Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quarta-feira, junho 18, 2014

Mexicano suspeito de tráfico ficará preso até STF decidir sobre extradição



José Diaz Barajas foi detido na segunda-feira (16) no Galeão, no Rio.
Ele e a família pretendiam ver o jogo entre Brasil e México, em Fortaleza.

 

Natalia Godoy Do G1, em Brasília
 



O mexicano José Diaz Barajas, procurado pela DEA (a agência norte-americana de combate às drogas), foi preso pela Polícia Federal no Rio de Janeiro (Foto: Reprodução) 
O mexicano José Diaz Barajas era procurado pela DEA (agência norte-americana de combate às drogas) (Foto: Reprodução)
Detido no Aeroporto Antônio Carlos Jobim (Galeão), no Rio, a caminho de Fortaleza, o suspeito de tráfico de drogas mexicano José Diaz Barajas, incluído na lista vermelha da Interpol, permanecerá preso no Brasil enquanto durar a análise de um eventual pedido de extradição dele para os Estados Unidos, informou nesta terça-feira (17) a Polícia Federal (PF). 

O estrangeiro foi transferido para o Presídio Ary Franco, na Zona Norte da capital fluminense.

Um dos traficantes de drogas sintéticas mais procurados dos EUA e do México, Barajas foi detido pela PF na segunda-feira (16), ao tentar embarcar com a mulher e dois filhos para a capital cearense. 

Ele teria vindo ao Brasil para uma viagem de turismo com a família. 

O mexicano estava com ingressos da Copa do Mundo para o jogo desta terça-feira entre Brasil e México, às 16h, na Arena Castelão.

De acordo com a Polícia Federal, Barajas era procurado há alguns meses pela DEA (agência norte-americana de combate às drogas). 

Ele nunca havia sido preso.

A PF relatou que o traficante cruzou de carro, na última terça (10), a fronteira da Argentina com o Brasil, pelo município de Foz do Iguaçu (PR). 

De lá, seguiu de avião até o Rio de Janeiro.

saiba mais
Coordenador-geral de Cooperação Internacional da PF, o delegado Luiz Cravo Dorea explicou que caberá ao ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), relator do processo na Corte, analisar o eventual pedido de extradição do mexicano para os Estados Unidos.

O governo americano, informou a PF, tem até 90 dias para encaminhar ao Ministério da Justiça brasileiro o pedido de extradição de Barajas. 

Caberá, então, à pasta repassar a solicitação ao Supremo. 

Se os EUA não formalizarem o pedido dentro do prazo, o traficante será liberado.

Estrangeiros barrados

Durante coletiva de imprensa em Brasília, o delegado da PF Luiz Cravo Dorea informou que, desde que começou a Copa do Mundo, 15 estrangeiros foram impedidos de entrar no país. 


Segundo a PF, os motivos que levaram às proibições de ingresso no Brasil são de caráter administrativo. 

A corporação não explicou quais foram os problemas identificados.

Dos 15 estrangeiros barrados, são nove argentinos, dois norte-americanos, dois angolanos e dois nigerianos.  

A PF afirmou que, durante o Mundial da Fifa, tem atendido diariamente cerca de cem solicitações de pedidos de informações sobre estrangeiros.

Durante coletiva em Brasília, a PF mostrou que a prisão do suspeito de tráfico já está atualizada na lista vermelha da Interpol (Foto: Vianey Bentes / G1)Durante coletiva em Brasília, PF mostrou que a prisão do suspeito de tráfico de drogas já está atualizada na lista vermelha da Interpol, a polícia internacional (Foto: Vianey Bentes/G1)
 

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...