciona em uma rede de fibra óptica de 60 km instalada para o projeto, através de tecnologia Gigabit Óptica Passiva (GPON). 

No total, o sistema custou R$ 4,7 milhões.

O sistema está integrado a um projeto de inclusão social, que destinou uma quantidade de vagas para pessoas com deficiência atuarem na equipe técnica. 

Os operadores monitoram, em tempo real, as imagens das câmeras que, graças a inteligências integradas, disparam certos alarmes, chamando a atenção dos monitores para situações específicas. 

Além de acompanhar os cenários monitorados, os profissionais remotos ainda conseguem operar as câmeras à distância, aproximando zoom ou movendo-a, por exemplo.

















Texto: Karine Gomes / Amparo Borges
Fotos: Anderson Souza


Prefeitura Municipal de Parauapebas | Assessoria de Comunicação Social
Núcleo de Imprensa | imprensa@parauapebas.pa.gov.br
(94) 3356-0531 / 3346-1005 - Ramal 2079  | (94) 8807-7734

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...