Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quarta-feira, maio 28, 2014

Síntese: Matas Ciliares em Parauapebas

MATA CILIAR

A destruição das matas ciliares não implicam apenas na preservação dos animais, no meio urbano a saúde humana, principalmente e a sustentabilidade do meio é a principal afetada. 
 
Matas Ciliares são florestas, ou outros tipos de cobertura vegetal nativa, que ficam às margens de rios, igarapés, lagos, olhos d´água e represas. 
 
O novo Código Florestal as denominam de “áreas de preservação permanente – APP”. 

Há dias percebe-se que as riquezas ambientais do município estão indo de água a baixo, principalmente quando se fala de percursos de nascentes e matas ciliares, nossos recursos estão sendo aterrados para fins de novos loteamentos (econômicos) assim pondo fim a vida fluvial e aumentando a insegurança nas margens dos riachos. 
 
Nossas pequenas riquezas irão se transformar em lagos pois não terão para onde escoar, secando. 
 
Em outro caso aumentam os índice de enchentes, a não preservação dessa coberturas levam ao desequilíbrio ecológico.

As matas ciliares da região estão se acabando, melhor, estão sendo destruídas e a fiscalização ambiental não ver ou não fazem caso por isso. 
 
Estamos perdendo nossos rios, córregos e nascentes em nome do desenvolvimento, estão fazendo vista grossa para tais problemas, nossa região é muito rica em relação a isso (ambiente natural) e sempre sofrem sérios problemas por falta de cuidados, como enchentes. 
 
O fato que leva a esse acontecimento é a destruição da matas ciliares e falta de preservação das mesmas.

Ao se tratar de enchentes a mata ciliar funciona como uma proteção natural contra o assoreamento (junção de areia trazida pela água da chuva) dos cursos de água do rio. 
 
Com o tempo, o fundo dos rios se eleva e a sua capacidade de escoamento fica reduzida. 
 
Nas áreas urbanas o assoreamento faz com que, ano após ano, os rios fiquem cada vez mais rasos no período da seca. 
 
No período das chuvas, uma intensificação e concentração das mesmas em um curto espaço de tempo provocam transbordamentos, as famosas alagações.

O nome “mata ciliar” vem do fato de serem tão importantes para a proteção de rios e lagos como são os cílios para nossos olhos, é um conceito pouco conhecido, é o que parece. 
 
É necessário que acordemos a esse fato, pois é visível a perda da riqueza, que felizmente somos bem providos.
 
 
Jorge Clésio, Acadêmico de Engenharia de Produção
 
 
Fonte: Blog do Alderi

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...